Divulgação/20th Century Studio
James Cameron filmou as duas continuações de Avatar (2009) em sequência; terceiro longa está praticamente finalizado
Avatar: O Caminho da Água (2022) estreou nos cinemas há poucos dias, mas sua continuação já está filmada. Criador da franquia, James Cameron (Titanic) optou por filmar Avatar 3 em sequência para evitar o que ele descreveu como “efeito Stranger Things“.
Para o cineasta, o problema de trabalhar em uma franquia que leva anos para lançar um novo capítulo é o envelhecimento de seu elenco juvenil. Na época em que foram escalados para O Caminho da Água, Trinity Jo-Li Bliss (Tuk) e Jack Champion (Spider) tinham respectivamente 7 e 12 anos. Agora, a dupla envelheceu e está com 13 e 18.
Segundo Cameron, Champion estava “crescendo rápido como uma erva” na época dos trabalhos de O Caminho da Água. Por causa disso, ele viu a necessidade de filmar de uma só vez o segundo e o terceiro filme inteiros, além da primeira parte do quarto longa.
“Caso contrário, você consegue –e eu amo Stranger Things– mas você consegue o efeito Stranger Things, onde eles deveriam estar ainda no ensino médio, mas eles parecem ter 27 anos. Você sabe, eu amo a série. Tudo bem, vamos suspender a descrença. Nós gostamos dos personagens, mas, isso existe”, contou o diretor à revista Entertainment Weekly.
Em Avatar 2, Sam Worthington e Zoe Saldana reprisam seus papéis como Jake Sully e Neytiri, e agora são pais de quatro filhos que devem lutar para proteger sua casa quando os humanos retornam à Pandora. Embora filmar três filmes ao mesmo tempo pareça assustador, Zoe disse que valeu a pena a experiência.
“Fizemos leituras, discutimos extensivamente onde estávamos, definimos as batidas que distinguiam [Avatar] 2 do 3. Então, de onde eu estava, nunca senti que fosse desconfortável ou algo assim, mas isso tem a ver com a quantidade de tempo que levamos para nos prepararmos para isso.”
Em O Caminho da Água, a audiência conheceu os Metkayina, uma nova espécie de Na’vis que vive nos recifes dos oceanos de Pandora. De acordo com Jon Landau, produtor da franquia Avatar, os próximos filmes continuarão a apresentar novos biomas da exo-Lua.
“Cada filme vai apresentar ao público novos clãs, novas culturas de Pandora. Assim que apresentamos um personagem, ele continua fazendo parte da evolução contínua. Apenas o adicionamos. Portanto, você pode esperar ver os Metkayina que você conhece nos filmes subsequentes. Existem outros clãs que apresentaremos em Avatar 3 que você também verá no filme 4 e assim por diante”, completou.
Avatar 3 tem estreia marcada para 20 de dezembro de 2024. Caso a franquia continue fazendo bilhões de dólares na bilheteria, James Cameron já tem planos para desenvolver até o sétimo filme.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?