Divulgação/Netflix
Com Daniel Craig e grande elenco, sequência de Entre Facas e Segredos estreia na Netflix nesta sexta (23); veja o que a Tangerina achou do filme
Hit inesperado há três anos, Entre Facas e Segredos (2019) conquistou público e críticos ao equilibrar com precisão humor com suspense. Dirigido por Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi), o longa usou a popular fórmula do “quem matou?” em uma trama que exala por todos os lados as histórias de mistérios mais importantes de Agatha Christie (1890-1976).
Enquanto nas obras da autora britânico os mistérios eram desvendados por Hercule Poirot, a franquia de Johnson introduziu o excêntrico detetive Benoit Blanc. Interpretado por Daniel Craig, o astuto investigador analisa as pistas mais improváveis para encontrar o assassino e solucionar crimes aparentemente sem solução.
O sucesso do longa foi tamanho que Johnson recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original, e a Netflix abriu o bolso para confirmar duas novas sequências exclusivas para o streaming. Com milhões investidos, Daniel Craig topou voltar para liderar um elenco estelar e totalmente novo.
Assim nasceu Glass Onion: Um Mistério Knives Out, sequência que estreia na plataforma nesta sexta-feira (23) e mostra o excêntrico detetive com um novo mistério cabeludo para ser desvendado. Com ainda mais humor do que o original, o filme eleva o nível da franquia e prova que Benoit Blanc veio para ficar.
Kathryn Hahn, Madelyn Cline, Edward Norton, Leslie Odom Jr. e Kate Hudson
Divulgação/Netflix
No centro da trama, Blanc é misteriosamente convidado para participar de um jogo de mistério em uma praia paradisíaca promovido pelo bilionário da tecnologia Miles Bron (Edward Norton). O empresário reuniu seu círculo de amigos, todos envolvidos –direta ou indiretamente– em negócios com ele, para brincar de detetive: o grupo tem um fim de semana para descobrir quem é o responsável por seu assassinato de mentira.
Fazem parte do grupo: o cientista Lionel Toussaint (Leslie Odom. Jr); a governadora Claire Debella (Kathryn Hahn); a estilista Birdie Jay (Kate Hudson) e sua assistente Peg (Jessica Henwick); o influenciador Duke Cody (Dave Bautista) e sua namorada Whiskey (Madelyn Cline); além de Andi Brand (Janelle Monáe), ex-sócia do empresário.
No filme original, Johnson abraçou o formato de mistério clássico e colocou Benoit para desvendar todas as pistas antes de revelar quem era o assassinato em questão. Em Glass Onion, o cineasta subverte essa ideia e coloca um mistério dentro de outro mistério. A brincadeira de Detetive orquestrada por Miles Bron se torna o marco zero de incríveis reviravoltas, uma mais surpreendente do que a outra.
Chamados de Disruptores, os amigos do bilionário são um reflexo do que há de mais hipócrita no mundo dos influenciadores e poderosos. A ganância em busca do sucesso e do dinheiro é um prato cheio para Rian Johnson satirizar seus personagens e mostrar o quão longe o ser humano vai para atingir seus objetivos.
Miles (Edward Norton) e Duke (Dave Bautista)
Divulgação/Netflix
Entre Facas e Segredos mostrava uma família disfuncional lutando pela herança de seu patriarca. Mais ambiciosa, a sequência quebra todas as expectativas formadas na primeira metade do filme e mostra ao espectador que o que estava sendo exibido até então era apenas parte da missa regida pelo padre –neste caso, Benoit Blanc.
Com o perdão do trocadilho, Johnson montou uma cebola (tradução de onion) impecavelmente trabalhada, descascando e desvendando os detalhes de sua história enquanto adiciona novas camadas à medida que o filme avança. O resultado é uma narrativa profundamente satisfatória, que nunca segue na direção que se espera.
Assim como no longa original, o elenco montado pelo cineasta entrega o que se era esperado. Liderado por um totalmente caricato Daniel Craig, que abraçou a informação de que Blanc é gay e adicionou trejeitos que se encaixam perfeitamente nas características do personagem, o grupo de suspeitos pode ser descrito como aqueles que o público ama rejeitar. Todos eles têm motivos para estarem no centro da investigação, mas é dificílimo destacar apenas um para ser o “culpado ideal” –principalmente quando o diretor entrega que há muito mais nesta história do que era sugerido.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out é o tipo de filme que se falar demais, estraga. Para os amantes de um bom mistério “quem matou”, a resposta é definitiva: Rian Johnson acertou mais uma vez.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Trailer legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?