Divulgação/HBO Max
Reboot da HBO Max foi cancelado após apenas duas temporadas; pego de surpresa, Josh Safran precisou mudar muita coisa no episódio final
O cancelamento abrupto do reboot de Gossip Girl (2021-2023) pela HBO Max alterou todos os planos do criador Josh Safran. Obrigado a cortar algumas cenas do fim do segundo ano, o produtor também precisou descartar todos os seus planos para uma futura terceira temporada.
Apesar de ainda ter esperanças de levar a série para outra rede ou streaming, Safran precisava encerrar a jornada de Gossip Girl na HBO Max sem deixar muitas lacunas abertas. Por isso, ele pediu para os executivos da plataforma para alterar o que havia preparado para o final da segunda temporada.
“Perguntei à HBO Max se eu realmente poderia voltar [para o episódio]. Tive a ideia de tirar alguns ganchos, porque havia muitos. Reunimos a equipe editorial. Entrei e levantei um monte de coisas, mudei o máximo que pude. Não pude fazer tanto quanto queria, porque não consegui refazer ou regravar nada, obviamente”. contou Safran em entrevista ao site Deadline.
O segundo ano termina com os protagonistas armando um plano para desmascarar a Gossip Girl durante o jantar do Met Gala depois de perceberem que Obie (Eli Brown) sabotou todas as tentativas anteriores. Eles esperam que Zoya (Whitney Peak), assumindo o crédito pela conta anônima, tire a verdadeira responsável da toca.
Apenas os rumores fabricados de um contrato de filme sobre a Gossip Girl atraem Kate Keller (Tavi Gevinson), verdadeira dona do blog, a se expor. Infelizmente para ela, ninguém estava realmente interessado em uma história de vingança de professor. A educadora, então, é levada algemada pela polícia. Safran, no entanto, revelou que a trama de Kate seguiria se desenvolvendo na terceira temporada.
“Nosso final meio que fecha a história, mas nunca tivemos a intenção de encerrar a série ali. Até mesmo Kate sendo descoberta e presa era para dar a dica de uma história no terceiro ano. Nunca foi construído para ser o final da série. Sabíamos que íamos fechar a história da professora. Eu acho que é a maior coisa. Eu sabia que era hora de acabar com isso, mas haveria mais”, continuou o showrunner.
O episódio final do segundo ano –e agora da série– ainda mostra Obie, Zoya, Julien (Jordan Alexander), Audrey (Emily Alyn Lind) e Aki (Evan Mock) passando o verão viajando pela Europa. Eles se encontram em Roma, onde Julien está em busca de informações sobre sua família e todos eles (individualmente e sem saber) encontram um amigo, personagem interpretado por Aaron Dominguez (Only Murders in the Building).
A cena pós-créditos da atração ainda revela que Roger Menzies (Malcolm McDowell), pai de Aki, se une a Jordan (Adam Chanler-Berat) para democratizar Gossip Girl e transformar o blog em um aplicativo. Tanto o plano do app quanto a chegada do personagem de Dominguez seriam mais explorados no terceiro ano.
“Definitivamente [o final] não foi abordado como um final de série quando o escrevemos. Tínhamos até uma pequena sala [de roteiristas] para alinhar com os arcos da terceira temporada. Portanto, era para lançar a nova temporada. Havia toda uma história envolvendo o personagem de Aaron Dominguez, que foi o foco principal dos últimos 25 minutos do episódio. Assim que a segunda temporada começou a ir ao ar, tive um pressentimento quando vi que as coisas estavam sendo canceladas, especialmente coisas que estão neste universo e são tão caras quanto nós”, detalhou Safran.
Segundo o showrunner, as principais mudanças feitas no último episódio foram para diminuir a importância do personagem de Aaron Dominguez. Como o retorno do ator para um terceiro ano estava praticamente assegurado, ele precisou cortar algumas cenas para não deixar os fãs tão intrigados com a sua presença.
“Nada mudou na trama principal. Sempre terminaria com Luna alcançando o sucesso que Julian jamais poderia ter sonhado. A única coisa que mudou foi o personagem de Aaron Dominguez. Isso não envolvia Monet, Luna ou Shan. O personagem de Aaron interagiu com Julien, Zoya e Audrey. Cortei as partes de Julien e Audrey dessa história. Cortei alguns diálogos entre os personagens com mais dicas do que está por vir. E também houve uma cena em que Aaron interagia com todos sem que eles soubessem, e ele os observava. Isso também foi deletado.”
“Nós também não iríamos nos livrar de Luna [Zión Moreno]. Ela estaria ocupando um lugar mais central. Gostaríamos muito de contar a história de Julien e Monet se unindo e Luna agora é inimiga deles, e não eles um do outro. Então haveria uma história divertida lá”, finalizou.
O reboot de Gossip Girl contou com duas temporadas. Todos os episódios estão disponíveis no catálogo da HBO Max.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?