(Foto: Divulgação/MUBI)
Bugonia e Morra, Amor abrem a porta para debates que vão além da bilheteria e ajudam a moldar o tom da corrida pelo prêmio
A última semana de novembro traz mais do que estreias aguardadas nos cinemas. Bugonia e Morra, Amor chegam ao circuito exibindo duas das atuações mais comentadas do ano: Emma Stone e Jennifer Lawrence, ambas vencedoras do Oscar de Melhor Atriz. Em um momento em que o calendário começa a afunilar e os estúdios posicionam seus títulos rumo à temporada de prêmios, o lançamento simultâneo dos filmes pode representar o ponto de partida para a disputa mais acirrada da categoria. A lista final de indicados será anunciada em 22 de janeiro e a cerimônia está marcada para 15 de março de 2026.
Emma Stone chega embalada por Bugonia, comédia sombria que já circula entre críticos e especialistas como uma das performances mais ousadas de sua carreira recente. A atriz aposta em uma personagem de presença intensa, com arquétipo deslocado entre poder corporativo e elementos bizarros de ficção conspiratória. O filme é tratado como candidato forte em categorias de roteiro e direção, mas a atuação de Stone deve ser o principal motor da campanha de premiação. Ela venceu o Oscar de Melhor Atriz por La La Land (2016) Pobres Criaturas (2023).
Jennifer Lawrence, por sua vez, surge em Morra, Amor com uma entrega emocional mais visceral, mergulhando em temas maternos de forma crua e alinhada a um drama psicológico intenso. A atriz sustenta o filme com protagonismo absoluto e transforma a narrativa em um estudo de personagem. Desde a apresentação em festivais, a performance é tratada como uma das interpretações mais impactantes do ano e pode colocar Lawrence de volta à principal disputa da Academia depois de um período afastado do circuito mais autoral. Ela venceu o Oscar de Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida (2012).
Com duas produções que dialogam com temas sociais, inovação narrativa e estrelas consolidadas no centro das campanhas, o dia 27 funciona como uma vitrine antecipada da temporada do Oscar. A própria dinâmica entre filmes de gênero e dramas intimistas vem se tornando uma marca da corrida recente, criando espaço para campanhas paralelas com públicos distintos e força crítica semelhante.
Se a temporada de premiações costuma ser definida ao longo de semanas de campanha e buzz, o início dessa trajetória pode estar diante do público agora nos cinemas. Bugonia e Morra, Amor abrem a porta para debates que vão além da bilheteria e ajudam a moldar o tom da corrida pelo Oscar 2026.
Bugonia alcançou 87% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Morra, Amor, por sua vez, ficou com uma nota menor: 73% no site especializado. Assista abaixo ao trailer do filme com Jennifer Lawrence:
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?