(Foto: Divulgação/Apple TV+)
Séries da Apple TV+ e da HBO Max se destacam na lista do Oscar da TV dos Estados Unidos
Os indicados ao Emmy 2025 foram anunciados nesta terça-feira (15), com a cerimônia de premiação marcada para 14 de setembro de 2025, em Los Angeles. Neste ano, a série Ruptura (Severance), da Apple TV+, se destacou, liderando todas as produções com impressionantes 27 indicações.
Entre as comédias que concorrem ao Oscar da TV dos Estados Unidos, O Estúdio (The Studio), também da Apple TV+, empatou o recorde de mais indicações para uma série cômica em um único ano, com 23 nomeações, igualando a terceira temporada de O Urso (The Bear), de 2024.
No panorama geral das emissoras e serviços de streaming, a HBO Max liderou o Emmy, com um total de 142 indicações, superando seu próprio recorde anterior.
Entre as séries dramáticas indicadas, figuram Andor, Paradise, A Diplomata, The Pitt, Ruptura, The Last of Us, Slow Horses e The White Lotus. Ruptura já possui dois Emmys de 2022, enquanto The Last of Us conquistou oito Emmys em 2023 e The White Lotus acumula 15 Emmys em sua trajetória.
Nos destaques de atuação, Pedro Pascal (The Last of Us), Adam Scott (Ruptura), e Gary Oldman (Slow Horses) estão entre os indicados a Melhor Ator em série dramática. O brasileiro Wagner Moura não foi indicado. Keri Russell (A Diplomata), Britt Lower (Ruptura) e Bella Ramsey (The Last of Us) concorrem a Melhor Atriz em Série Dramática.
No gênero comédia, as séries Abbott Elementary, Hacks, O Urso, Ninguém Quer, Only Murders in the Building, Falando a Real, O Estúdio e O Que Fazemos nas Sombras estão na disputa. Hacks busca repetir a vitória de 2024, quando ganhou nas categorias de série, roteiro e atriz principal.
A categoria de Melhor Série Limitada ou Antologia apresenta Adolescência, Black Mirror, Morrendo por Sexo, Monstros: Irmãos Menendez e Pinguim.
A atriz Kathy Bates, de 77 anos, tornou-se a mulher mais velha indicada na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática por seu papel em Matlock. Já Harrison Ford, aos 83 anos, recebeu sua primeira indicação ao Emmy por seu papel coadjuvante na comédia Falando a Real, sendo o segundo mais velho indicado na história da categoria de Ator Coadjuvante em Comédia.
Houve algumas mudanças de regras para esta edição. Uma alteração significativa foi implementada nas categorias de Ator/Atriz Convidado(a), impedindo que artistas que já foram nomeados ou venceram em categorias principais ou de coadjuvante possam concorrer novamente como convidado(a) no mesmo papel em anos futuros.
Além disso, nas categorias de direção do Emmy, agora é permitido que um indivíduo ou equipe submeta múltiplos trabalhos, desde que sejam para programas diferentes.
Adam Scott e Britt Lower em cena de Ruptura
Divulgação/Apple TV+
Melhor série dramática
Melhor série cômica
Melhor série limitada ou antologia
Melhor ator em série dramática no Emmy
Melhor atriz em série dramática
Melhor ator coadjuvante em série dramática
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Melhor ator em série cômica
Melhor atriz em série cômica
Melhor ator coadjuvante em série cômica
Melhor atriz coadjuvante em série cômica
Melhor ator em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor atriz em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor ator coadjuvante em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor atriz coadjuvante em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor ator convidado em série dramática
Melhor atriz convidada em série dramática
Melhor ator convidado em série cômica
Melhor atriz convidada em série cômica
Melhor direção em série dramática
Melhor direção em série cômica
Melhor direção em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor roteiro em série dramática
Melhor roteiro em série cômica
Melhor roteiro em série limitada, antologia ou telefilme
Melhor Reality
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?