(Foto: Divulgação/Netflix)
O suspense psicológico se inspira em histórias reais chocantes sobre a indústria de adolescentes rebeldes
Desobedientes (Wayward) é a nova minissérie de suspense da Netflix, criada e estrelada por Mae Martin, que estreou nesta semana no serviço de streaming. Ambientada no ano de 2003, a série mergulha nos segredos sombrios de uma pequena cidade fictícia em Vermont, Tall Pines. Mas será que a trama é inspirada em uma instituição real?
A história começa com a chegada do policial Alex Dempsey (Mae Martin) e sua esposa grávida, Laura (Sarah Gadon), à comunidade arborizada de Tall Pines. Dempsey, que é assombrado por um passado conturbado e busca a vida familiar “nuclear” que sempre o seduziu, espera encontrar estabilidade na cidade. No entanto, ele logo se sente como o público –questionando quem é quem e se deve confiar nos habitantes.
O epicentro do mistério é a Tall Pines Academy, um internato destinado a “adolescentes problemáticos”, dirigido por sua enigmática fundadora e líder, Evelyn (Toni Collette). Evelyn, que também é o coração pulsante da própria cidade, exala uma energia maternal inabalável, mas esconde um lado sombrio, frio e implacável, usando a empatia para manipular as pessoas e proteger o que construiu.
Dempsey rapidamente começa a suspeitar que há algo de errado com a academia. Sua investigação se aprofunda quando ele encontra duas novas estudantes, Abbie (Sydney Topliffe) e Leila (Alyvia Alyn Lind), que chegam a Tall Pines Academy e estão desesperadas para escapar das restrições e práticas brutais da instalação. Alex enxerga as duas adolescentes como a chave para desenterrar os segredos podres de Tall Pines.
Assista ao trailer de Desobedientes:
Embora Desobedientes seja uma história de ficção, e Tall Pines Academy seja uma instituição fictícia, o suspense psicológico se baseia em histórias reais chocantes sobre a indústria de adolescentes problemáticos.
Mae Martin, além de protagonista, revelou que se inspirou em suas próprias experiências como um “adolescente desobediente” no início dos anos 2000, e principalmente na vivência de sua melhor amiga, Nicole, que foi enviada a um desses institutos aos 16 anos.
As histórias de Nicole, que se tornou consultora da série, revelaram a Martin que as origens dessas instituições muitas vezes vêm de grupos de autoajuda e cultos dos anos 1970.
A pesquisa de Martin incluiu o estudo do movimento religioso Synanon, um culto de autoajuda fundado em 1958 por Charles Dederich (1913-1997). Synanon transformou-se e foi uma das sementes da chamada “indústria de adolescentes rebeldes/problemáticos“. A série apresenta táticas inspiradas nesse culto, como a sessão de “Hot Seat” (Cadeira Quente) vista no episódio três, onde os participantes humilham verbalmente um colega antes de abraçá-lo, espelhando o “Synanon game”.
Mae Martin como Alex Dempsey
Foto: Divulgação/Netflix
O elenco da minissérie é liderado por:
O elenco de Desobedientes também inclui Brandon Jay McLaren como Andrews, o parceiro de Dempsey na polícia; Tattiawna Jones como Rabbit, uma das principais funcionárias da academia; Joshua Close como Duck, outro membro de alto escalão da equipe; e Patrick J. Adams como Wyatt Turner, uma figura importante do passado das meninas que esconde algo sinistro. Entre os adolescentes da Tall Pines Academy estão Isolde Ardies como Stacey, Gage Munroe como Riley, e John Daniel como Rory.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?