FILMES E SÉRIES

Edward Norton à frente de parte do elenco de Glass Onion

Divulgação/Netflix

PESOS-PESADOS

Glass Onion: Como elenco lotado de astros evitou guerra de egos?

Com nomes estrelados que somam 14 indicações ao Oscar --além de Emmys, Grammys e Tonys--, Rian Johnson adotou clima de trupe teatral

Luciano Guaraldo

Depois de reunir nomes como Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Toni Collette, Christopher Plummer (1929-2021) e LaKeith Stanfield em Entre Facas e Segredos (2019), o diretor e roteirista Rian Johnson decidiu elevar o nível para a continuação, Glass Onion: Um Mistério Knives Out. Somado, o elenco da nova aventura de Benoit Blanc (Daniel Craig) conta com nada menos do que 14 indicações ao Oscar –uma delas convertida em prêmio. Eles também venceram Emmys, Grammys e Tonys. Com tantos astros juntos, como evitar uma guerra de egos?

Por conta da pandemia de Covid-19, os atores ficaram morando em um hotel de luxo na Grécia durante as filmagens –o local também serviu de cenário para o filme. Então, ter um clima ameno atrás das câmeras era essencial para que os trabalhos não se tornassem uma dor de cabeça para todos. “Como nós passamos o tempo todo juntos, até quando não estávamos gravando, acho que ficou muito claro desde o início que nós não poderíamos ter nenhum tipo de ego nos bastidores”, contou Kathryn Hahn, intérprete de Claire, em evento de apresentação do filme à imprensa do qual a Tangerina participou.

“Nós ficávamos em alguns locais onde estávamos todos juntos. Nós almoçávamos juntos. A sensação era de que todos pertencíamos a um grupo de teatro. Leslie [Odom Jr.] estava falando sobre isso outra noite, e ele conhece bem essa experiência do teatro”, continuou a atriz indicada ao Emmy por seu papel em WandaVision (2021). “E o Rian foi capaz de achar um grupo de atores graciosos, isso é muito raro. Pessoas que estavam ali no momento, focadas no que todos estavam fazendo.”

“E tudo começou com Daniel, que já tinha passado por uma experiência dessas antes e recebeu cada um de nós com uma generosidade de espírito. Em muitas tomadas a câmera estava focando um único ator, mas se você se virasse veria o resto do elenco ali, reunido, para que as reações gravadas fossem as mais sinceras possíveis”, valorizou Kathryn.

Leslie Odom Jr., que vive Lionel e foi indicado ao Oscar por Uma Noite em Miami… (2020), concordou com a colega na comparação com uma trupe de teatro –já que ele, de fato, fez longa carreira nos palcos antes de migrar para o cinema. “Eu já tive a chance de fazer parte de algumas trupes, em Hamilton e em Uma Noite em Miami…, e essa foi uma das melhores”, elogiou o ator vencedor do Tony.

Ele, no entanto, destacou a importância de Daniel Craig ter sido tão receptivo aos atores novatos da franquia. “Esse tipo de coisa só acontece quando há uma receptividade na liderança, sabe? Precisa começar de cima para baixo. É impossível dar o exemplo se você é o último nome na relação do elenco, ou no meio dela. Daniel e Rian foram os responsáveis para que nós nos sentíssemos criativos, em um ambiente permissivo e divertido.”

Já Edward Norton, que dá vida ao bilionário Miles Bron –o responsável por unir todos os personagens em um local paradisíaco–, apontou que termos como “entediante” ou “repetitivo” foram banidas do dicionário quando o elenco de Glass Onion se formou. “Nenhum desses atores jamais ouviu essas palavras. E para quem veio dos palcos, como eu, a ideia de fazer parte de uma companhia novamente dá um prazer especial. Acho que me lembrou do clube de teatro do colégio, para quem era boboca o bastante para fazer parte disso (risos)”, brincou o ator indicado a três Oscars.

“Se você pensar, é uma ironia divertida pensar que fazer filmes é basicamente reunir um grupo de adultos, fazê-los vestir roupas esquisitas e colocá-los para fingir que são outras pessoas. E nós levamos isso tão a sério! Claro que também levamos esse filme a sério, mas acho que, quando você se liberta dessa pretensão e só quer divertir o público e se divertir, vira algo maravilhoso. Especialmente depois de passar um ano e meio em meu pijama (risos).”

E, se Norton foi o responsável por reunir tantos personagens no universo de Glass Onion, Rian Johnson é o “culpado” por juntar esse time de atores premiados. Mas ele minimizou o seu feito e preferiu afirmar que teve a sorte de escolher os nomes mais adequados. “Era o grupo certo de pessoas. E havia tanto apoio nos bastidores. Elas aplaudiam umas às outras depois que encerravam seus monólogos, e era um apoio muito verdadeiro. Poder juntar esses atores, todos capazes de protagonizarem seus próprios filmes –algo que muitos deles já fizeram, inclusive–, e criar um grupo em que ninguém é mais importante do que o outro foi realmente uma experiência única e muito divertida”, ressaltou o cineasta.

elenco de Glass Onion: Um Mistério Knives Out também conta com Kate Hudson, Janelle Monáe, Jessica Henwick, Madelyn Cline, Dave Bautista e Ethan Hawke, entre outros. Confira o trailer da produção já disponível na Netflix:

Dave Bautistas e Madelyn Cline em cena de Entre Facas e Segredos 2

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Trailer oficial legendado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?