FILMES E SÉRIES

Capa texto sobre filmes com personagens com múltipla personalidade

Fotos: Divulgação / Arte: Tangerina

Cavaleiro da Lua

Tipo Cavaleiro da Lua: 10 personagens com múltiplas personalidades

Como acontece com o herói da série da Marvel, o cinema explorou bastante os personagens com múltiplas personalidades; conheça aqui alguns deles

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Transtorno de personalidade múltipla ou transtorno dissociativo de identidade é um tipo de transtorno mental caracterizado por duas ou mais identidades que se alternam no controle de uma mesma pessoa. Uma questão médica séria mas que serviu de base para muitas boas histórias no cinema e na TV. Como é o caso da nova série da Marvel: Cavaleiro da Lua e seu herói com múltiplas personalidades.

Na trama da série disponível no Disney+, Oscar Isaac é Steven Grant, um inglês atendente de loja de souvenires em um museu em Londres que sofre de um severo caso de sonambulismo. Tanto que ele chega a se acorrentar na cama. Num belo dia, ele acorda em um campo, perseguido por homens armados. É aí que ele descobre que possui personalidades distintas. No caso Steven também é o mercenário americano Marc Spector, que, por sua vez, é um tipo de paladino de Khonsu, o deus egípcio da lua.

Confuso, né? Mas é aí que está a grande sacada de histórias protagonizadas por personagens com múltiplas personalidades. Uma das características principais desse transtorno é que a pessoa não consegue se lembrar de informações de que normalmente se recordaria imediatamente, como episódios rotineiros, informações pessoais importantes ou eventos traumáticos. Algo que, na ficção, dá muito espaço para liberdades, como narrativas não lineares, realidades distorcidas e até técnicas de filmagem inovadoras.

Você está curtindo Cavaleiro da Lua e quer ver mais histórias desse tipo? Então saca só esta lista que a Tangerina fez pra você com 10 filmes de personagens com múltiplas personalidades:

Mort Rainey – A Janela Secreta (2004)

Cena do filme A Janela Secreta

Johnny Depp é um escritor com bloqueio criativo em adaptação de Stephen King

Divulgação

Baseado em um livro meio metalinguístico de Stephen King, o filme conta a história de Mort Rainey (Johnny Depp), um famoso escritor recentemente divorciado sofrendo de bloqueio criativo que resolve se isolar em uma cabana na floresta. Até que ele é confrontado por um escritor desconhecido que o acusa de plágio.  
Onde ver: HBO Max e Oi Play / Apple TV e Google Play (para alugar)

Aaron Stampler – As Duas Faces de um Crime (1996)

Cena do filme As Duas Faces de um Crime

Edward Norton é um jovem acusado de assassinar brutalmente um padre

Divulgação

Edward Norton começou sua carreira com tudo. Logo em seu primeiro longa ele chamou a atenção do mundo ao interpretar Aaron, um jovem coroinha acusado de assassinar brutalmente um arcebispo de Chicago. No começo, seu advogado (interpretado por Richard Gere) acredita que ele é culpado, mas acaba se convencendo que Aaron desenvolveu outra personalidade devido aos abusos sexuais que sofria. Assista ao filme e tire suas próprias conclusões.
Onde ver: Apple TV e Microsoft Store (para alugar)

Nina Sayers – Cisne Negro (2010)

Cena do filme Cisne Negro

Natalie Portman é uma bailarina frustrada por perder o papel principal no balé O Lago dos Cisnes

Muito –muito mesmo– inspirado no anime Perfect Blue (1997), o thriller psicológico de Darren Aronofsky traz Natalie Portman como Nina, uma bailarina atormentada com o fato de ter perdido o papel principal para um rival na montagem do clássico balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. Portman ganhou o Oscar de melhor atriz em 2011 pelo papel.
Onde ver: Star+

Tyler Durden – Clube da Luta (1999)

Cena do filme Clube da Luta

Sofrendo de insônia, personagem de Edward Norton encontra salvação em um novo e excêntrico amigo

Divulgação

Um dos maiores cults da década de 1990. o filme de David Fincher é um daqueles exemplos clássicos de fracasso de bilheteria que influenciou muita gente e acabou aclamado pela posteridade. Filmes com viradas “tipo Clube da Luta” começaram a aparecer aos montes. Um deles, Identidade (2003), faz parte desta lista até. Na trama, somos apresentados a um analista de seguros sem nome vivido por Edward Norton. Sofrendo de insônia crônica, ele acaba conhecendo o excêntrico Tyler Durden (Brad Pitt), um fabricante de sabonetes que mudará radicalmente a sua visão sobre a vida.
Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine Play

Charlie Baileygates – Eu, Eu Mesmo e Irene (2000)

Cena do filme Eu, Eu Mesmo e Irene

Jim Carrey é um policial tão bonzinho que todo mundo se aproveita dele

Espécie de O Médico e o Monstro versão pastelão, na comédia sombria dos irmãos Bobby e Peter Farrelly (de Quem Vai Ficar com Mary? e Debi & Lóide), Jim Carrey é Charlie, um policial tão bonzinho que todo mundo se aproveita dele. Depois de anos de abusos, ele desenvolve Hank, uma outra personalidade “zueira” que se vinga de todo mundo. Até que uma testemunha que Charlie está escoltando a um julgamento se apaixona por ele. Bom, não por ele, mas por Hank.     
Onde ver: Star+

Kevin Crumb – Fragmentado (2016)

Cena do filme Fargmentado

James McAvoy mostra todo o seu talento interpretando personagem com 23 personalidades diferentes

Na surpreendente continuação de Corpo Fechado (2000) James McAvoy mostra todas as suas habilidades ao interpretar um jovem com 23 personalidades. É isso mesmo! Kevin Crumb sequestra três garotas adolescentes como um ritual de preparação para o aparecimento de sua 24ª personalidade. Um tipo de ser selvagem com habilidades sobre-humanas que ele chama de “A Besta”.
Onde ver: Apple TV, Claro Vídeo e Google Play (para alugar)

Malcolm Rivers – Identidade (2003)

Cena do filme Identidade

Pruitt Taylor Vince é Malcolm Rivers, um personagem preso em uma realidade paralela

Nem sempre spoilers estragam a experiência de um filme. Mas esse não é o caso de Identidade. Portanto, a única coisa que você precisa saber é que dez estranhos ficam presos em um remoto motel em Nevada durante uma tempestade. Com a estrada de ambos os lados do motel inundada, eles ficam presos no local sem comida e incomunicáveis. Até que, um a um, eles começam a ser assassinados.
Onde ver: Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Teddy Daniels – Ilha do Medo (2010)

Cena do filme Ilha do Medo

Investigação de personagem de Leonardo DiCaprio leva a caminhos que nem ele imaginava

Divulgação

O diretor Martin Scorsese criou uma provocação cerebral deliciosamente sombria e ardilosa na melhor tradição noir. Deliberadamente confusa e fatalista, a trama de Ilha do Medo –um dos maiores sucessos comerciais do cineasta– usa Leonardo DiCaprio como nosso guia nada confiável pela investigação de um crime ocorrido dentro de um manicômio na década de 1950.
Onde ver: Netflix, HBO Max, Globoplay, Telecine Play, Paramount+ e OiPlay / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Trevor Reznik – O Operário (2004)

Cena do filme O Operário

Christian Bale é Trevor Reznik, um personagem no fundo do poço de uma culpa que cobra seu preço

Divulgação

Um bom exemplo das maluquices de atores que se sacrificam fisicamente por um papel, Christian Bale perdeu quase 30 quilos para interpretar o papel de Trevor Reznik, um operário definhando por não conseguir dormir há mais de um ano. Sem conseguir mais separar sonho de realidade, ele passa a ser perseguido por um misterioso homem que conhece um segredo seu. Ou não.
Onde ver: Apple TV, Claro Vídeo e Microsoft Store (para alugar)

Norman Bates – Psicose (1960)

Cena do filme Psicose

Anthony Perkins é Norman Bates, um jovem tímido com um relação bem estranha com sua mãe

O filme de Alfred Hitchcock talvez seja o mais famoso sobre um personagem com dupla personalidade. Mesmo que você nunca tenha assistido ao clássico, reconhece a célebre “cena do chuveiro”. Aqui, Janet Leigh é Marion, uma secretária em fuga que acaba em um motel de beira de estrada. Ela é atendida pelo jovem tímido Norman Bates (Anthony Perkins), que, além de gerenciar o local, cuida de sua mãe doente.
Onde ver: Globoplay, Telecine Play e OiPlay / Apple TV e Claro Vídeo (para alugar)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal