Divulgação/Prime Video
Documentário sobre o último espetáculo de Paulo Gustavo chega ao Prime Video e emociona ao mesmo tempo em que faz rir
Paulo Gustavo (1978-2021) rodou o Brasil para uma última homenagem à sua mãe, Déa Lúcia, imaginando que seria uma forma de agradecê-la, ainda em vida, por ser sua maior inspiração. Ele não imaginava, porém, que o espetáculo seria seu último e grandioso trabalho, que acabou se transformando em um emocionante documentário.
O registro da turnê derradeira está em Filho da Mãe, que estreia nesta sexta-feira (16) no Prime Video. O filme reúne momentos de intimidade do humorista, bastidores de sua última passagem pelos teatros e depoimentos de familiares e amigos sobre quem realmente era Paulo Gustavo por trás de dona Hermínia e de tantos outros personagens que marcaram o público.
Construído sob o olhar sensível e emocionado da amiga Susana Garcia, Filho da Mãe é um fechamento de ciclo digno para um artista que conquistou multidões por todo o Brasil.
As cenas são cruas –foram obtidas a partir de mais de 600 horas de material bruto, que o próprio Paulo Gustavo resolveu gravar antes de sua partida. A ideia inicial do humorista era que Filho da Mãe se tornasse uma série que, segundo o viúvo Thales Bretas, já tinha até sete episódios editados. Mas a morte de Paulo fez com que tudo virasse de ponta-cabeça e o projeto se transformasse em uma grande homenagem a quem ele foi –mas, principalmente, a dona Déa, a grande inspiração de todos os principais trabalhos de sua vida.
No longa, Paulo Gustavo transborda a alegria que sempre transmitiu em frente às câmeras. Ainda assim, se mostra um artista, filho, pai, amigo e marido preocupado, sempre colocando os outros à frente de suas necessidades.
Sem a intenção de ser engraçado, o documentário naturalmente o é. O motivo é o fato de Paulo Gustavo ser um verdadeiro gênio do humor, e suas últimas gravações em vida transmitem a exata alegria que ele sempre fez questão de transmitir.
Ainda assim, amigos e parentes não conseguem conter a emoção ao relembrar os momentos vividos ao lado do artista. O longa aborda aspectos da vida familiar, do romance e da carreira do artista. O espetáculo musical com a mãe guia a história como pano de fundo, assim como o amor que Paulo levava para as pessoas ao seu redor. É inevitável, para quem acompanhou a ascensão de Paulo Gustavo, cair em lágrimas em alguns momentos.
O filme eterniza o legado de um humorista que entrou em tantos lares brasileiros e fez com que pais e mães abraçassem seus filhos como são. Filho da Mãe é um presente aos fãs, um abraço apertado de despedida de alguém que foi tão cedo, mas que deixou sua marca na história.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?