FILMES E SÉRIES

Ralph Macchio, Yuji Okimoto, Courtney Henggeler e William Zabka

Divulgação/Netflix

ESTREIA NA NETFLIX

Cobra Kai: 5ª temporada promete retorno de vilão e parcerias inéditas

Novos episódios da série estreiam na plataforma nesta sexta-feira (9); a Tangerina aponta o que esperar da continuação da saga de Karatê Kid

André Zuliani

Um dos maiores hits da Netflix, Cobra Kai retorna com a sua quinta temporada nesta sexta-feira (9) e promete uma trama movimentada nos novos episódios. As prévias reveladas pela plataforma revelaram o retorno de vilões e parcerias inéditas na franquia Karatê Kid.

Desde a primeira temporada, Cobra Kai se destacou por aproveitar o cânone criado anteriormente nos filmes de Karatê Kid. A série teve o retorno de personagens há muito não vistos e foi além da dinâmica de rivalidade sustentada por Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka).

Depois de trazer de volta personagens como John Kreese (Martin Kove), Chozen Toguchi (Yuji Okimoto), Terry Silver (Thomas Ian Griffith) e até Ali Mills (Elisabeth Shue), Cobra Kai terá em seu quinto ano o retorno de Mike Barnes (Sean Kanan), rival de LaRusso em Karate Kid 3: O Desafio Final (1989).

Embora as prévias nos novos episódios não indiquem de qual lado Barnes estará, uma antagonista inédita promete dificultar ainda mais as vidas de Daniel e Johnny. Alicia Hannah-Kim fará a sua estreia na franquia como Kim Da-Eun, nova aliada de Terry Silver e professora dos alunos de Cobra Kai.

Além da chegada da nova vilã, a quinta temporada promete formar parcerias inéditas em Cobra Kai. O fim do quarto ano sugeriu que Tory (Peyton List) se encaminhava para uma redenção, enquanto a volta de Robbie (Tanner Buchanan) para os ensinamentos do estilo Miyagi-Dô indica que ele finalmente pode começar a formar laços com o antigo rival, Miguel (Xolo Maridueña).

Abaixo, a Tangerina especula o que os fãs podem esperar da quinta temporada de Cobra Kai:

Sean Kanan

Sean Kanan como Mike Barnes

Divulgação/Netflix

Volta de Mike Barnes

De todos os filmes de Karatê Kid estrelados por Ralph Macchio, Mike Barnes era o único rival de Daniel que ainda não havia aparecido em Cobra Kai. O retorno de Terry Silver no quarto ano abria espaço para a volta do personagem, algo que foi confirmado neste ano quando a Netflix revelou as primeiras fotos da nova temporada.

Em Karatê Kid 3, Barnes era aprendiz de Terry Silver e o encarregado de derrotar LaRusso na defesa do título torneio de caratê. Mesmo com o apoio da dupla Silver e John Kreese, o rapaz foi derrotado na final e não conseguiu a tão desejada vingança dos vilões.

Em Cobra Kai, o seu retorno não teve muito destaque nas prévias divulgadas pela Netflix. Não se sabe se ele virá para ser mais um aliado de Silver na expansão do dojô “do mal” ou se ele virá para o lado dos mocinhos, como fizeram Johnny e Chozen.

Alicia Hannah-Kim

Alicia Hannah-Kim

Divulgação/Netflix

Chegada de Kim

Personagem inédita na franquia, Kim Da-Eun será uma nova professora do Cobra Kai contratada por Terry Silver para ajudar na expansão do dojô. Além de treinar personagens como Tory, Kenny (Dallas Dupree Young) e Kyler (Joe Seo), ela vai bater de frente com a aliança formada por Daniel, Johnny e Chozen.

A nova antagonista, aliás, tem uma importância para a franquia que vai além de seu papel de tutora no Cobra Kai. Ela é neta do mestre Kim Sun-Yung, que nunca apareceu nos filmes ou na série, mas foi citado como o homem que ensinou técnicas brutais ao capitão George Turner (Terry Serpico) durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Seu pupilo, então, passou adiante tudo o que havia aprendido para Kreese e Silver.

Xolo Maridueña e Tanner Buchanan

Miguel (Xolo Maridueña) e Robbie (Tanner Buchanan)

Divulgação/Netflix

Parcerias inéditas

Por estar prestes a estrear sua quinta temporada, Cobra Kai precisa movimentar a sua trama para além do que foi introduzido nos anos anteriores. Com isso, repetir rivalidades que já foram muito exploradas poderia significar um certo desgaste da narrativa entre os fãs da franquia.

Por este motivo, é improvável que o novo ano mantenha Robbie e Miguel como eternos rivais, espelhando a antiga disputa entre Daniel e Johnny. Embora os dois personagens apareçam novamente se enfrentando no trailer, a aposta da Tangerina é de que uma parceria irá surgir nos episódios finais.

Esta renovação na dinâmica entre os personagens da série também pode valer para Tory e Samantha (Mary Mouser). No fim do quarto ano, Tory percebeu que Cobra Kai venceu os rivais no torneio apenas porque Terry Silver pagou propina para o árbitro. Além de ficar insatisfeita com a situação, ela aprendeu a respeitar Amanda (Courtney Henggeler), mãe de Sam e mulher de Daniel.

Thomas Ian Griffith

Thomas Ian Griffith como Terry Silver

Divulgação/Netflix

Guerra entre Kreese e Silver

No fim da quarta temporada, Terry Silver armou uma armadilha para incriminar John Kreese pelo ataque a Raymond (Paul Walter Hauser) e tomar o controle do Cobra Kai apenas para si. Desta forma, o antigo mestre de Johnny foi para a prisão.

Nos trailers do quinto ano, Kreese aparece brevemente em sequências que o mostram arrumando confusão com outros presidiários. Com o futuro do vilão indefinido, é possível esperar que ele faça de tudo para deixar a cadeia em busca de vingança– mesmo que isso signifique se aliar a Daniel e Johnny para derrubar Silver.

Em um movimento ousado dentro da franquia, Cobra Kai ainda poderia trabalhar uma possível redenção do personagem nos novos episódios. Embora sempre tenha cedido ao seu lado mais sombrio, Kreese já mostrou mais de uma vez se importar com Johnny e Robbie. Esta opção é improvável, mas não impossível.

A quinta temporada de Cobra Kai terá 10 episódios ao todo. A Netflix ainda não indicou se a série será renovada para um possível sexto ano.

Johnny, Daniel e Chozen

Cobra Kai - 5ª temporada

Trailer legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?