Divulgação/ABC
Estúdio do Mickey liberou produções para gravar séries sem a exigência da vacina contra a Covid-19; medida gerou demissões importantes
A Disney derrubou a vacinação obrigatória contra a Covid-19 em sets de algumas de suas principais séries gravadas nos Estados Unidos. A decisão afeta as produções de títulos como Grey’s Anatomy, Station 19, 911 e 911: Lone Star.
A decisão foi anunciada no domingo (6) por Fran Drescher, atriz indicada ao Emmy e presidente do SAG (Sindicado dos Atores dos EUA). Em vídeo publicado no TikTok, a mandatária comemorou a iniciativa do estúdio do Mickey.
“Disney retirou da tomada as vacinas obrigatórias! Muito bem, Mickey! Eu preciso aplaudir a Disney por tomar a posição de não mais cobrar a vacinação obrigatória em seus sets”, escreveu Fran, ex-estrela da sitcom The Nanny (1993-1999).
Segundo fontes do site Deadline, a vacinação obrigatória continua valendo para alguns títulos que são coproduzidos por estúdios que ficam sob o guarda-chuva do Mickey. Isto vale para séries como The Rookie e a novata The Rookie: Feds.
A Disney a Netflix foram os maiores estúdios a implementar uma política geral em suas produções nos EUA no ano passado, exigindo vacinas para todos que trabalham na Zona A, formada pelos atores e por aqueles que trabalham próximo ao elenco. A gigante do streaming ainda não confirmou se também irá derrubar a ordem.
Os protocolos de retorno ao trabalho acordados pelos sindicatos de Hollywood e os grandes estúdios dos EUA davam aos produtores a opção de implementar políticas obrigatórias de vacinação na Zona A em casos específicos, como em Grey’s Anatomy. A decisão de vacinar ou não cabia aos chefões de cada atração.
A vacinação obrigatória causou problemas internos para a Disney após a sua introdução no ano passado. A ordem causou a saída de artistas importantes para algumas séries, como nos casos de Emilio Estevez, de Virando o Jogo dos Campeões, e Rockmond Dunbar, de 911.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?