FILMES E SÉRIES

Cena de Chef Jack

Divulgação/Sony

CRÍTICA

Chef Jack: Encantador, filme nacional é perfeito para a família

Animação 100% brasileira estreia nos cinemas nesta quinta-feira (19); protagonista é dublado pelo ator Danton Mello

André Zuliani

Longa que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (19), Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro é uma animação 100% brasileira capaz de conquistar a todos. Sem as cifras de Hollywood, a produção comandada por Guilherme Fiuza Zenha tem na simplicidade o seu trunfo e é perfeita para assistir com a família.

Com Danton Mello (Predestinado) na voz do protagonista, Chef Jack é produzido pela Immagini Animation Studios, produtora de animação de Belo Horizonte com destaque no mercado nacional e internacional. Mesmo com os problemas de falta de apoio e investimento enfrentados pelo audiovisual nacional nos últimos anos, o longa chega aos cinemas capaz de deixar o brasileiro orgulhoso.

Na trama, Jack (apelido de Jackson) é um dos prodígios da chamada Culinária de Aventura e viaja o mundo todo atrás dos ingredientes mais raros para completar suas receitas únicas. Filho de um experiente chef de cozinha, ele herdou o talento do pai e faz de tudo para manter seu nome no topo.

Cena de Chef Jack

Jack e Leonard

Divulgação/Immagini

A carreira até então impecável de Jack entra em crise após ele cometer um erro em rede nacional. Para tentar recuperar seu prestígio, ele decide participar da Convergência de Sabores, maior competição de culinária de aventura do mundo –da qual ele tinha sido campeão ainda criança, como assistente de seu pai.

Com grande autoestima, Jack entra na disputa crente de que sairá vencedor com base apenas em seu talento. Por causa disso, ele aceita como assistente o jovem e inexperiente sonhador Leonard, filho de sua empresária e que tem no protagonista o seu grande ídolo.

Embora Leonard tenha algum conhecimento de culinária, o ego de Jack faz com que o chef veja o jovem apenas como um auxiliar. Caso o garoto não o atrapalhe, na visão do protagonista, os dois conquistarão o título com um pé nas costas. O problema é que os desafios da Convergência de Sabores exigem mais do que talento na cozinha e inteligência para superar provas, e os dois são obrigados a trabalhar juntos e superar suas divergências.

Cena de Chef Jack

Os competidores da Convergência de Sabores

Divulgação/Immagini

Como quase toda animação feita para crianças, Chef Jack usa seus personagens para ensinar lições importantes como amizade, confiança e, acima de tudo, empatia. A confiança exagerada de Jack acaba sendo o seu maior defeito, e isso faz com que ele não enxergue o grande potencial (e a amizade) de Leonard. Apesar de o final ser previsível, a jornada encantadora dos dois protagonistas faz a experiência de assistir ao filme valer a pena.

Com coadjuvantes e antagonistas igualmente carismáticos, Chef Jack mostra que não é preciso o investimento milionário de Hollywood ou mesmo o 3D das animações mais ousadas para desenvolver uma história cativante. Com menos cacife do que a gigante Disney, a Immagini faz um belo trabalho, principalmente quando transforma Jack em um Indiana Jones cuja habilidade se estende muito além da cozinha.

Por seu uma animação brasileira, o longa também faz referências a pequenas coisas do cotidiano do nacional, do filtro de água feito de barro ao copo americano visto na prateleira. Sobra ainda uma clara alusão a filmes populares da cultura pop, como duas personagens negras que parecem saídas direto de Wakanda das produções do Universo Marvel.

Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro pode não ser uma obra à altura dos grandes clássicos da Disney ou Pixar, mas tem carisma o bastante para deixar o fã brasileiro orgulhoso de seu país. Que mais produções 100% nacionais possam conquistar o mundo!

Cena de Chef Jack

Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro

Trailer oficial

Cartaz de Chef Jack

Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro

Animação
L

Direção

Guilherme Fiuza Zenha

Produção

Immagini Animation Studios

Onde assistir

Cinema

Elenco

Danton Mello
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?