FILMES E SÉRIES

Os Olhos de Tammy Faye

Divulgação/Star+

Crítica

Os Olhos de Tammy Faye provam que o Oscar adora uma transformação

O filme que deu o Oscar 2022 de melhor atriz a Jessica Chastain finalmente chega no Star+

Gabriela Franco

Gabi Franco

Um dos vencedores das principais categorias do Oscar 2022 finalmente estreia no Brasil. Nesta quarta (6), estreia no Star+ Os Olhos de Tammy Faye, de Michael Showalter (diretor da série Dropout) que deu à atriz Jessica Chastain o Oscar de melhor atriz, além de também levar o prêmio de melhor maquiagem e penteado.

O longa é baseado no casal de tele-evangelistas estadunidenses mais famosos dos anos 1970-80: Tammy Faye Bakker (Chastain) e Jim Bakker (Andrew Garfield), que juntos criaram a maior emissora de TV exclusivamente evangélica do mundo. Mas a história não para por aí. O casal também foi protagonista de um dos maiores escândalos financeiros e sexuais do mundo gospel, que inclui lavagem de dinheiro, traições, contratação de prostitutas entre outros delitos.

No entanto, a figura de Tammy Faye acabou ganhando destaque, muito por conta de seu porte extravagante, maquiagem carregada, carisma e magnetismo pessoal, mas principalmente por seu apoio e carinho pela comunidade LGBTQIA+. Em tempos de epidemia da AIDS, ela bateu de frente com líderes evangélicos conservadores de sua própria emissora, criando assim uma forte cisão entre os religiosos e a comunidade gay, que se estende até hoje.

Jessica Chastain muito além da maquiagem

Apesar do escândalo envolvendo o casal ter sido um evento que repercutiu muito nos EUA e não no resto do mundo, é impossível não ser pego nos meandros desta cinebiografia, que esquadrinha a ascensão e queda dos Bakker. Desde a origem humilde de ambos, o sonho legítimo de serem evangelizadores até a egotrip de virarem estrelas da televisão com participações em documentários, sitcoms e talk-shows, rumo a um fim trágico. É o tipo de história que nos cativa por completo.

O desempenho de Jessica Chastain é notório e mereceu o prêmio. Os trejeitos histriônicos, os jargões de autoajuda e o comportamento forçadamente altruísta e extremamente amável frente a toda e qualquer situação, acabam causando um misto de fascínio, espanto e dó no espectador. Sem contar a transformação física pela qual a atriz passou para encarnar uma personagem tão chamativa e destoante de sua própria figura. E sabemos o quanto a Academia adora esse tipo de coisa. Outro aspecto que chama a atenção na interpretação da atriz é sua performance como cantora, já que Faye ganhou diversos discos de ouro por vendas dos 35  álbuns gospel que gravou. 

Os olhos de Tammy Faye

Os Olhos de Tammy Faye

Um retrato rico e cativante da trajetória de um casal de tele-evangelistas

No final, Os Olhos de Tammy Faye é o retrato paradoxal de pessoas reais que perderam o rumo frente aos apelos do mundo. Expõe sem dó o machismo e intolerância de líderes religiosos e a violência exercida por homens colocados, erroneamente, acima de qualquer julgamento, além da solidão e silenciamento das mulheres no meio evangélico. Tammy Faye teve defeitos, como qualquer ser humano, mas seu apoio e compreensão em relação à comunidade LGBTQIA + foram genuínos e responsáveis por abrir diálogo entre gays e religiosos.

O longa foi baseado no documentário homônimo de Fenton Bailey e Randy Barbato, ambos produtores do reality show RuPaul’s Drag Race, e o elenco também conta com nomes como Cherry Jones (O Conto da Aia), Vincent D’Onofrio (Demolidor) e Fredric Lehne (O Rei do Show).

Leva que tá doce: Uma cinebiografia redondinha que revela toda riqueza e contradição de seus personagens principais.

Presta atenção, freguesia: Andrew Garfield não foi indicado por este filme, mas também não fica atrás. Manda muito bem.

Dois pelo preço de um: Ainda na pegada de líderes religiosos que se perdem no meio do caminho fica a série The Righteous Gemstones, na HBO Max

Os Olhos de Tammy Faye

Drama
14
Direção
Michael Showalter
Produção
Kelly Carmichael Jessica Chastain Gigi Pritzker Rachel Shane
Onde assistir
Star+
Elenco
Jessica Chastain
Andrew Garfield
Cherry Jones
Vincent D'Onofrio
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal