Foto: Ken Woroner/Netflix
Após estreia morna em Veneza, o novo filme de Guillermo del Toro ganha fôlego em Toronto e volta à disputa pelo prêmio
Guillermo del Toro voltou a colocar seu nome em evidência na temporada de premiações com Frankenstein. O filme era tratado como uma das grandes apostas da Netflix para o Oscar 2026, mas sofreu com a recepção morna em sua estreia no Festival de Veneza. Agora, após a exibição no Festival de Toronto, a produção ganhou novo fôlego e pode surpreender em categorias importantes.
Com Oscar Isaac e Jacob Elordi no elenco, o longa adaptou o clássico da literatura com a paixão característica de del Toro e o suporte milionário da plataforma de streaming. A recepção inicial, no entanto, levantou dúvidas: a estreia em Veneza terminou com apenas 77% de aprovação no Rotten Tomatoes, gerando especulações sobre a força real da obra na corrida pelo Oscar.
O panorama começou a mudar em Toronto, quando Frankenstein subiu para 84% no agregador de críticas e conquistou o público. O filme terminou como primeiro runner-up do People’s Choice Award, ficando atrás apenas de Hamnet, de Chloé Zhao, e à frente de Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out, de Rian Johnson. Esse detalhe pode ser decisivo.
O histórico do festival mostra que os finalistas do prêmio de audiência costumam aparecer entre os indicados a melhor filme. Nos últimos três anos, Emilia Pérez, Os Rejeitados e Entre Mulheres seguiram esse caminho. Desde 2000, outros cinco runner-ups também chegaram à principal categoria do Oscar.
Esse desempenho indica que Frankenstein não está morto na corrida, como alguns críticos sugeriram após Veneza. Pelo contrário: o reconhecimento no TIFF aponta que o público pode abraçar a visão de del Toro, algo fundamental para sensibilizar os votantes da Academia.
Vale lembrar que o diretor tem histórico positivo com o Oscar. Ele venceu melhor filme e melhor direção com A Forma da Água (2018), conquistou a estatueta de animação com Pinóquio (2023), foi indicado com O Beco do Pesadelo (2021) e também teve Pan’s Labyrinth lembrado em filme internacional.
Com essa virada de narrativa, Frankenstein surge novamente como um nome relevante para a temporada. Se o bom momento continuar, a produção pode não apenas assegurar espaço nas categorias técnicas, mas também brigar por melhor filme e melhor direção. O renascimento da obra em Toronto pode ter sido o ponto de virada que a colocou de volta na corrida pelo Oscar.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
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