Divulgação/Walt Disney Pictures
Desde longas do passado até discussão na Noruega, a Disney apresenta diversas referências em Frozen, sucesso infantil
Frozen – Uma Aventura Congelante (2013) completa dez anos nesta segunda-feira (27). O filme, que conquistou dois Oscars e arrecadou US$ 1,2 bilhão (R$ 5,8 bilhões), tem muitas curiosidades escondidas em sua trama. O estúdio deu seu melhor para tornar essas referências em momentos sutis, enquanto dava os holofotes para Elsa (Idina Menzel) e Anna (Kristen Bell).
Na trama, Elsa desenvolveu poderes congelantes em sua infância. Isolada por seus próprios pais, a princesa cresceu separada de sua irmã caçula Anna. Depois da morte dos reis, a filha mais velha deve assumir o comando de Arendelle. Porém, o reencontro entre as personagens é adiado mais uma vez por conta de um acidente.
A suposta nova rainha –Elsa– decide sair do vilarejo para sempre. A personagem está cansada de se preocupar com seus poderes e prefere ficar isolada do resto do mundo. E, obviamente, sua irmã Anna não iria deixar isso acontecer. A caçula parte em direção às perigosas montanhas de gelo para conversar com a protagonista.
Desde o nome dos principais personagens de Frozen, a Disney colocou pequenas referências para homenagear. Hans, Kristoff, Anna e Sven fazem uma alusão ao Hans Christian Andersen (1805-1875), o autor de A Rainha da Neve (1844), que inspirou a animação sobre Elsa.
Outra curiosidade que passa despercebida é sobre a discussão entre dois moradores de Arendelle. O debate sobre o melhor jeito de empilhar lenha faz alusão ao fervoroso desentendimento na Noruega. Em 2013, um programa de TV exibiu uma fogueira por 12 horas.
O canal recebeu inúmeras reclamações sobre o empilhamento da lenha. Entre os comentários, o público ficou dividido entre descascar a madeira para cima ou para baixo. O debate foi tão intenso que chamou a atenção da Disney.
Mandy Moore e Zachary Levi em cena de Enrolados
Divulgação/Walt Disney Pictures
As curiosidades de Frozen não pararam por aí. Durante a abertura dos portões em Arendelle, os protagonistas de Enrolados (2010) –Rapunzel e Flynn– aparecem de relance. A princesa da Disney estava com o mesmo cabelo do final de sua animação. Você já tinha reparado nessa aparição?
E essa não é a única referência sobre a Disney na trama estrelada por Elsa e Anna. Durante a música do carismático Olaf (Josh Gad), o personagem dança ao lado de quatro gaivotas. O que é uma alusão à performance de Bert (Dick Van Dyke) e os pinguins em Mary Poppins (1964).
E, por mencionar o passado da Disney, Elsa alcançou uma marca importante em Frozen. A personagem foi a segunda princesa a ser coroada rainha em um filme da gigante de Hollywood. A primeira foi Kida em Atlantis: O Reino Perdido (2001).
Frozen – Uma Aventura Congelante está disponível no Disney+. Assista abaixo ao trailer da animação que completa dez anos:
Trailer de Frozen
Elsa na animação Uma Aventura Congelante
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?