Foto: Reprodução/Netflix
Essas histórias são tão indigestas quanto a série da Netflix
A terceira temporada de Monstro, que conta a história de Ed Gein, chegou à Netflix na última sexta-feira (3) e já assumiu o posto de série mais assistida da plataforma de streaming.
A produção, que também já contou as histórias de Jeffrey Dahmer e dos irmãos Menendez, desta vez mergulhou em um caso ainda mais monstruoso; além de assassino, Gein também violava túmulos para produzir tanto utensílios para sua casa, quanto máscaras e até roupas com restos humanos.
O criminoso, interpretado brilhantemente por Charlie Hunnam, foi considerado mentalmente insano e passou o resto da vida em hospitais psiquiátricos; a série da Netflix é tão indigesta quanto a história real, que já inspirou outras produções. Veja, a seguir, uma lista de filmes igualmente monstruosos.
Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme Psicose é uma das produções cinematográficas inspiradas na história de Ed Gein, que ficou conhecido como “o açougueiro de Plainfield”. O personagem principal, Norman Bates (Anthony Perkins), nasceu da obsessão que Ed tinha pela própria mãe, uma mulher rígida e religiosa. No filme, o assassino chega até a incorporar a própria mãe quando comete o assassinato de Marion Crane (Janet Leigh) em uma das cenas mais icônicas da história do cinema.
Mais um título clássico inspirado na história de Ed Gein, O Silêncio dos Inocentes conta a história do Buffalo Bill (Ted Levin), um assassino em série que tinha o objetivo macabro de criar uma “roupa feminina” feita a partir da pele de suas vítimas. Ele é perseguido por Clarice Starling (Jodie Foster), uma agente do FBI em treinamento, que conta com a “ajuda” de Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um outro assassino em série e canibal, que está preso.
Também é baseado no caso de Ed Gein, O Massacre da Serra Elétrica gira em torno dos crimes de Leatherface (Gunnar Hansen), que usava máscaras feitas com a pele de suas vítimas depois de atacá-las com uma motosserra. Na produção, as coisas são ainda mais macabras: a família inteira do assassino em série é canibal, assim como ele. Em 2022, o longa ganhou uma sequência chamada O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Letherface.
Esse é o filme que mais se parece com a história real de Ed Gein. Confissões de um Necrófilo narra a vida de Ezra Cobb (Roberts Blossom), um fazendeiro solitário e mentalmente perturbado que passa a vida cuidando de sua mãe extremamente religiosa e controladora. Após a morte dela, Ezra entra em estado de negação, desenterra o corpo da mãe e o mantém em casa como sua única companhia. Com o tempo, ele começa a roubar corpos de outras mulheres para reconstruir o corpo de sua mãe com restos humanos.
Único filme da lista que não é diretamente inspirado na vida de Ed Gein, A Casa Que Jack Construiu é sobre o assassino em série, Jack (Matt Dillon), que vê seus crimes como obra de arte. Os assassinatos, no entanto, são mais profundos: ele congela os corpos de suas vítimas —homens, mulheres e crianças— e os usa para construir uma casa feita com os restos humanos.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?