FILMES E SÉRIES

Capa do texto sobre onde ver os vencedores do Oscar 20222

Fotos: Divulgação / Arte: Tangerina

Oscar 2022

Onde assistir todos os filmes vencedores do Oscar 2022

Do vencedor do prêmio de melhor filme, No Ritmo do Coração, ao que faturou mais estatuetas, Duna, saiba onde encontrar os ganhadores do Oscar

Rafael Argemon
Rafael Argemon

Não conseguiu terminar a maratona dos finalistas do Oscar 2022? Não tem problema. Já que o prêmio mais famoso do cinema anunciou seus vencedores na noite deste domingo (27), você pode curtir agora sessões com os ganhadores da cobiçada estatueta.

Tem opções para todos os gostos: do grande vencedor da noite O Ritmo do Coração, passando pelo maior esnobado Ataque dos Cães, à ficção científica que conquistou tudo nas categorias técnicas: Duna.

E como a Tangerina está aqui pra facilitar a sua vida, reunimos todos os ganhadores e apontamos onde assistir aos filmes do Oscar 2022, seja no escurinho do cinema ou no sofá da sua casa, via plataformas de streaming disponíveis no Brasil.

Boa maratona cinéfila!

007 – Sem Tempo Para Morrer

Daniel Craig como o agente James Bond em cena de 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021)

Trailer do filme 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021)

O canto do cisne de Daniel Craig como James Bond

Despedida de Daniel Craig do papel do agente 007, Sem Tempo Para Morrer mostra um James Bond (Craig) já aposentado e desfrutando de uma vida tranquila na Jamaica até que recebe a visita de seu velho amigo da CIA Felix Leiter (Jeffrey Wright) pedindo sua ajuda para resgatar um cientista russo que desenvolveu uma perigosa arma biológica sequestrado pela maligna Spectre. Mas, claro, nem tudo é o que parece ser, e Bond terá de contar com a colaboração de um antigo amor, a psiquiatra Madeleine Swann (Léa Seydoux) e até da nova agente 007, Nomi (Lashana Lynch), para salvar o mundo.

  • Melhor canção original (No Time to Die – Billie Eilish)

Onde assistir: Now / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Amor, Sublime Amor

Cena da canção América, de Amor, Sublime Amor (2021)

Trailer de Amor, Sublime Amor (2021)

Steven Spielberg refilma o musical ganhador de 10 estatuetas do Oscar em 1962

Estreia do veterano Steven Spielberg em musicais, Amor, Sublime Amor é uma refilmagem de um clássico de 1961 que transporta a história de Romeu de Julieta para as ruas de Nova York na década de 1950. Recém-chegada à cidade, a porto-riquenha Maria (Rachel Zegler) encanta Tony (Ansel Elgort), um ex-líder de uma gangue de descendentes de irlandeses, os Jets, que acaba de sair da cadeira por quase matar um integrante de uma gangue rival. Mas esse amor é “proibido”, já que Maria é irmã de Bernardo (David Alvarez), líder dos Shark, que são inimigos mortais dos Jets, hoje comandados pelo melhor amigo de Tony, Riff (Mike Faist).

  • Melhor atriz coadjuvante (Ariana DeBose)

Onde assistir: Disney+

Ataque dos Cães

Smit McPhee e Benedict Cumberbatch em cena de Ataque dos Cães

Trailer de Ataque dos Cães (2021)

Um dos grandes favoritos, longa pode dar o segundo Oscar de direção a uma mulher

Filme com mais indicações no Oscar 2022, Ataque dos Cães subverte os códigos do faroeste para contar a história de Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), um caubói rude que largou a prestigiada Universidade de Yale para administrar a fazenda da família junto de seu irmão, o gentil George (Jesse Plemons). Quando George se casa com Rose (Kirsten Dunst), uma viúva dona de um humilde restaurante que se muda para a casa do Burbank, Phil passa a hostilizar ela e seu filho, o frágil estudante de medicina Peter (Kodi Smit-McPhee). 

  • Melhor direção (Jane Campion)

Onde assistir: Netflix

Cruella

Emma Stone em cena do filme Cruella (2021)

Trailer do filme Cruella (2021)

Live-action sobre vilã da Disney traz muito punk rock, moda e Emma Stone

Uma das mais criativas adaptações em live-action de um personagem das animações da Disney, Cruella “humaniza” a vilã de 101 Dálmatas (1961) ao contar sua história de origem. Antes de se tornar Cruella de Vil, a jovem Estella (Emma Stone) persegue seu sonho de se tornar uma estilista famosa em Londres. Órfã aos 12 anos, ela sobreviveu nas ruas da capital inglesa aplicando pequenos golpes com seus amigos/parceiros Horace (Paul Walter Hauser) e Jasper (Joel Fry). Até que ela conhece sua mentora/nêmesis a Baronesa (Emma Thompson), a designer de moda mais badalada de Londres.

  • Melhor figurino

Onde assistir: Disney+

Drive My Car

Capa da crítica do filme Drive My Car

Trailer do filme Drive My Car (2021)

Drive My Car é o primeiro filme japonês da história a concorrer ao Oscar de melhor filme

Vencedor na categoria melhor filme internacional do Oscar 2022, Drive my Car, dirigido pelo japonês Ryusyke Hamaguchi já acumulava em sua prateleira de prêmios o Bafta, o Critics Choice, o Spirit e o Gotham, além de ganhar os prêmios da crítica e do júri popular no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, em 2021. Baseado em um conto do célebre escritor Haruki Murakami, o filme conta a história de um diretor que é convidado a realizar uma montagem de Tio Vânia, do russo Anton Tchekhov, em um festival de teatro em Hiroshima. Ainda abalado pela morte de sua esposa, ele dividirá experiências preciosas com uma motorista contratada pela organização do festival.

  • Melhor filme internacional

Onde assistir: salas de cinema e Mubi (a partir de 1º de abril)

Duna

Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson em cena de Duna (2021)

Trailer do filme Duna (2021)

Ópera intergaláctica de Denis Villeneuve promete passar a rapa nas categorias técnicas

Baseado na famosa série de livros de Frank Herbert, o filme dirigido pelo canadense Denis Villeneuve se passa em um futuro bem distante, quando o Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), regente do planeta Caladan, é designado pelo imperador a administrar o desértico planeta de Arrakis, que até pouco era explorado por outro clã nobre, os Harkonen. Acompanhando o Duque Leto estão sua concubina, Lady Jessica (Rebecca Fergunson) e seu filho Paul Atreides (Timothée Chalamet). Ela já fez parte de uma ordem religiosa chamada Bene Gesserit, que acredita que Paul está destinado a ser um tipo de messias de uma nova era. 

  • Melhor fotografia (Greig Fraser)
  • Melhor trilha sonora (Hans Zimmer)
  • Melhor Edição (Joe Walker)
  • Melhor design de produção (Patrick Vermette)
  • Melhor som
  • Melhores efeitos visuais

Onde assistir: HBO Max / Apple TV (para alugar)

Encanto

Cena da Animação Encanto (2021)

Trailer da animação Encanto (2021)

Músicas do hypado Lin-Manuel Miranda são a grande atração desta animação da Disney

Inspirada no realismo fantástico latino-americano, um movimento literário que teve o colombiano Gabriel García Márquez como um de seus grandes expoentes, a animação da Disney conta a história dos Madrigais, uma família que vive em uma casa mágica em Encanto, um lugar extraordinário nas montanhas da Colômbia. A magia do local deu para cada criança Madrigal um dom especial, como super força ao poder de cura. Exceto uma delas: Mirabel, que, por conta disso, se sente deslocada. Porém, quando Encanto está em perigo, Mirabel se torna a última esperança da família para salvar o lugar.

  • Melhor animação em longa-metragem

Onde assistir: Disney+

King Richard: Criando Campeãs

Will Smith, Aunjanue Ellis, Mikayla Lashae Bartholomew, Saniyya Sidney, Daniele Lawson e Demi Singleton em cena de King Richard: Criando Campeãs (2021)

Trailer do filme King Richard: Criando Campeãs

A grande chance de Will Smith conseguir o tão sonhado Oscar de melhor ator

Cinebiografia do polêmico Richard Williams, pai das tenistas Venus e Serena Williams, King Richard aposta no formato “oscarizável” para emplacar a estatueta de melhor ator para Will Smith, mas pode até surpreender com Aunjanue Ellis como sua esposa. Richard desenvolveu um rígido plano de carreira para as filhas ainda crianças. Enquanto trabalha como segurança à noite, de dia ele se divide em treinar as garotas em uma quadra deteriorada na pobre e violenta região de Compton, em Los Angeles, e conseguir um treinador profissional para elevá-las a um outro nível técnico.

  • Melhor ator (Will Smith)

Onde assistir: HBO Max e Now / Looke, Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

No Ritmo do Coração

Emilia Jones como Ruby Rossi em cena do filme No Ritmo do Coração (2021)

Trailer do filme No Ritmo do Coração (2021)

O filme mais gostosinho de 2021 vai te pegar pelo coração

Remake americano do francês A Família Bélier (2014), No Ritmo do Coração conta a história de Ruby Rossi (Emilia Jones), uma garota que é a única ouvinte em uma família de surdos dividida entre ajudar seu pai pescador e seguir uma carreira na música.

  • Melhor filme
  • Melhor ator coadjuvante (Troy Kotsur)
  • Melhor roteiro adaptado

Onde assistir: Amazon Prime Video / Looke, Apple TV e Google Play (para alugar)

Os Olhos de Tammy Faye

Os Olhos de Tammy Feye

Jessica Chastain em Os Olhos de Tammy Faye

Divulgação/Fox

Cinebiografia baseada em um documentário de mesmo nome sobre Tammy Faye, apresentadora de TV evangélica dos Estados Unidos que se notabilizou por divergir da maior parte de seus colegas de profissão com mensagens de tolerância e amor à comunidade LGBTQIA+ e a portadores do vírus da AIDS nos anos 1980. O destaque fica por conta de Jessica Chastain, que, além de passar por uma grande transformação para viver a protagonista do filme, também foi responsável por sua produção.

  • Melhor atriz (Jessica Chastain)

Onde assistir: Star+ (a partir de 6 de abril)

Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)

Show da banda The Fifth Dimension no documentário Summer of Soul (...ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada) (2021)

Trailer de Summer of Soul (2021)

Documentário imperdível sobre um grande festival de música negra esquecido por décadas

À primeira vista, Summer of Soul parece apenas um documentário musical para se aproveitar trechos de shows de grandes nomes da soul music/blues/funk/gospel, como Stevie Wonder, Mahalia Jackson, Sly and the Family Stone, B.B. King, Gladys Knight & the Pips, Mavis Staples, The Fifth Dimension, entre outros. Mas é muito mais do que isso. É um registro notável sobre uma história que quase foi apagada da memória até de quem esteve fisicamente presente no Harlem Cultural Festival, que aconteceu durante os dias 29 junho e 24 de agosto de 1969, no Mount Morris Park, no Harlem (Nova York). Um festival que celebrou a cultura negra norte-americana em uma época de grande repressão por parte do establishment branco dos EUA.

  • Melhor documentário em longa-metragem

Onde assistir: salas de cinema

The Long Goodbye

Riz Ahmed em cena do curta The Long Goodbye (2021)

The Long Goodbye

Assista ao filme completo (falado em inglês com legendas em inglês)

Co-escrito pelo ator Riz Ahmed, que também estrela o curta, The Long Goodbeye retrata uma família de imigrantes indianos surpreendida por uma onda de violentos protestos xenofóbicos com consequências trágicas.

  • Melhor curta-metragem em live-action

The Queen of Basketball

Lusia Harris em cena do curta documental The Queen of Basketball

The Queen of Basketball

Assista ao filme completo (falado em inglês com legendas em inglês)

Episódio da série Op-Docs, do jornal New York Times, The Queen of Basketball retrata a trajetória vencedora de Lusia Harris, uma atleta pioneira que se tornou um fenômeno do basquete na década de 1970. Ela fez história como a primeira mulher a marcar uma cesta nas Olimpíadas, em Montreal (1976), além de ter sido a primeira e única mulher a ser escolhida por um time no draft da NBA. Evento de recrutamento de jogadores para a liga americana de basquete.

  • Melhor documentário em curta-metragem

The Windshield Wiper

Cena do curta The Windshield Wiper

The Windshield Wiper

Assista ao filme completo (falado em inglês com legendas em inglês)

Responder uma pergunta que parece simples é o mote da trama da animação de Alberto Mielgo. Afinal de contas, o que é o amor?, se questiona um homem sozinho em um café. Ao tentar chegar a uma conclusão, somos apresentados a várias vinhetas com situações sobre o tema.

  • Melhor animação em curta-metragem
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?