Apollo 13: Câmera vomitou em Kevin Bacon durante voo - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Kevin Bacon em Apollo 13

Divulgação/Universal Pictures

QUE SITUAÇÃO!

Apollo 13: Cameraman vomitou em Kevin Bacon durante simulação espacial

As filmagens em voos que simulavam a gravidade zero no espaço foram traumáticas para o elenco do longa indicado a nove Oscars

Luciano Guaraldo

Lançado em 1995, o filme Apollo 13 marcou época pela ótima simulação de como era a rotina dos astronautas da missão. Mas Kevin Bacon não tem as melhores recordações dos voos feitos pela equipe para gravar as cenas em que todos flutuavam no espaço. É que um dos operadores de câmera passou mal e vomitou bem em cima dele!

Em uma conversa com a Entertainment Weekly em que revisitou seus papéis mais marcantes, Kevin Bacon abriu o jogo sobre a lembrança nada agradável. “Um dos câmeras vomitou em mim! E a parte mais interessante de vomitar quando se está em zero gravidade é que ele fica flutuando durante um tempo. Ele flutua ali, e não há nada que você possa fazer além de se preparar para o impacto.”

O ator contou que as filmagens das cenas eram feitas em um avião especial que simula a falta de gravidade no espaço. Ele sobe em altitude e depois cai em alta velocidade, fazendo tudo flutuar durante algum tempo. “Fazíamos umas 40 parábolas pela manhã, almoçávamos e depois fazíamos mais 40 à tarde”, explicou ele, que apelidou a aeronave de Cometa do Vômito.

Ele não chegou a passar mal porque tomava remédios antináusea que a Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) providenciou para a equipe. Já os atores Bill Paxton e Tom Hanks evitaram os comprimidos e chegaram a ficar esverdeados, mas não vomitaram. A equipe não teve a mesma sorte.

Para piorar a situação, Kevin Bacon contou que o almoço oferecido à equipe não era dos mais adequados. “Era um festival de comida mexicana, com burritos e chili con carne, muita comida apimentada. E eu só falava: ‘Pessoal, vamos pegar leve com a comida?’. Eu não queria ficar com ela na minha roupa durante a tarde toda”, desabafou.

Os atores também passaram por uma espécie de escola de astronautas, em que aprenderam a função de cada botão no painel de controle. “Eu não entendi nada, mas acho que Tom Hanks de fato pode fazer um voo para o espaço sideral. Ele estava muito interessado naquilo tudo”, contou.

Muito elogiado pela crítica, Apollo 13 foi indicado a nove Oscars em 1996, inclusive melhor filme. A produção dirigida por Ron Howard levou duas estatuetas: edição e som.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal