FILMES E SÉRIES

Cena da série Flash Gordon

Divulgação/Syfy

15 ANOS SEM ELE

Flash Gordon: Por que um dos primeiros heróis não tem chance na TV?

Última adaptação de Flash Gordon para o audiovisual estreava há exatos 15 anos, com Eric Johnson (de Smallville) no papel principal

Luciano Guaraldo

Em uma era na qual heróis dominam o audiovisual, um dos pioneiros do gênero está fora da TV há exatos 15 anos. Flash Gordon, que fez história com produções seriadas exibidas no cinema muito antes de a TV se popularizar, estreou sua série mais recente em 10 de agosto de 2007. Cancelada depois de 21 episódios, a atração fracassada marcou o sumiço do personagem criado por Alex Raymond (1909-1956).

Flash Gordon surgiu nos quadrinhos em janeiro de 1934, quatro anos antes do Superman estrear em Action Comics #1 e cinco antes de Bruce Wayne vestir o traje do Batman. E, assim como o Homem-Morcego, o protagonista não tinha superforça nem habilidades especiais: era apenas um jovem atlético que se via envolvido em uma viagem pelo espaço e precisava salvar o planeta.

O sucesso da HQ foi tão grande que, em 1936, Flash Gordon já estreava nos cinemas com uma série em 13 episódios, considerada a pioneira da ficção científica. Como a TV ainda não era um eletrodoméstico popular, o público buscava entretenimento seriado nas telonas, e voltava na semana seguinte para ver a continuação daquela aventura.

Para se ter uma ideia da popularidade de Flash Gordon no mundo todo ao longo das décadas, nomes como o italiano Federico Fellini (1920-1993) e George Lucas tentaram adaptar seus quadrinhos para o cinema, sem sucesso –como não conseguiu comprar os direitos das aventuras espaciais, o segundo decidiu criar sua própria saga. Sim, Star Wars surgiu pela frustração do cineasta com Flash Gordon!

O primeiro longa de Flash Gordon saiu em 1980, com uma trilha sonora feita por ninguém menos do que a banda Queen –sim, aquela música em que Freddie Mercury canta “Flash! A-ah!” foi criada para um filme. Depois, até Taika Waititi foi chamado para escrever e dirigir uma animação sobre o personagem, mas nada se concretizou.

Assim, a última aparição do personagem fora das HQs foi mesmo na série Flash Gordon (2007-2008), que trazia Eric Johnson (o Whitney de Smallville) como o personagem principal, Gina Holden (Premonição 3) como seu par romântico, Dale Arden, e Karen Cliche (Mutant X) como a caçadora de recompensas Baylin, criada para a série.

A atração foi inicialmente criticada por se afastar demais dos quadrinhos, mas conseguiu reverter isso ao longo de seus episódios, construindo um universo com diferentes tribos que misturavam características humanas com animais. Infelizmente, quando o público percebeu que Flash Gordon era uma série que merecia ser vista, já era tarde demais e o canal Sci-Fi Channel optou por não renová-la para uma segunda temporada.

Flash Gordon não está disponível em nenhum streaming no Brasil. O DVD importado da série pode ser adquirido em algumas lojas online.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?