Reprodução/Instagram
Cineasta se inspirou nas próprias compulsões para escrever e dirigir Desapega!, comédia estrelada por Maisa, Gloria Pires e Marcos Pasquim
Hsu Chien é o homem por trás de várias comédias nacionais, como Ninguém Entra, Ninguém Sai (2017), Me Tira da Mira (2022) e, mais recentemente, Desapega!. Em uma divertida história sobre compradores compulsivos, o cineasta se inspirou em si próprio e ainda teve a ajuda de um elenco de astros para abrilhantar a obra.
Desapega! é protagonizado por Gloria Pires, Marcos Pasquim e Maisa Silva. A trama gira em torno de Rita (Gloria Pires), uma consumista que está com seu vício controlado e é convidada para comandar um grupo de apoio a compradores compulsivos, tentando ajudá-los a sair dessa situação.
Hsu Chien admite que ele mesmo é um comprador compulsivo. Em sua casa, há uma gigantesca coleção de DVDs, VHS e bonecos –que ele considera até uma espécie de acumulação. Por isso, o roteiro do filme toca em pontos sensíveis de maneira cômica, mas tenta retratar o vício em compras com seriedade, como uma condição preocupante.
“Temos que tomar muito cuidado com a questão dos compulsivos e com pessoas que têm essas questões”, pontua o cineasta em entrevista à Tangerina. “Não podemos fazer zoação em cima dessas características, nem sacanear esses personagens dentro dessas questões. Eu não gostaria, então tem que ser de uma forma humana, levando em conta o drama que existe para cada personagem.”
Um ponto importante para Hsu Chien foi não estereotipar os personagens. “Eu me baseei em mim mesmo nessa história, sou homem e a maioria dos meus amigos compulsivos também são. Obviamente, eu quis tirar esse estereótipo de que só as mulheres aproveitam uma promoção na rua –não existe isso”, explica.
Desapega! também foi uma maneira de o diretor expressar uma inquietação sobre a nova geração. Na trama, Otávio (Marcos Pasquim) precisa lidar com o fato de que seu patrão contratou jovens para serem treinados no escritório de contabilidade no qual trabalha e que o sistema antigo será substituído por um novo e mais moderno, sendo que ele tem apego até à própria cadeira, que está caindo aos pedaços.
Para Hsu Chien, é uma forma de mostrar que o velho e o novo podem coexistir e serem benéficos um para o outro. “É alguém com uma certa idade e experiência que começa a se sentir ameaçado pela nova geração. É importante trazer a mensagem de que não adianta você tentar se afastar, você tem que abraçar, porque um ajuda o outro, há uma troca”, acrescenta.
O filme Desapega! está em cartaz nos cinemas brasileiros desde quinta-feira (9).
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?