Foto: Divulgação/Netflix
Streamings narram crimes que nem parecem reais
A semana de Halloween está começando, e para quem quiser dar uma aquecida no clima assustador com documentários sobre crimes reais, os catálogos das plataformas de streaming guardam verdadeiras pérolas.
De assassinato coletivo a assassinos em série, esses crimes são tão macabros que parecem até terem saído de um roteiro de filme; é difícil imaginar seres humanos capazes de cometê-los. Então, para quem tiver estômago, aqui vai uma lista de cinco ótimos documentários de true crime:
Com apenas três episódios, essa minissérie documental conta a história de John Wayne Gacy, um dos assassinos em série mais infames dos Estados Unidos, que ficou conhecido como O Palhaço Assassino. Entre as décadas de 1970 e 1980, Gacy matou 33 jovens de forma brutal em Chicago enquanto, na frente da sociedade, fazia eventos beneficentes fantasiado de palhaço. Os crimes incluíam estupro e tortura, e a maioria dos corpos das vítimas foi escondida embaixo de seu porão.
Um crime que chocou os Estados Unidos recentemente é contado neste documentário do Prime Video. Em 2022, quatro estudantes da Universidade de Idaho foram mortos, a facadas, dentro da própria casa enquanto dormiam. A investigação foi bastante intensa, já que a casa estava sem sinais de arrombamento e não havia nenhum suspeito, o que assombrou a comunidade universitária até o assassino ser finalmente identificado.
Essa minissérie documental de apenas dois episódios da HBO Max conta como uma empresa funerária enganou famílias e tratou corpos de forma perturbadora. A polícia descobriu quase 200 cadáveres em decomposição dentro da empresa, que prometia uma cremação ecológica, cobrava das famílias, e não realizava o serviço. Famílias recebiam cinzas falsas enquanto seus entes queridos eram “guardados” de forma insalubre.
Em mais uma minissérie de três episódios, a Netflix mergulha nos crimes chocantes de Jeffrey Dahmer, um dos assassinos em série mais notórios da história dos Estados Unidos, conhecido como o Canibal de Milwaukee. Entre 1978 e 1991, Dahmer assassinou 17 homens e adolescentes, sendo a maioria negros e homossexuais, em sua própria casa. E não foi só isso: ele também cometeu atos de necrofilia, desmembramento e canibalismo. Em entrevistas, ele mesmo revelou o que o motivava a cometer os crimes.
Este documentário do Prime Video expõe um horror que a cidade de Tuam, na Irlanda, viveu ao longo do século 20, quando mulheres jovens e adolescentes eram internadas à força em instituições católicas ao engravidarem antes do casamento —e essa nem é a pior parte. Foram descobertos restos mortais de cerca de 800 crianças, que morriam por negligência das próprias freiras que administravam os locais ao serem separadas das mães logo ao nascer.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?