(Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)
Uma Batalha Após a Outra custou cerca de US$ 200 milhões para a Warner Bros., mas não teve bilheteria correspondente
Novo filme do diretor Paul Thomas Anderson estrelado por Leonardo DiCaprio, Uma Batalha Após a Outra deve registrar um prejuízo de US$ 100 milhões (R$ 544 milhões) quando encerrar a sua passagem pelos cinemas. Apesar de ter sido aclamado pela crítica (com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes) e ter recebido boa avaliação do público que já assistiu, o longa teve um alto custo de produção que não deve ser compensado com a venda de ingressos. A Tangerina te explica as contas.
De acordo com uma reportagem publicada pela Variety nesta quarta-feira (15), o filme teve um orçamento de US$ 130 milhões (R$ 707 milhões) para ser feito e gastou outros R$ 70 milhões (R$ 380 milhões) nos esforços de promoção e publicidade. Lançado nos cinemas em 25 de setembro, o longa da Warner já arrecadou US$ 140 milhões (R$ 761 milhões), bom desempenho para uma trama original voltada para o público adulto com quase três horas de duração.
No entanto, fontes da indústria com conhecimento da economia de filmes de porte similar indicaram à publicação norte-americana que Uma Batalha Após a Outra precisaria faturar cerca de US$ 300 milhões para atingir o chamado ponto de equilíbrio e ser considerado lucrativo.
A venda de ingressos é tipicamente dividida em 50% entre os estúdios e os exibidores. Além disso, um fator adicional que impacta a margem de lucro da Warner é o acordo salarial de seu protagonista. Leonardo DiCaprio geralmente recebe uma participação na receita bruta desde o primeiro dólar (first-dollar gross) de seus filmes, o que significa que ele recebe uma porcentagem da bilheteria antes mesmo que o estúdio recupere quaisquer custos de produção.
O analista de bilheteria da Fandango, Shawn Robbins, acredita que filmes de prestígio, voltados para o público adulto, têm falhado em criar um “senso de FOMO” (medo de ficar de fora) entre os espectadores.
A redução da janela de exibição exclusiva nos cinemas também pode ter treinado o público a esperar que certos tipos de filmes, que não envolvem super-heróis ou grandes espetáculos visuais, cheguem logo ao streaming. Uma Batalha Após a Outra, por exemplo, ficará disponível na HBO Max e deve estrear no catálogo da plataforma entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
Apesar da possibilidade de “sair devendo” dos cinemas, Uma Batalha Após a Outra não pode ser classificado como um fracasso de bilheteria e ainda tem outras possibilidades de ganhar dinheiro, sobretudo por estar como forte candidato na corrida pelo Oscar 2026. A importância de um filme aclamado na temporada de premiações oferece valor à empresa que vai além do balanço financeiro.
Em resposta à Variety, um porta-voz da Warner Bros. refutou as projeções de projeções, classificando-as como “estimativas desinformadas” e destacando o sucesso geral da empresa no ano de 2025. “”Filmes do estúdio, incluindo Uma Batalha Após a Outra, alcançaram retorno financeiro em 2025, com mais de US$ 4 bilhões arrecadados até o momento”.
O valor de US$ 4 bilhões (R$ 21,7 bilhões) soma todos os longas do estúdio e refere-se à receita de bilheteria, não aos lucros. No entanto, a lista de triunfos da Warner Bros. em 2025, que inclui longas como Um Filme Minecraft, Superman, Invocação do Mal 4 e A Hora do Mal, ajuda a compensar um prejuízo como o filme de DiCaprio.
Uma Batalha Após a Outra ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
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