FILMES E SÉRIES

Documentário da Boate Kiss

Divulgação/Globoplay

NO GLOBOPLAY

Boate Kiss: Documentário revive caos de tragédia avassaladora

Depois de série ficcional da Netflix, incêndio trágico em Santa Maria ganha série documental do Globoplay, que estreia nesta quinta-feira (25)

André Zuliani

Prestes a completar dez anos, o incêndio da Boate Kiss ganhou um novo registro. Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria, série documental produzida pelo Globoplay, chega à plataforma de streaming nesta quinta-feira (26) e revive o caos do drama avassalador que atingiu a cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul.

Em 27 de janeiro de 2013, um incêndio durante uma festa na Boate Kiss, casa noturna de Santa Maria, matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, a maioria jovens universitários. A tragédia causou comoção em todo país, que viu pais, mães, tios e amigos se despedirem de maneira trágica de seus entes queridos.

Comandada pelo repórter Marcelo Canellas, que passou a infância e a adolescência em Santa Maria e se formou na mesma universidade de boa parte das vítimas, a série faz uma viagem no tempo em seus primeiros episódios para mostrar como tudo começou. Com o uso de imagens da noite do incêndio e de tecnologias que recriam o interior da boate Kiss, a produção reproduz exatamente como o fogo tomou o lugar e como o descaso de seus proprietários causou a morte de centenas de pessoas.

Para muitos, Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria será um documentário muito difícil de assistir. Por sua cobertura de uma década do caso, Canellas teve acesso às famílias das vítimas e entrevistou vários sobreviventes do acidente. São conversas emocionantes e que mostram como certas dores jamais vão deixar os corações de quem passou pela tragédia.

Marcelo Canellas e equipe gravam em frente ao local onde funcionava a Boate Kiss. Foto 2: O repórter Marcelo Canellas entrevista os presidentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria: Sérgio Silva, Adherbal Ferreira e Flávio José da Silva

Marcelo Canellas entrevista pais de vítimas da tragédia

Divulgação/Globoplay

Didático e fiel à linha narrativa do incidente, o documentário mostra como estão alguns dos jovens que sobreviveram e conta suas histórias de superação. Entre as entrevistas, vídeos que exibem pessoas correndo para fugir do fogo e buscando abrigo do lado de fora da casa noturna são intercalados para o espectador entender como se deu uma das maiores tragédias da história do Brasil.

Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria também explora as consequências legais do caso e a luta das famílias das vítimas em sua busca por justiça. O repórter da Globo acompanhou o julgamento e teve acesso a imagens dos depoimentos dos sobreviventes e testemunhas –alguns, inclusive, são quase impossíveis de conter as lágrimas.

Com a série ficcional da Netflix intitulada Todo Dia a Mesma Noite (2022) estreando quase que simultaneamente, o espectador tem a oportunidade de acompanhar os detalhes da tragédia por outro prisma. Fica a dúvida se, com tantas imagens e sequências impactantes, é possível chegar ao final de ambas as produções.

Documentário da Boate Kiss

Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria

Teaser oficial

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?