(Foto: Divulgação/Disney)
Com cerca de 150 críticas publicadas até o momento, Fogo e Cinzas consolida uma tendência de queda na recepção crítica da saga
Avatar: Fogo e Cinzas chega aos cinemas nesta quinta-feira (18), como o capítulo mais mal avaliado de toda a franquia criada por James Cameron. O terceiro filme da saga estreia com 70% de aprovação no Rotten Tomatoes, número inferior ao dos dois longas anteriores ambientados em Pandora e que indica uma recepção mais fria por parte da crítica.
Apesar de ainda manter o selo de aprovação no agregador, Fogo e Cinzas fica abaixo de Avatar: O Caminho da Água, que alcançou 76% de aprovação em 2022. Já o filme original de 2009 segue como o mais bem avaliado da franquia, com 81% entre os críticos e forte respaldo também do público.
Com cerca de 150 críticas publicadas até o momento, Avatar 3 consolida uma tendência de queda na recepção crítica da saga. A avaliação sugere que, mesmo com o alto nível técnico, o novo capítulo enfrenta críticas mais diretas à estrutura narrativa e à repetição de elementos já vistos nos filmes anteriores.
Varang (Oona Chaplin) em Avatar: Fogo e Cinzas
(Foto: Divulgação/Disney)
O consenso da crítica destaca que Fogo e Cinzas continua na vanguarda dos efeitos visuais e da tecnologia cinematográfica, mas repete batidas narrativas da franquia de forma menos impactante. Ainda assim, o espetáculo visual e a grandiosidade das cenas seguem como os principais pontos positivos do longa.
Na história, James Cameron leva o público de volta a Pandora para acompanhar Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldaña) e a família Sully em uma nova fase do conflito, ampliando o universo dos Na’vi e explorando regiões inéditas do planeta.
Mesmo estreando com a pior nota da franquia até agora, Avatar: Fogo e Cinzas chega cercado de expectativa nas bilheterias. A recepção inicial, no entanto, mostra que o terceiro capítulo enfrenta o maior desafio crítico da saga desde seu início, às vésperas de sua estreia oficial nos cinemas.
Assista abaixo ao trailer de Avatar 3:
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?