Divulgação/Apple TV+
A Tangerina preparou uma lista de produções para os apaixonados por futebol desfrutarem antes do início do Mundial
A Copa do Mundo 2022 chegou! O maior campeonato de futebol do planeta começa neste domingo (20) e coloca os jogadores do Brasil em busca do hexacampeonato mundial. Para entrar no clima da festa, a Tangerina preparou uma lista de seis filmes e séries para os apaixonados pelo esporte bretão.
Assim como a seleção comandada por Tite no Catar, a relação está cheia de craques da cultura pop para agradar a todos os gostos. De vencedores do Emmy a sucessos inesperados, os títulos selecionados pela reportagem são produções de sucesso nacional e internacional –assim como o Brasil em Copas do Mundo e outros torneios.
Por se tratar de uma lista sobre futebol, Ted Lasso não poderia faltar. A série do Apple TV+ estrelada por Jason Sudeikis coleciona 11 vitórias no Emmy após duas temporadas e é considerada um dos carros-chefes da plataforma.
Ainda no formato de séries, The English Game (2020) é uma minissérie para quem gosta tanto de futebol quanto de história. Criada por Julian Fellowes (Downton Abbey), a produção conta a história da criação da modalidade da Inglaterra e como o esporte superou a divisão de classes no país para torná-lo mundialmente popular.
Completam a lista sucessos internacionais como Hooligans (2005) e Gol!: O Sonho Impossível (2005), que fizeram época nos anos 2000, e dois títulos nacionais muito conhecidos em terras brasileiras. Boleiros: Era Uma Vez o Futebol… (1998) e O Casamento de Romeu e Julieta (2005) são sempre lembrados pelos fãs do esporte e não poderiam ficar de fora.
Confira abaixo a lista para você se aquecer para o início da Copa do Mundo 2022:
Brett Goldstein em Ted Lasso
Divulgação/Apple TV+
Talvez a produção mais conhecida da lista, Ted Lasso é uma das principais séries do momento e abocanhou várias estatuetas do Emmy com suas duas temporadas já lançadas. Criada e estrelada por Jason Sudeikis, a atração é inspirada em um personagem criado há anos pelo ator, mas que atingiu o auge com o sucesso da aposta do Apple TV+.
Na trama, Ted Lasso é um professor de futebol americano universitário que aceita um desafio improvável: comandar o Richmond F.C., time de futebol da primeira divisão da Inglaterra. O problema é que o treinador bigodudo não sabe quase nada da modalidade, mas se muda para o Reino Unido com o plano de conquistar a todos com a sua positividade.
No início, o protagonista sofre preconceito da imprensa, dos torcedores e até dos jogadores. Roy Kent (Brett Goldstein), craque do time, não o leva a sério e apenas aguarda o momento em que o novo treinador vai abandonar o barco. Contudo, o jeito carismático e agregador de Ted conquista todos ao seu redor aos poucos, e o clima acaba influenciando positivamente o desempenho do Richmond no campeonato.
As duas temporadas de Ted Lasso estão disponíveis no Apple TV+. Um terceiro ano está confirmado e deve encerrar a trama da série.
Kevin Guthrie em The English Game
Divulgação/Netflix
Criado por Julian Fellowes, o drama histórico revisita os primeiros momentos do futebol antes de se tornar um esporte profissional e a Copa do Mundo sequer existir. Durante os anos 1800, a modalidade era considerada um privilégio dos ricos e marcava a luta de classes na Inglaterra do século 19.
A trama da minissérie gira em torno de homens apaixonados por futebol: Fergus Suter (Kevin Guthrie), representante da classe operária, e Arthur Kinnaird (Edward Holcroft), pai de família rico e que joga em equipe da elite da Inglaterra. Embora ambos sejam defensores do esporte, as diferenças sociais impedem que times de diferentes classes se enfrentem em alto nível.
Em diferentes posições, Fergus e Arthur ajudaram a profissionalizar o futebol na Inglaterra e a torná-lo a febre mundial que se tornou ao longo dos anos. Uma nova era começou na Inglaterra com as mudanças realizadas pelas ações da dupla, e a atração capta como tudo isso começou.
The English Game tem seis episódios e está disponível no catálogo da Netflix.
Marc Warren e Elijah Wood
Reprodução/Odd Lot
“I’m forever blowing bubbles! Pretty bubbles in the air!”. Quem realmente é fã de Hooligans conhece a música dos torcedores organizados do West Ham de cabo a rabo. O longa estrelado por Elijah Wood (Senhor dos Anéis) e Charlie Hunnam (Sons of Anarchy) foi um sucesso inesperado e é até hoje citado como um dos melhores filmes sobre futebol do cinema.
Na trama, o estudante Matt Buckner (Wood) é expulso de Harvard após levar a culpa por algo que não cometeu. Para fugir da pressão do pai, ele se muda para Londres e vai morar com a irmã, Sharon (Claire Forlani), que passou a viver na Inglaterra após se casar com o britânico Steve (Marc Warren).
Ao chegar no novo país, Matt conhece Pete (Hunnam), irmão caçula de Steve e torcedor fanático do West Ham, um dos principais clubes de futebol de Londres. Líder da torcida organizada local, Pete leva o cocunhado para conhecer a atmosfera londrina em torno do esporte e como a paixão pelo clube move milhares de pessoas.
Hooligans está disponível para locação na Claro TV+ e plataformas digitais.
Kuno Becker como Santiago Muñez
Divulgação/Touchstone Pictures
Se a música dos torcedores de Hooligans virou marco na cultura pop, a jornada de Santiago Muñez para se tornar um jogador de futebol profissional não fica para trás. Em Gol!: O Sonho Impossível, o espectador acompanha o início da trajetória do protagonista e sua ascensão no esporte.
Na trama, Santiago (Kuno Becker) é um jovem mexicano com um talento único para o futebol. Sua grande chance de se tornar um jogador profissional surge quando o olheiro britânico Glen Foy (Stephen Dillane) o nota e o leva para fazer testes no Newcastle, time da Inglaterra.
Na Europa, o recém-chegado sofre com o preconceito dos veteranos e a falta de oportunidades. Apesar da resistência de Gavin Harris (Alessandro Nivola), craque do time, em aceitar Santiago, o rapaz começa a conquistar todos pouco a pouco, até ganhar uma vaga cativa no time titular.
O sucesso de Gol! rendeu uma trilogia estrelada por Becker, que retornou para viver Santiago Muñez nos dois filmes seguintes, sendo o terceiro situado durante a Copa do Mundo de 2006. Nenhum deles, no entanto, superou o original na memória do público.
Gol!: O Sonho Impossível está disponível no Star+ e para locação na Claro TV+.
Cena de Boleiros: Era Uma Vez o Futebol
Reprodução/Globo Filmes
Dirigido por Ugo Giorgetti, Boleiros: Era Uma Vez o Futebol é um filme imprescindível para os amantes do esporte e da Copa do Mundo. Com um elenco formado por diversos astros da TV, o longa de 1998 conta várias histórias fictícias sobre a história da modalidade do país e a paixão indescritível de seus torcedores.
Na trama, um grupo de ex-jogadores se junta em um bar de São Paulo para relembrar suas glórias em campo e outros casos interessantes envolvendo suas jornadas no futebol. O elenco tem nomes como Lima Duarte, Cássio Gabus Mendes, Flávio Migliaccio (1934-2020), Rogério Cardoso (1937-2003), Otávio Augusto e Denise Fraga.
O sucesso do longa rendeu uma continuação, Boleiros 2: Vencedores e Vencidos (2006), que trouxe de volta parte do elenco do original e novas histórias envolvendo o futebol profissional no Brasil.
Boleiros: Era Uma Vez o Futebol e Boleiros 2: Vencedores e Vencidos (2006) está disponíveis para locação na Claro TV+.
Marco Ricca, Luana Piovani e Luiz Gustavo
Divulgação/Globo Filmes
No Brasil, uma das maiores rivalidades entre clubes do país é a entre Palmeiras e Corinthians. Com duas das maiores torcidas do mundo, os clubes paulistanos causam paixão e raiva em seus torcedores. Esse furacão de emoções é o tema de O Casamento de Romeu e Julieta (2005), comédia de Bruno Barreto estrelada por Marco Ricca (O Beijo do Vampiro) e Luana Piovani (O Quinto dos Infernos).
A trama do longa brinca com a icônica obra de William Shakespeare (1564-1616) para contar a história de amor entre o corintiano Romeu (Ricca) e a palmeirense Julieta (Luana). Apesar do ódio pelos clubes rivais, os dois se apaixonam e decidem enfrentar juntos a fúria da família.
Sucesso de crítica e público nos anos 2000, O Casamento de Romeu e Julieta ainda rendeu um dos melhores personagens da carreira de Luiz Gustavo (1934-2021). O eterno tio Vavá de Sai de Baixo (1996-2002) interpretou Alfredo Baragatti, pai de Julieta e palmeirense fanático. Seu sotaque italiano e sua personalidade quente são lembrados até hoje pelos torcedores do clube, e ele é usado em memes e vídeos relacionados ao Palmeiras.
O Casamento de Romeu e Julieta está disponível para assistir no serviço de streaming Pluto e para locação no Looke e Claro TV+.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?