Divulgação/Sony Pictures
O astro do humor não conseguiu emplacar com os especialistas do cinema; entenda
Adam Sandler é há décadas uma referência dentro da comédia. E, mesmo assim, o astro não consegue emplacar com os críticos. Os especialistas do cinema pegam pesado com o comediante e classificam seus filmes humorísticos com critérios mais ríspidos. No entanto, o ator de 57 anos parece ter encontrado sucesso no gênero dramático.
Apesar de ser queridinho do público, Adam Sandler não foi capaz de contornar a opinião dos especialistas durante os anos. No Rotten Tomatoes, site que compila resenhas de críticos, o ator tem uma reputação fracassada. No papel de protagonista em uma comédia, ele conseguiu superar a marca de 50% apenas duas vezes –Um Maluco no Golfe (1996) e Tá Rindo Do Quê? (2009).
Sendo assim, suas principais comédias têm pontuações horrendas no Rotten Tomatoes. Gente Grande (2010) e sua continuação somadas não passam de 20%. Nem Jennifer Aniston e Esposa de Mentirinha (2011) conseguiram convencer os críticos; o filme alcançou a pontuação de 19% no site focado nos especialistas do cinema.
No outro lado do espectro, Adam Sandler teve mais sucesso. Em papéis dramáticos, o comediante atingiu pontuações mais altas no site especializado em críticas. Embriagado de Amor (2002) tem 79%, enquanto seus filmes mais recentes –Joias Brutas (2019) e Arremessando Alto (2022)– superaram os 90%.
O astro do humor tem uma marca registrada no gênero. Os filmes nos quais é protagonista caem em um mesmo padrão de um ritmo “Sessão da Tarde”. As tramas são fáceis de entender e entreter, mas não são necessárias nem agregam a um debate social –o que pode impactar a opinião dos críticos.
Sandler, então, fica preso nessa contradição. O ator emplaca com o público, que muitas vezes vai ao cinema em busca de um escape, mas não tem sucesso com os especialistas. Os críticos podem até classificar seus filmes como medíocres, e mesmo assim, essas tramas ainda são consideradas clássicas entre a audiência.
Sua empreitada mais recente –O Astronauta (2024)– apostou em seu talento no drama, mas não atingiu o resultado esperado. O filme da Netflix tem 50% no Rotten Tomatoes. Inclusive, Arremessando Alto e Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá! (2023) foram os únicos projetos de sucesso de Sandler na plataforma de streaming.
Zerando a Vida (2016), Sandy Wexler (2017), Mistério no Mediterrâneo (2019), Mistério em Paris (2023) e The Ridiculous 6 (2015) foram um verdadeiro fracasso entre os críticos e o próprio público. Inclusive, o último filme tem a marca de 0% no Rotten Tomatoes. Você concorda com os especialistas?
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?