FILMES E SÉRIES

Jesuíta Barbosa em cena de Homem com H, filme do Brasil

Divulgação/Paris Filmes

Cinema Nacional

Brasil continua surpreendendo e tem dois dos melhores filmes de 2025

Homem com H e Manas são os maiores destaques do cinema nacional; entenda

Victor Cierro
Victor Cierro

O cinema do Brasil voltou a se destacar no cenário internacional com força total em 2025. Dois títulos nacionais foram incluídos na prestigiada lista de filmes mais bem avaliados do ano pelo Letterboxd, uma das plataformas mais respeitadas entre cinéfilos. A seleção considera as maiores notas médias atribuídas por usuários até a metade do ano.

O primeiro deles é Homem com H, que aparece na segunda colocação do ranking. O filme biográfico sobre Ney Matogrosso mistura ficção e musical para contar a trajetória de um dos artistas mais ousados da música nacional. Com uma estética marcante e um desempenho arrebatador de Jesuíta Barbosa, a produção –que está disponível na Netflix– caiu nas graças da crítica internacional.

Outro destaque brasileiro é Manas, que ocupa o terceiro lugar. A trama acompanha Marcielle, uma menina de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó, no Brasil. Inspirada pelas falas da mãe, ela idealiza a irmã mais velha, Claudinha, que partiu para “arrumar um homem bom” nas balsas que cruzam a região.

À medida que cresce, Marcielle vê essa imagem desmoronar, ao mesmo tempo em que se vê presa em ciclos abusivos. Sem muitas perspectivas, ela decide enfrentar a engrenagem violenta que domina sua comunidade.

Brasil segue forte nos cinemas

A liderança da lista ficou com Pecadores, estrelado por Michael B. Jordan. No longa, dois irmãos gêmeos tentam reconstruir suas vidas ao retornar à cidade natal, apenas para descobrir que um mal ainda maior os aguarda. O suspense psicológico arrebatou o público com sua narrativa intensa e direção estilizada.

Outros filmes que se destacaram foram Ne Zha 2 (China), Sorry, Baby (Coreia do Sul) e o documentário Southern Chronicles (EUA). O top 10 também conta com títulos como Little Amélie or the Character of Rain, Late Shift, Tourist Family e uma nova versão de Como Treinar seu Dragão.

A presença de dois filmes do Brasil entre os três mais bem avaliados chama atenção não apenas pela qualidade artística, mas também pela representatividade. Ambos os títulos exploram histórias com identidade nacional forte, sem abrir mão de uma linguagem universal.

Vale lembrar que o Brasil já havia impressionado em 2024 com Ainda Estou Aqui, que terminou o ano com a melhor nota média entre todos os dramas no Letterboxd. O longa só ficou atrás de Duna: Parte Dois na média geral, consolidando ainda mais a força do cinema nacional no cenário internacional.

O bom momento deve continuar no segundo semestre. O Agente Secreto, que foi bem recebido em Cannes e assegurou prêmios importantes, estreia nos cinemas do Brasil em 6 de novembro. A expectativa é que ele também figure entre os melhores do ano nas próximas listas.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?