Divulgação/Marvel Studios
Ator interpretou o vilão Arthur Harrow na série do Disney+ e defendeu lendas como Scorsese e Coppola
Ethan Hawke, intérprete do vilão Arthur Harrow em Cavaleiro da Lua (2022), criticou a relação da Marvel Studios com diretores. O ator de 51 anos abordou a polêmica envolvendo cineastas consagrados como Martin Scorsese (Taxi Driver) e Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) e suas críticas aos filmes do estúdio.
Na visão de Hawke, esta relação conturbada entre as duas partes se deve às diferenças no trato da Marvel com diretores e atores. Para o ator, o estúdio acaba priorizando um pouco mais os talentos na frente das câmeras.
“Eu sei que isso faz algumas pessoas pensarem que eles [diretores] estão ultrapassados, mas eles não estão. Esse grupo de pessoas [Marvel] é extremamente amigável com os atores, e eles podem não ser amigáveis com os diretores. Pode ser isso o que Scorsese e Coppola estão falando”, argumentou o astro em entrevista ao site IndieWire.
Sem querer ser envolvido na treta entre diretores, Marvel e a legião de fãs do estúdio, Hawke reforçou a importância de artistas como Scorsese para a indústria cinematográfica. Para explicar o seu ponto, o astro pontuou que é importante questionar estas obras, mas que não é possível as comparar com grandes clássicos do cinema.
“Se pessoas como Scorsese e Coppola não vierem dizer suas verdades sobre como existem coisas mais importantes do que ganhar dinheiro, quem irá?”, explicou o ator.
“É fácil para eles dizer, mas precisa ser alguém da comunidade dizendo: ‘Ei, pessoal, não é Fanny e Alexander [1982]”, acrescentou Hawke, citando o longa vencedor de quatro Oscars dirigido pelo icônico cineasta Ingmar Bergman (1918-2007).
“Se você continuar revisando esses filmes que são basicamente feitos para jovens de 14 anos, como Fanny e Alexander ou Luz de Inverno [1963], então quem diabos vai fazer Luz de Inverno? Eu aprecio profissionais mais velhos lembrando às pessoas para não colocar a barra [de qualidade] muito baixa.”
No caso dos filmes do Marvel Studios, Ethan Hawke elogiou a maneira como o chefão Kevin Feige criou todo um universo compartilhado e fez da sua parceria com Robert Downey Jr., intérprete do Homem de Ferro, um fenômeno global.
“Acho que Kevin Feige teve uma grande parceria com Robert Downey Jr. e ele entendeu que a paixão de Downey [pelo personagem] era uma grande parte do sucesso. Quando os atores estão empolgados com um papel, o público fica empolgado em assisti-los. Feige entendeu o algoritmo, então eles são extremamente respeitosos com o processo. A melhor coisa sobre Cavaleiro da Lua, para mim, foi a performance de Oscar [Isaac]. É uma coisa louca que acontece quando se tem um orçamento gigante. Um desempenho bem fora do comum”, finalizou.
Todos os episódios de Cavaleiro da Lua estão disponíveis no Disney+. Além de Ethan Hawke e Oscar Isaac, o elenco também conta com May Calamawy, F. Murray Abraham, Ann Akinjirin e David Ganly.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?