Reprodução/eOne
A Vue, cadeia de cinemas do Reino Unido, cancelou sessões programadas para a exibição de Dashcam, filme de terror considerado ofensivo
A exibidora britânica Vue, importante cadeia de cinemas do Reino Unido, cancelou sessões programadas para a exibição de Dashcam (2022), filme de terror que estrearia no mercado local nesta sexta-feira (3). Descrito como “ofensivo” por parte do público que já o assistiu, o longa é um dos títulos mais polêmicos a entrar em cartaz em 2022.
Dashcam fez a sua primeira exibição em outubro do ano passado, durante o Festival de Filmes de Londres. Na ocasião, jornalistas relataram ser “um dos filmes de terror mais polarizadores dos últimos anos”.
A polêmica sobre o cancelamento chegou em Rob Savage, diretor do longa. Em seu perfil oficial no Twitter, ele compartilhou um e-mail enviado por um funcionário da Vue a um consumidor.
“A Vue Cinemas cancelou nossas sessões de Dashcam porque aparentemente o filme é muito ofensivo. Se isso não te faz querer assistir a esse filme, o que fará?”, escreveu o cineasta.
No e-mail, o funcionário da exibidora explica ao consumidor os motivos do cancelamento e justifica a decisão dizendo que o conteúdo de Dashcam pode “ofender a audiência”.
“Obrigado por sua pergunta sobre o Dashcam. Recebi feedback de nossa equipe de exibição e eles decidiram que não exibiremos Dashcam em nenhum de nossos locais devido ao conteúdo do filme, que pode ofender nosso público. Nós da Vue acreditamos na diversidade, e qualquer filme que possa ofender o público podemos decidir não mais exibir no último segundo e sem aviso prévio. Lamento que este não seja o resultado que você estava procurando”, diz o texto.
Gravado apenas com câmeras de iPhone, o longa conta a história da musicista Annie (Annie Hardy) que, em depressão pelo estilo de vida durante a pandemia de Covid-19, decide quebrar a quarentena e pegar o carro para encontrar uma colega de banda. Annie, então, decide transmitir ao vivo todo o seu percurso, mas acaba enfrentando perigos assustadores no caminho.
Em comunicado oficial enviado ao jornal The Independent, a Vue negou que tenha cancelado as sessões por conteúdo ofensivo e explicou que tomou tal decisão apenas por questões comerciais.
“Nossa decisão de não exibir Dashcam foi tomada puramente pelas condições comerciais não serem viáveis. No momento, estamos investigando a causa da informação incorreta sobre nossa justificativa para não exibir este filme e pedimos desculpas por qualquer confusão que isso tenha causado.”
Confira abaixo na íntegra a mensagem de Savage sobre o cancelamento do longa:
Dashcam
Assista ao trailer
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?