MÚSICA

Grammy: vencedores da festa em 2022

DON EMMERT/AFP via Getty Images

Grammy 2023

Compositor, melhor trilha de game: Grammy anuncia 6 novas categorias

Academia da Gravação também confirmou um troféu que vai celebrar canções com papel social importante

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

As 86 categorias do Grammy 2022, aparentemente, não eram o bastante. Nesta quinta-feira (9), a Academia da Gravação, que organiza a principal premiação da música, anunciou mais seis troféus, que serão distribuídos já a partir da próxima edição, em 2023.

São eles: compositor do ano (não clássico), melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas, melhor performance de música alternativa, melhor performance de americana (um gênero musical tradicional dos EUA) e melhor álbum falado de poesia.

Além destas categorias, uma nova de honra ao mérito também entrou na lista: a de melhor canção para mudanças sociais. Ela será decidida por um comitê próprio. A ideia é exaltar “conteúdos líricos que abordam questões sociais oportunas e promovem compreensão, construção da paz e empatia”.

Em comunicado oficial, o CEO da Academia da Gravação justificou a inclusão de novas categorias no Grammy: “A maior prioridade da Academia é efetivamente representar os profissionais da música que atendemos. A cada ano, isso implica ouvir nossos integrantes e garantir que nossas regras e diretrizes reflitam uma indústria em constante evolução”.

A nova categoria do Grammy que mais chama a atenção é a de compositor do ano. Afinal, já é um ofício reconhecido nos principais troféus da festa, em especial canção e álbum do ano. Agora, a Academia também vai reconhecer o conjunto da obra de um compositor a cada temporada, como faz com produtores.

Segundo a descrição da categoria, a ideia é priorizar autores que não necessariamente cantam, tocam ou produzem as canções que escreveram.

A categoria de trilha para videogames é vista como uma novidade natural, uma vez que diversos músicos badalados estão se envolvendo com esta indústria em constante crescimento. Atração do Primavera Sound São Paulo, a banda indie Japanese Breakfast, por exemplo, compôs a trilha do jogo Sable. No Grammy 2022, o grupo já recebeu indicações, como a de artista revelação.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal