FILMES E SÉRIES

Gregorio Duvivier e Fabio Porchat

Divulgação/Porta dos Fundos

HEREGES?

Do rock e de Lego: Jesus em 5 versões diferentes para o Corpus Christi

Jesus Cristo já foi representado no cinema e na TV de diversas maneiras. Para o feriado de Corpus Christi, que tal versões bem diferentes da bíblica?

Luciano Guaraldo

Está aproveitando o feriado de Corpus Christi para atualizar sua lista de filmes? Que tal assistir a algumas produções ligadas à temática do dia, mas sem correr o risco de cair na evangelização típica do gênero religioso?

Afinal, Jesus já teve sua história contada tantas vezes que é difícil fugir do óbvio, certo? Errado! Cineastas inspirados e bem-humorados conseguiram trazer visões muito diferentes do filho de Deus em suas obras.

O Porta dos Fundos, por exemplo, gerou muita controvérsia ao insinuar que o messias poderia ter se envolvido com outro homem. A Primeira Tentação de Cristo (2019) não está mais disponível no catálogo da Netflix, mas isso não significa que a trupe de humor tenha parado suas incursões pelo cristianismo por aí.

De uma versão do Evangelho feita totalmente em peças de Lego a um Jesus roqueiro que tem fãs enlouquecidos no lugar de fiéis, a Tangerina apresenta cinco filmes com um Cristo que foge do lugar-comum para você ver no streaming. Confira!

Jesus Cristo Superstar (1973)

Jesus Cristo Superstar

Trailer de Jesus Cristo Superstar

Produção mostrou o filho de Deus em versão musical

Antes de virar filme, Jesus Cristo Superstar foi um espetáculo musical. Com canções escritas por Andrew Lloyd Webber (o mesmo de O Fantasma da Ópera e Cats), a peça gerou controvérsia e chamou tanto a atenção que demorou apenas três anos para chegar no cinema. Aqui, Jesus (Ted Neeley) é um verdadeiro astro do rock, com tietes loucas para se atirarem nele. Metralhadoras e tanques de guerra também têm vez na adaptação bíblica, com anacronismos bastante curiosos. A produção está disponível na Clarovideo.

The Messiah: A Brickfilm (2022)

Messiah: A Brickfilm

Confira cena da crucificação

Cineasta Josh Carroll recria passagens da Bíblia com peças de Lego

Apaixonado pela Bíblia e por bonecos de Lego, o jovem cineasta Josh Carroll decidiu unir as duas coisas e produzir adaptações do Livro Sagrado com seus blocos de construção. Depois de refazer Gênesis e Êxodo, ele decidiu que sua incursão mais recente seria Messiah, sobre a vida de Cristo. O longa não está disponível em nenhum streaming, mas longos trechos foram compartilhados pelo próprio diretor em seu canal no YouTube. Vale pelo ineditismo!

Te Prego Lá Fora (2021)

Te Prego Lá Fora

Veja trailer da animação

Te Prego Lá Fora é o especial de Natal do Porta dos Fundos de 2021

Depois de serem alvo de um ataque terrorista, os humoristas do Porta dos Fundos decidiram pegar mais leve (mas só um pouco) com o especial de Natal Te Prego Lá Fora. Na animação que satiriza clássicos adolescentes norte-americanos, Jesus (Rafael Portugal) é um rapaz tímido que tenta esconder seus poderes dos colegas no novo colégio para não ser crucificado. Mas a tentativa de ser apenas um jovem comum é mais difícil do que ele imagina. O especial está disponível no Paramount+.

A Última Tentação de Cristo (1988)

A Última Tentação de Cristo

Trailer de A Última Tentação de Cristo

Martin Scorsese irritou religiosos com sua visão de um Cristo falho

Um dos maiores cineastas da história, Martin Scorsese também mergulhou na vida de Cristo com essa adaptação do livro homônimo de Níkos Kazantzákis. Em vez de seguir a Bíblia ao pé da letra, o filme conta como Jesus (Willem Dafoe) caiu em tentação, com episódios de medo, depressão e luxúria. A ideia de que o filho de Deus fez sexo com mulheres durante sua passagem pela Terra causou revolta nos religiosos, a ponto de um grupo fundamentalista lançar coquetéis molotov contra um cinema que exibia o filme na França. Apesar da polêmica, A Última Tentação de Cristo foi indicado ao Oscar de melhor diretor. Disponível para locação no iTunes e no Prime Video.

A Vida de Brian (1979)

A Vida de Brian

A Vida de Brian

A trupe Monty Python recontou o Evangelho com muito bom humor

Já imaginou nascer no mesmo dia de Jesus Cristo, mas no estábulo ao lado? Essa é a história de Brian (Graham Chapman), um homem comum que é confundido com o messias simplesmente pela coincidência de seu parto, e que passa por boa parte das desventuras bíblicas do filho de Deus, mas com algumas mudanças muito bem-humoradas. Por trás de A Vida de Brian está o Monty Python, grupo de humor britânico que é comumente listado entre os melhores comediantes do século 20. A trama divertidíssima pode ser vista na Netflix.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal