Carro Rei usou 'veículo dublê' para ensaiar romance humano-máquina

FILMES E SÉRIES

Jules* Elting em Carro Rei

Divulgação/Boulevard Filmes

FILME PREMIADO

Carro Rei usou ‘veículo dublê’ para ensaiar romance humano-máquina

Premiado com quatro Kikitos no Festival de Gramado, Carro Rei traz Luciano Pedro Júnior, Matheus Nachtergaele e Jules* Elting no elenco

Luciano Guaraldo

Grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2021, quando levou quatro Kikitos, inclusive o de melhor filme, Carro Rei finalmente chega aos cinemas nesta quinta-feira (30) para contar a história de um automóvel que ganha consciência, consegue falar e até se apaixona. Mas, para ensaiar as sequências de romance, a equipe teve de recorrer a um “veículo dublê”.

Quem explica esse “perrengue” de bastidores para a Tangerina é Jules* Elting, artista não-binárie que dá vida a Mercedes, alvo do afeto do Carro Rei. “Eu estava um pouco preocupade, né? ‘Como vai ser a cena? Vou ter tempo para ensaiar com o carro? Como consigo construir essa relação?’. A equipe me deu um carro substituto para os ensaios, porque o de verdade era frágil, tinha toda uma construção, não podia nem andar muito pela cidade”, lembra.

“Para os ensaios, tinha um carro em que eu podia subir, mas também não podia subir muito. Às vezes eu ia visitar [o veículo original] no lugar onde ele ficava com a equipe de direção de arte, fui vendo ele crescer, tomar forma. E eu ficava ali, conversando com ele… Acho que ninguém entendeu nada, era uma coisa muito louca (risos)!”, diverte-se Jules* (sim, o asterisco faz parte do nome, como um acento silencioso).

Envolver-se amorosamente com um carro na ficção é apenas mais um degrau em sua jornada nada convencional. Nascide na Alemanha, elu veio para o Brasil sem falar uma palavra de português. Tinha se encantado ao ver uma apresentação do Teatro Oficina e decidiu se juntar à trupe do diretor José Celso Martinez Corrêa.

Por aqui, fez participações em filmes como A Via Láctea (2007) e Encarnação do Demônio (2008), no qual trabalhou com José Mojica Marins, o Zé do Caixão (1936-2020). Mas foi o trabalho em O Ornitólogo (2016) que abriu as portas para Jules* entrar no universo inusitado de Carro Rei.

“O Serginho Oliveira, que é coautor do roteiro, curtiu muito meu trabalho em O Ornitólogo e a minha personagem, que era uma amazona. Uma personagem um pouco de outro mundo também, que é a minha especialidade (risos). Acho que, já um pouco comigo em mente, eles foram desenvolvendo o texto. Aí chegou o convite para mim, conversei com a Renata [Pinheiro, diretora] e a gente viu que se entendia. Foi muito na intuição, na confiança, tudo muito bonito. Eu li o roteiro e gostei muito, aí fechamos para essa viagem incrível.”

Uma voz para o Carro Rei

Superada a fase de ensaios, o elenco teve outro desafio para filmar Carro Rei. O veículo protagonista é capaz de falar, mas sua voz (feita por Tavinho Teixeira, de Aquarius) só foi adicionada na pós-produção. Como precisava de alguém para contracenar, Jules* contou com uma ajudinha da equipe.

“Primeiro o Serginho ia ler para mim, mas eu já conhecia muito a voz dele, achei muito próximo para associar ao carro. Aí foi o outro roteirista, o Leo Pyrata, quem assumiu. Ele não é ator, mas lia os diálogos do carro. No começo, eu estava preocupade, mas depois rolou superbem. Acho que fui criando uma relação com o carro por causa das minhas pequenas visitas. E usando muito a imaginação, claro”, ressalta elu.

O elenco de Carro Rei também conta com Luciano Pedro Júnior (Uno), Matheus Nachtergaele (Zé Macaco), Clara Pinheiro (Amora) e Okado do Canal (Pato). Confira o trailer da produção nacional:

Matheus Nachtergaele e Jules* Elting em Carro Rei

Veja trailer de Carro Rei

Longa venceu quatro Kikitos no Festival de Cinema de Gramado de 2021

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal