FILMES E SÉRIES

Jesse Eisenberg em cena de A Rede Social, filme sobre Facebook

(Foto: Divulgação/Columbia TriStar)

15 Anos

O filme que mostrou o lado sombrio do Facebook faz aniversário

Quinze anos depois, A Rede Social continua sendo um retrato afiado do poder e dos perigos por trás da tecnologia

Victor Cierro
Victor Cierro

A Rede Social completa 15 anos nesta quarta-feira (1º). O longa de David Fincher escancarou a ascensão de Mark Zuckerberg e o nascimento do império chamado Facebook. Mais do que contar a história de uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, o filme revelou as traições, os processos judiciais e os conflitos que marcaram a criação da rede social mais influente do século 21. Não à toa, a produção foi indicada a oito Oscars e venceu três, incluindo melhor roteiro adaptado para Aaron Sorkin.

Baseado no livro Bilionários por Acaso, de Ben Mezrich, o longa acompanha Zuckerberg (Jesse Eisenberg) desde sua época em Harvard, quando teve a ideia de criar uma plataforma online que conectasse pessoas. O que parecia apenas um projeto universitário cresceu de forma meteórica, levando o jovem programador a se tornar o bilionário mais jovem da história. Mas junto com o sucesso, vieram disputas legais e problemas pessoais.

Entre os principais atritos está a relação com Eduardo Saverin (Andrew Garfield), amigo e cofundador do Facebook. Inicialmente responsável pelo financiamento do site, ele foi sendo deixado de lado à medida que investidores como Sean Parker (Justin Timberlake) entravam em cena. A situação culminou em uma das cenas mais intensas do filme, quando Saverin descobre que sua participação na empresa havia sido diluída a menos de 1% sem seu conhecimento.

A Rede Social também mostra a briga judicial com os irmãos Winklevoss (Armie Hammer), que acusaram Zuckerberg de roubar sua ideia original. Todos esses conflitos deram ao longa o tom de thriller jurídico e humano, transformando uma história de tecnologia em um drama sobre ambição, amizade e poder.

Jesse Eisenberg e Andrew Garfield em cena de A Rede Social, filme sobre o Facebook

Jesse Eisenberg e Andrew Garfield em cena de A Rede Social

(Foto: Divulgação/Columbia TriStar)

Facebook tem história cativante

O impacto do filme foi imediato: além de prêmios e elogios da crítica, a produção se tornou referência para retratar o lado sombrio do Vale do Silício. Eisenberg recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator, enquanto Garfield foi aclamado, mas acabou ignorado pela Academia. A Rede Social acumulou 96% no Rotten Tomatoes. Inclusive, a narrativa envolvente, a trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross e a direção precisa de Fincher consolidaram o filme como um dos melhores da década.

E a história ainda não acabou. A Sony confirmou que a aguardada sequência, intitulada The Social Reckoning, chega aos cinemas em outubro de 2026. O novo filme terá roteiro e direção de Aaron Sorkin e contará com nomes como Jeremy Strong (Succession), Jeremy Allen White (O Urso) e Mikey Madison (Anora). A trama vai explorar uma fase mais recente do Facebook, marcada por denúncias de manipulação de dados e polêmicas envolvendo Frances Haugen, ex-funcionária que expôs segredos da empresa.

Assim, o filme que revelou o nascimento turbulento da maior rede social do mundo segue atual e necessário. Quinze anos depois, A Rede Social continua sendo um retrato afiado do poder — e dos perigos — por trás da tecnologia que molda nossas vidas. A produção sobre Facebook está disponível no Mercado Play.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?