Foto: Divulgação/Netflix
Custos altos, material escasso e acusações contra Neil Gaiman: os motivos para o fim da série Netflix
A adaptação da Netflix de Sandman, baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman, chegou ao fim após sua segunda temporada. Longe de ser um fenômeno de audiência, como Wandinha, Stranger Things e Round 6, a série foi elogiada por sua qualidade. Uma continuação era defendida por fãs da trama, que lamentam o fato de outras produções piores terem vida longa. Mas quais os motivos do cancelamento? A Tangerina te explica.
A principal razão para o encerramento de Sandman após a segunda temporada é de natureza criativa e está ligado diretamente ao material-fonte. O showrunner Allan Heinberg afirmou que a série sempre se concentrou exclusivamente na história de Sonho (Morfeu), o protagonista. Já em 2022, ao revisar o material remanescente das histórias em quadrinhos focado em Sonho, a equipe percebeu que havia história suficiente para apenas mais uma temporada.
No entanto, os primeiros volumes dos quadrinhos de Sandman continham edições muito curtas, com cerca de 17 ou 18 páginas, o que levou a adaptação a consumir o material fonte mais rapidamente do que o previsto. Além disso, a Netflix solicitou que o foco principal fosse em Morfeu, levando à remoção de alguns arcos onde ele tinha pouca participação.
A produção da segunda temporada, que começou a ser filmada em 2023, já tinha a intenção de ser a última antes mesmo do início das gravações. A revelação de personagens escalados para a segunda temporada em maio de 2024 também indicava que a série estava se aproximando do final dos quadrinhos mais cedo do que os fãs esperavam.
A equipe criativa buscou dar um desfecho orgânico à série, tornando a segunda temporada menos episódica e com um enredo mais claro em comparação com a primeira.
Jantar de família em Sandman
(Foto: Divulgação/Netflix)
A série era cara. Relatos de 2022 indicavam que cada episódio tinha um orçamento que chegava a US$ 15 milhões (R$ 81 milhões). A adaptação de certas edições avulsas dos quadrinhos também se mostrou cara.
Embora a confirmação do fim da série tenha ocorrido após essas acusações, que vieram à tona em um podcast em julho de 2024, fontes próximas à produção já indicavam em meados de 2023 que o plano era encerrar Sandman na segunda temporada. Ou seja, a decisão de cancelar a série foi tomada antes das alegações serem publicadas.
Ainda assim, as acusações provavelmente contribuíram para a decisão final, mesmo que não tenham sido o único motivo. Após as denúncias, Gaiman se afastou de outros projetos, como a temporada final de Good Omens e um filme de O Livro do Cemitério, da Disney, além de ter sido dispensado de sua editora de quadrinhos e ter um musical de Coraline cancelado. A Netflix, contudo, não se pronunciou sobre as acusações contra Gaiman.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?