Foto: Divulgação/Nadja Kouchi
TV Cultura exibe reencontro do elenco neste sábado, às 22h (horário de Brasília); confira a opinião da Tangerina
Uma das maiores produções audiovisuais da TV brasileira, Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997) marcou a infância de uma geração de jovens. Prestes a completar 30 anos de sua estreia, a obra criada por Cao Hamburguer e Flávio de Souza ganhou um especial emocionante que promove o reencontro de vários artistas que fizeram história na atração.
Intitulado Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro, o especial nasceu de uma parceria entre a TV Cultura, rede que exibiu a série nos anos 1990, e a Oreo, marca da Mondelēz International especializada em snacks. Com inspiração em produções como Friends: The Reunion (2022), a equipe liderada pelo diretor Cao Hamburguer reconstruiu alguns dos cenários mais marcantes da série para realizar as gravações em apenas dois dias, nos estúdios da emissora e no teatro Franco Zampari, em São Paulo.
Participaram do especial nomes como Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha) e vários outros artistas que deram vida a personagens marcantes da série. Sem roteiro definido, assim como no de Friends (1994-2004), os atores se reuniram nos cenários que reproduziam o interior do castelo e relembraram momentos marcantes e curiosidades da atração. Com exceção dos integrantes que já morreram, a maior ausência é a de Luciano Amaral (Pedro), que não entrou em acordo para participar do projeto.
Embora seja emocionante ver os principais rostos de Castelo Rá-Tim-Bum reunidos em cenários icônicos, grande parte da emoção do especial vem da participação de nomes pouco conhecidos pelo público. Pela primeira vez em três décadas, os fãs que acompanhavam diariamente as aventuras do aprendiz de feiticeiro Nino veem rostos dos responsáveis por dar vida a personagens como Celeste, Godofredo, Mau e Gato Pintado.
Colocar os atores Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau) ao lado de coadjuvantes importantes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha) faz do reencontro uma experiência quase completa para quem assistia ao programa. Com tantos nomes envolvidos com a produção, no entanto, o sentimento é de que o especial merecia mais tempo de tela do que a quase uma hora estabelecida pela emissora.
Alguns retornos e homenagens, como a feita a Wagner Bello (1960-1994), intérprete do Etevaldo, são tão rápidos que os mais desavisados podem nem entender que o ator morreu ainda durante as gravações da série. No caso de Sergio Mamberti (tio Vitor), morto em 2021, a surpresa organizada pela produção e por Carlos Mamberti, filho do meio do artista, é capaz de levar o espectador às lágrimas.
Dar mais detalhes sobre as surpresas de Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro é estragar a experiência do fã que esperou 30 anos para assistir a algo assim. Em tempos em que séries e filmes de longa duração estão populares na cultura pop, ver um especial feito com tanto esmero, mas pouca duração, é um tanto frustrante. Ainda bem que a magia do Castelo, Nino e companhia certamente permanecerá na memória de milhões de pessoas.
A TV Cultura exibe Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro neste sábado (25), às 22h (horário de Brasília). O especial estará disponível na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube da Oreo.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?