Divulgação/Lucasfilm
Liam Neeson estreou na franquia em A Ameaça Fantasma (1999), que no cânone marca o início da saga da família Skywalker
A morte de Qui-Gon Jinn em Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999) ainda incomoda Liam Neeson, mesmo após mais de duas décadas. Em entrevista à revista GQ, o ator demonstrou insatisfação com a forma como seu personagem foi derrotado no duelo contra Darth Maul (Ray Park).
“Se eu sou esse mestre Jedi, como é que caio num truque tão bobo?”, disparou Neeson. “Meu personagem caiu naquele ‘vou atingir seu rosto… ops, era seu estômago!’ Por favor, que tipo de mestre Jedi é esse?”, ironizou, sem esconder a frustração.
Na trama, o cavaleiro Jedi é fatalmente ferido pelo sabre duplo do vilão em uma das cenas mais memoráveis do prelúdio dirigido por George Lucas. A morte do personagem, no entanto, nunca agradou o ator, que esperava um desfecho mais digno.
A reclamação de Neeson reabre o debate entre fãs da franquia sobre o destino de Qui-Gon. Muitos ainda consideram a cena icônica, mas reconhecem que o personagem merecia mais destaque, especialmente por sua importância na trajetória de Anakin Skywalker.
Liam Neeson em Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999)
Divulgação/Lucasfilm
Apesar das críticas, o ator já retornou à franquia em participações especiais. Ele emprestou sua voz para a versão animada de Qui-Gon e fez uma breve aparição em Obi-Wan Kenobi (2022), série do Disney+.
No entanto, o próprio ator detonou o excesso de spin-offs da franquia. Mesmo retornando ao papel após 23 anos de ausência, Neeson acredita que tantos títulos acabam com a magia dessas histórias.
Neeson estreou na franquia em Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma, que no cânone marca o início da saga da família Skywalker. A participação foi breve pois seu personagem não sobrevive aos eventos do filme, mas o ator passou as décadas seguintes sendo questionado sobre um possível retorno.
Mesmo com o clamor dos fãs, Neeson sempre negou a possibilidade de voltar a interpretar Qui-Gon Jinn. O ator “quebrou” a promessa ao fazer pequenas participações em Obi-Wan Kenobi e Star Wars: Histórias dos Jedis, mas continua determinado em não retornar a menos que realmente valha a pena.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?