Divulgação/HBO
Com mais de um indicado por categoria, a série da HBO poderá levar no máximo sete estatuetas entre suas 25 nomeações ao Oscar da TV
Série mais indicada ao Emmy 2022, com 25 nomeações, Succession começou sua caminhada na premiação com o pé errado. Durante o fim de semana, foram realizadas duas noites das categorias técnicas do Oscar da TV, e a produção da HBO ganhou apenas uma estatueta entre as 13 indicações que tinha recebido.
As derrotas mais chocantes vieram nas duas categorias de convidados de atuação em drama, nas quais Succession tinha emplacado nove dos 12 indicados. Entre os atores, concorriam Adrien Brody (Josh Aaronson), James Cromwell (Ewan Roy), Arian Moayed (Stewy Hosseini) e Alexander Skarsgård (Lukas Matsson). Todos perderam para Colman Domingo, de Euphoria.
Para as atrizes convidadas em série de drama, Succession tinha mais três concorrentes: Hope Davis (Sandi Furness), Sanaa Lathan (Lisa Arthur) e Harriet Walter (Lady Caroline Collingwood). Elas levaram a pior para Lee You-mi, de Round 6.
A produção sobre os dramas da família Roy levou apenas o Emmy de melhor escalação de elenco em série de drama, para Avy Kaufman e Francine Maisler. Não é para menos: a dupla consegue nomes tão bons que Succession quebrou o recorde de indicações para atores de uma série em um ano, com nada menos do que 14 nomes de seu elenco lembrados pelos votantes.
O recorde de nomeações para o elenco de uma série de drama pertencia a West Wing: Nos Bastidores do Poder (1999-2006), que tinha conseguido 12 nomes em 2002. Na ocasião, Allison Janney venceu como melhor atriz, e John Spencer (1946-2005) e Stockard Channing levaram as estatuetas de coadjuvante.
Neste ano, Succession é representada em quase todas as categorias de atuação em drama: só ficou de fora de melhor atriz, pelo fato de não ter nenhuma inscrita no quesito. Para melhor ator, concorrem Brian Cox (Logan Roy) e Jeremy Strong (Kendall Roy). Em atriz coadjuvante, Sarah Snook (Shiv Roy) e J. Smith-Cameron (Gerri Kellman). Entre atores coadjuvantes, são três: Nicholas Braun (Greg Hirsch), Kieran Culkin (Roman Roy) e Matthew Macfadyen (Tom Wambsgans).
O recorde é uma faca de dois gumes para a produção da HBO. Mesmo que vença todas as categorias a que concorre na premiação principal, marcada para a próxima segunda (12), a série só pode levar seis das 12 indicações que ainda tem: melhor série de drama, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção e roteiro. Ou seja, de suas 25 nomeações, o máximo de prêmios que Succession levará para casa é sete.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?