FILMES E SÉRIES

Josh Gad, Lenora Crichlow e Hugh Laurie em Avenue 5

Divulgação/HBO

CRÍTICA

Avenue 5 volta muito melhor ao abraçar surrealidade e metalinguagem

Segunda temporada da comédia criada pelo produtor de Veep estreia nesta segunda na HBO e na HBO Max com momentos mais divertidos

Luciano Guaraldo

Mistura de ficção científica com comédia, Avenue 5 estreou na HBO cercada de expectativas. Afinal, ela é uma criação de Armando Iannucci, responsável pela premiadíssima Veep (2012-2019), uma das melhores séries da última década. Conta também com um elenco de peso, liderado por Hugh Laurie (House) e Josh Gad (Frozen). A primeira temporada, porém, deixou a desejar –mais pelo patamar elevado de seu produtor do que por falhas na produção.

A boa notícia é que, depois de um hiato de dois anos e meio, a série volta com novos episódios nesta segunda-feira (10) muito mais divertida. O elenco está mais à vontade em seus respectivos personagens, e a equipe de roteiristas abraça a surrealidade da premissa da série e chuta o balde com histórias absolutamente absurdas.

Sem dar muitos spoilers, um novo acidente gravitacional coloca a nave Avenue 5 em rota de colisão com o Sol, a tripulação lida com um grupo de criminosos despachados para o espaço, e Iris (Suzy Nakamura), de volta à Terra, precisa enfrentar um novo figurão do governo que não está muito disposto a bancar as trapalhadas de Herman Judd (Josh Gad) e Ryan Clark (Hugh Laurie). Entre outras confusões, é claro.

Avenue 5 também abraça a metalinguagem ao criar um novelão livremente inspirado nas aventuras da tripulação que conquista a população na Terra com dramas inventados e triângulos amorosos inexistentes. E a série ainda debocha da cultura de influenciadores e das redes sociais ao apresentar uma personagem (vivida por Lucy Punch) que comanda um talk show do qual o público participa ativamente.

O elenco, formado por comediantes experientes, também tem mais liberdade para improvisar –algo que já existia na primeira temporada, mas foi amplificado agora. “Nós conhecemos melhor os nossos personagens, e Armando trabalha de um jeito que nos dá muito espaço para criar. A estrutura dos roteiros te dá os parâmetros básicos do que precisa acontecer, mas te deixa solto para construir em cima disso”, conta Lenora Crichlow, intérprete da engenheira Billie McEvoy, à Tangerina.

Para Zach Woods, que vive o chefe de atendimento ao consumidor de Avenue 5, a série também volta em um momento no qual poder dar risada é necessário, mesmo que a piada envolva algo importante. “Acho que existe uma ideia que rir de algo é diminuir a dor ou desrespeitar a angústia. Mas eu acho que não, para fazer alguém rir, você precisa prestar muita atenção ao tema.”

“Claro, você pode fazer alguma piada genérica sobre qualquer coisa, mas se você quiser chegar no cerne da questão e encontrar algo realmente engraçado, precisa observar bem de perto. Então a sátira ou a comédia de algo problemático ou chocante envolve um exame detalhado e um confronto com essa coisa que nós normalmente evitaríamos na nossa vida tola de Hollywood”, filosofa.

A segunda temporada de Avenue 5 estreia nesta segunda (10) na HBO e na HBO Max, com novos episódios disponibilizados semanalmente. Confira o trailer da comédia espacial:

Lenora Crichlow, Hugh Laurie e Zach Woods em Avenue 5

Avenue 5 - Segunda temporada

Confira o trailer da comédia protagonizada por Hugh Laurie

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?