FILMES E SÉRIES

Teri Hatcher e Dean Cain

Divulgação/ABC

KRYPTONITA

Casamento com Lois Lane ‘enterrou’ Superman na TV há 25 anos

Sucesso nas primeiras temporadas, Lois e Clark espantou o público depois de casar os dois protagonistas. Foi cancelada há exatos 25 anos

Luciano Guaraldo

Sucesso na Globo nos anos 1990, a série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem (1993-1997) chegava ao fim há exatos 25 anos, em 14 de junho de 1997. A atração, que conseguiu muita audiência em suas três temporadas iniciais, afastou o público após exibir o casamento dos dois protagonistas.

Grande parte do charme de Lois & Clark estava no inusitado triângulo amoroso formado por Lois Lane (Teri Hatcher), Clark Kent (Dean Cain) e Superman –a repórter do Planeta Diário, afinal, não fazia ideia de que seu colega de jornal era o alter ego do Homem de Aço.

No auge, em sua terceira temporada, a produção chegou a alcançar uma média de 18,4 milhões de espectadores por episódio apenas nos Estados Unidos. O índice representa quase o dobro do público da série mais vista da TV norte-americana atualmente, NCIS.

O quarto ano de Lois & Clark, porém, fez tudo rolar ladeira abaixo. Os produtores trabalharam junto com a DC Comics para sincronizar o casamento dos protagonistas na série com o das HQs. Mas colocar os dois pombinhos no altar tirou os dois principais atrativos da série: Lois não estava mais dividida entre Clark e o Homem de Aço, e a identidade secreta do herói não era mais tão secreta assim.

Resultado: a audiência desabou, e a rede ABC jogou a série para ser exibida nas noites de sábado, o pior horário para uma atração. Apesar de terem encomendado uma nova leva de episódios anteriormente, os executivos voltaram atrás e cancelaram Lois & Clark, deixando um final completamente aberto.

Sim, no último capítulo da quarta temporada, Lois e Clark encontram um bebê deixado na porta de sua casa. Isso aconteceu pouco depois de o personagem de Dean Cain descobrir que não poderia ter filhos com sua mulher, por ser de outro planeta. A criança misteriosa nunca teve sua identidade revelada, mas o plano dos roteiristas era que ela fosse da realeza de Krypton, enviada por sua mãe para a Terra para mantê-la a salvo –parece uma história familiar?

Superman sumiu da TV

A experiência com o cancelamento abrupto de Lois & Clark foi tão ruim que o Superman simplesmente despareceu da TV. Clark Kent voltou, como protagonista de Smallville (2001-2011), mas o fazendeiro só foi vestir seu icônico traje azul e voar no episódio derradeiro –o foco da série era mesmo em Clark (Tom Welling), nas suas relações com outros personagens e na descoberta de seus superpoderes.

O Superman como o conhecemos voltou para a TV há poucos anos, interpretado por Tyler Hoechlin na série Supergirl (2015-2021). Depois de algumas participações na atração de sua prima, Clark ganhou uma série para chamar de sua, Superman & Lois, lançada em fevereiro do ano passado.

A atração já começa com o herói e a jornalista casados e com dois filhos, Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan (Alex Garfin). Apesar de não chegar nem perto de repetir as audiências de Lois & Clark, Superman & Lois tem conquistado público suficiente para assegurar sua permanência no ar. Em março, ela foi renovada para a terceira temporada.

No Brasil, Lois & Clark, Smallville e Superman & Lois estão todas disponíveis na HBO Max.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal