Divulgação/Netflix
Plataforma de streaming havia acusado Abigail Barlow e Emily Bear de lucrar com sua propriedade intelectual; elas ganharam o Grammy 2022
A Netflix desistiu do processo que movia contra Abigail Barlow e Emily Bear, criadoras do álbum conceitual The Unofficial Bridgerton Musical (O Musical Não Autorizado de Bridgerton, em tradução livre). A plataforma de streaming havia aberto a ação em julho deste ano, acusando as autoras de tentarem lucrar em cima de sua série de sucesso.
Na última sexta (23), porém, a Netflix solicitou que o processo fosse deixado de lado. O motivo para a desistência não foi justificado, mas ela aconteceu depois da dupla de criadoras, mais conhecidas como Barlow & Bear, cancelar uma performance do musical que aconteceria no Royal Albert Hall, tradicional casa de shows de Londres.
Antes, as duas já haviam feito um show com as músicas que criaram sobre a trama de Bridgerton no Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas, em Washington. Foi essa apresentação, aliás, que motivou a ação judicial. A Netflix alegou que as duas lucraram com propriedade intelectual da plataforma, apesar de inúmeros protestos.
O streaming ainda acusou a dupla Barlow & Bear de não explicitar sua falta de conexão oficial com Bridgerton (apesar de Unofficial fazer parte do título do projeto) e de vender mercadorias da série durante o show. As músicas também usam frases exatas, características dos personagens e outros elementos de Bridgerton sem permissão.
Controvérsias à parte, o musical não autorizado de Bridgerton conquistou a crítica e levou o Grammy deste ano de melhor álbum de teatro musical, superando pesos-pesados como Andrew Lloyd Webber (Cinderella), Cameron Mackintosh (Les Misérables: The Staged Concert) e até Bob Dylan (The Girl From the North Country).
Quer ouvir The Unofficial Bridgerton Musical e checar se a polêmica toda era justificada? A Tangerina traz as músicas para você:
A relação entre Bridgerton e musicais ganhou um novo elemento na última semana: Jonathan Bailey, que vive Anthony na série, foi escalado como o Fiyero da adaptação para os cinemas de Wicked. O personagem vive um triângulo amoroso complicado com as bruxas Glinda (Ariana Grande) e Elphaba (Cynthia Erivo).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?