Divulgação/Netflix
A segunda leva de episódios será lançada na em 24 de julho, com o desfecho de Sonho
[O texto a seguir contém spoilers da série] A segunda temporada de Sandman mergulha nos arcos dos quadrinhos de “Season of Mists” (Estação das Brumas). A trama central da primeira parte na Netflix se desenrolou a partir da decisão de Lúcifer (Gwendoline Christie) de abdicar do controle do Inferno e entregar a chave de seus portões a Morpheus, também conhecido como Sonho (Tom Sturridge). A Tangerina te explica o final dessa primeira fase.
O showrunner Allan Heinberg explicou que Sonho tem se dedicado a restaurar e reconstruir seu reino, o Sonhar, mas seu passado o alcança, exigindo que ele enfrente seus “pecados” e falhas.
A busca pelo seu irmão Destruição (Barry Sloane), que abandonou seu reino há trezentos anos, se torna o catalisador para um evento devastador. Essa jornada leva Sonho e Delírio (Esmé Creed-Miles), sua irmã caçula, a procurar Orfeu (Ruairi O’Connor), o filho imortal de Sonho com a musa Calíope (Melissanthi Mahut), que serve como oráculo.
O relacionamento de Sonho com Orfeu é profundamente complicado. Há dois milênios, Orfeu foi atacado e desmembrado pelas Irmãs do Frenesi, um culto grego, após tentar se reunir com sua esposa falecida, Eurídice, no Submundo, contra a vontade de seu pai.
Orfeu, reduzido a uma cabeça decepada, implorou a Sonho para que o matasse, mas Sonho se recusou, pois os Perpétuos são proibidos de derramar sangue da família. Sonho deixou Orfeu aos cuidados de sacerdotes e jurou que nunca mais se encontrariam.
No entanto, a necessidade de encontrar Destruição forçou Sonho a quebrar sua promessa. Orfeu, em troca de sua ajuda para localizar Destruição, pediu a Sonho que finalmente lhe concedesse a morte, seu desejo há 2.000 anos. Tom Sturridge, o ator de Sonho, explicou que Sonho sabia o que aconteceria e o preço a ser pago.
Orfeu (Ruairi O’Connor)
Divulgação/Netflix
Ao se reencontrarem, Sonho se desculpa por suas falhas como pai, e Orfeu se desculpa por não tê-lo escutado. Orfeu revela que Destruição estava vivendo em uma ilha vizinha ao seu templo, um lugar que Sonho jamais ousaria ir. Destruição explicou que deixou seu reino por amor à humanidade, não desejando mais ser responsável pela destruição causada por ela, e aconselhou Sonho a seguir o amor. Ele se despede e parte para um lugar entre as estrelas, deixando seu cachorro falante, Barnabas (voz de Steve Coogan), com Delírio.
Nos momentos finais do Episódio 6, Sonho concede a Orfeu o presente da morte. Como Orfeu recebeu imortalidade de sua tia Morte, apenas seres como os Perpétuos poderiam anular essa imortalidade. Sonho mata seu filho apunhalando seus olhos com os dedos, “sujando literalmente as mãos de sangue”. Este ato cobra um preço emocional imenso de Sonho, que retorna ao seu reino e chora em particular –a primeira vez que é visto chorando na série.
A lei fundamental dos Perpétuos proíbe o derramamento de sangue familiar. Ao matar seu próprio filho, mesmo que a pedido dele, Sonho quebrou uma regra cardinal, e agora deve responder às Fúrias, também conhecidas como as Bondosas.
Na cena final do sexto episódio, as três Bondosas (Fates) são vistas lendo um biscoito da sorte que diz: “Um rei abandonará seu reino. Vida e morte se chocarão e se desgastarão. A batalha mais antiga recomeça”. Essa mesma profecia já havia sido feita a Destino no início da temporada, levando à reunião familiar dos Perpétuos.
Inicialmente, pensou-se que se referia à abdicação de Lúcifer, mas agora, com o ato de Sonho, a profecia ganha um significado mais sombrio e direto sobre seu próprio destino.
A Crone (a mais velha das Fates) insiste que Sonho deve pagar por ter matado seu filho. A Mãe, que antes parecia mais simpática a Sonho, acaba cedendo, e o fio da vida de Sonho, que ela estava tecendo, é cortado. Isso significa que o destino de Sonho está selado, e ele terá que enfrentar as consequências de suas ações, se aproximando de um confronto com as Fates.
Com base nos quadrinhos, Morpheus pode até morrer, mas o reino do Sonhar e a posição de Sonho continuarão, possivelmente com um sucessor como o filho de Hippolyta Hall.
O Volume 2 da segunda temporada de Sandman, com os cinco episódios finais, será lançado na Netflix em 24 de julho de 2025. Além disso, um episódio bônus especial está programado para 31 de julho.
Com o sacrifício de Orfeu, Sonho acionou a fúria das Bondosas, e a profecia indica que ele enfrentará um caminho difícil. A temporada continuará a expandir o universo da série, introduzindo novos períodos e reinos, incluindo o submundo de Hades e Perséfone, o reino da Faerie, a Grécia Antiga, a Inglaterra elisabetana e a Revolução Francesa.
O elenco receberá adições importantes, com outros membros da família dos Perpétuos como Delírio e Destino (Adrian Lester), além de personagens dos quadrinhos como Loki (Freddie Fox), Odin (Clive Russell) e Thor (Laurence O’Fuarain). Segundo Heinberg, esses novos personagens são tão poderosos quanto Sonho e muito mais implacáveis, prometendo envolvê-lo em “intriga palaciana, glamour, batalhas demoníacas e sexo de aranha”.
A decisão de encerrar Sandman nesta segunda temporada foi um final planejado, e não abrupto. O showrunner Allan Heinberg afirmou que a série “sempre foi focada exclusivamente na história de Sonho” e que, ao analisar o material remanescente dos quadrinhos, perceberam que “só tinham história suficiente para mais uma temporada”. Portanto, a segunda parte de Sandman trará o desfecho planejado para a jornada de Morpheus.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?