Foto: Reprodução/Instagram
Presidente dos Estados Unidos afirmou que irá criar uma tarifa de 100% para produções estrangeiras
Na última segunda-feira (29), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que irá criar uma tarifa de 100% em cima de qualquer filme estrangeiro ou que seja produzido fora do país.
Para justificar a decisão, o político afirmou que isso “salvaria Hollywood”, que estaria morrendo aos poucos por culpa de incentivos financeiros oferecidos por outros países para atrair filmagens; ele ainda alegou que produções estrangeiras também podem se tornar uma “ameaça à segurança nacional”.
A taxa ainda não tem data para entrar em vigor, tampouco foi esclarecido como essa taxa será aplicada, quem vai pagar e se a taxa se aplica apenas a novas produções. No entanto, existe a possibilidade de filmes norte-americanos gravados fora do país pagarem a tarifa. Enquanto isso, a Tangerina fez uma lista de filmes que podem ser taxados pelo governo Trump e que valem a pena ser assistidos.
Grande clássico do cinema francês bastante citado na série De Volta aos 15 (2022), da Netflix, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi gravado em vários cenários de Paris que viraram até pontos turísticos. O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma jovem do interior da França que se muda para a capital e começa a trabalhar em um café. Dentro de seu apartamento, ela encontra uma caixinha de recordações e decide mudar o rumo de sua vida. O título está disponível para ser alugado no Prime Video, por R$ 11,90.
Filme dirigido pelo renomado diretor espanhol Pedro Almodóvar, Tudo Sobre Minha mãe se passa quase inteiramente em Barcelona, na Espanha. O enredo gira em torno de Manuela (Cecilia Roth), uma enfermeira e mãe solteira que perde o filho adolescente, Esteban (Eloy Azorín), em um acidente, e explora temas como maternidade, identidade de gênero, amizade, solidariedade feminina, perda e renascimento. O título ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2000 e está disponível para assinantes do Prime Video.
Vencedor de três Oscars, o primeiro filme da franquia Avatar dividiu as gravações entre Estados Unidos e Nova Zelândia, assim como a sequência lançada em 2022. Os planos para os próximos filmes são os mesmos. Avatar é uma franquia de filmes que misturam aventura, romance e crítica ambiental. O terceiro filme estreia nos cinemas em dezembro deste ano; os dois primeiros estão disponíveis no catálogo do Disney+.
Gravado inteiramente no México, o clássico Frida, vencedor de dois Oscars e estrelado por Salma Hayek, é uma biografia sobre a vida intensa da pintora mexicana Frida Kahlo, narrando desde sua juventude até sua ascensão como artista reconhecida em todo o mundo. O filme está disponível no Paramount+ e Mercado Play.
Vencedor da categoria Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025, Ainda Estou aqui é uma produção inteiramente brasileira. Estrelado por Fernanda Torres, o filme acompanha a história real de Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva (Selton Mello), morto durante a Ditadura Militar no início dos anos 1970. A partir de então, ela luta para que a morte do marido seja oficialmente reconhecida. O título está disponível no Globoplay.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?