FILMES E SÉRIES

Arte de House of Hammer

Divulgação/discovery+

CRÍTICA

House of Hammer: Documentário expõe império de abusos de Armie Hammer

Série dividida em três partes estreia no discovery+ nesta sexta (2) e mostra que problemas do clã são muito anteriores às acusações de canibalismo

André Zuliani

Pouco mais de um ano após o escândalo que estremeceu Hollywood, o ex-astro Armie Hammer (A Rede Social) tem sua história contada em House of Hammer: Segredos de Família, nova série documental do discovery+ que estreia na plataforma nesta sexta-feira (2). Com relatos de vítimas e familiares, a produção expõe o império de abusos construído pelos antepassados do ator.

Em janeiro de 2021, uma série de mensagens privadas enviados pelo perfil oficial de Hammer no Instagram vieram a público. Nas conversas, o então galã do cinema norte-americano explanava desejos chocantes que envolviam sugestões de abusos, agressões e até canibalismo para as mulheres com as quais ele se envolvia.

Pouco a pouco, estas mensagens foram confirmadas por mais e mais ex-namoradas do ator, que decidiram expor seus relacionamentos tóxicos com Armie Hammer após ver que sua muralha de mentiras estava ruindo. Em House of Hammer, algumas das vítimas do astro indicado ao Globo de Ouro contam detalhes de suas histórias chocantes e como elas começaram há muitos anos, ainda no início do século 21.

Apesar do sucesso meteórico como ator, Armie Hammer é descendente de uma das famílias mais importantes e ricas dos Estados Unidos. O ex-astro é bisneto de Armand Hammer (1898-1990), empresário do setor petroleiro e dono de uma fortuna milionária no país.

Com um sobrenome da elite norte-americana, Armie Hammer nasceu em um império construído por seu bisavô. Influente, o empresário convivia com políticos, artistas e outras celebridades mundiais, sempre tratado com muito respeito dentro de um círculo formado apenas pela burguesia.

Dirigido por Elli Hakami e Julian P. Hobbs, o documentário do discovery+ disseca as histórias envolvendo a família e revela que Armie Hammer era apenas a ponta do iceberg de um império construído sob inúmeros casos de estupro, abusos e relacionamentos tóxicos. Se as atitudes e tendências violentas do ator surpreenderam o público, o legado deixado por seus ancestrais tornam a realidade muito mais macabra do que ela já aparentava ser.

De forma muito competente, o primeiro episódio constrói o quebra-cabeças em torno do caso que destruiu a carreira promissora de Hammer em Hollywood. Após ganhar fama com A Rede Social (2010), ele estrelou alguns fracassos de bilheteria e parecia andar rumo ao esquecimento, até que o sucesso de Me Chame Pelo Seu Nome (2017) o colocou de volta no radar dos grandes estúdios.

Com contratos assinados para protagonizar séries e filmes, Hammer viu sua trajetória ruir quando suas ex-namoradas decidiram colocar um ponto-final em suas atitudes abusivas. As várias denúncias com mensagens enviadas pelo ator colocaram holofotes em cima de sua família, fazendo com que jornalistas e influenciadoras começassem a desenterrar segredos até então nunca contados sobre seu pai, avô, bisavô e até tataravô.

Além dos contos macabros revelados pelas ex-namoradas de Armie, Casey Hammer, tia do ator, surge para escancarar o império tóxico que reinava na família desde a ascensão de Armand. Os relatos vão de lavagem de dinheiro à espionagem para o governo soviético, mostrando que canibalismo e estupros não eram a única “especialidade” dos homens do clã.

Armie Hammer

O ator Armie Hammer

Divulgação/discovery+

Gatilhos

Como esperado, os relatos apresentados em House of Hammer: Segredos de Família podem ser perturbadores para mulheres e, principalmente, vítimas de relacionamentos abusivos. Centradas nas figuras de ex-namoradas do ator como a empresária Courtney Vuckovich e a artista Julia Morrison, as histórias sobre Armie Hammer parecem tiradas de um filme de terror.

Em algumas mensagens, Hammer confessa desejos como “deixar a marca” de seus dentes nas costas de Courtney e “beber o sangue” de Effie, uma das ex-namoradas que expuseram os abusos do ator nas redes sociais. Embora começasse a sua aproximação como um homem sensível e aparentemente apaixonado, o ex-astro logo revelava a sua verdadeira face.

Casey, que também serviu como consultora do documentário, é quem revela os segredos mais sórdidos envolvendo a família Hammer. A tia de Armie, inclusive, compara seus familiares com os personagens de Succession, hit da HBO sobre as intrigas do clã Roy e as disputas entre o pai e seus filhos. Com o patriarca Armand no comando do império, seus herdeiros eram observados, espionados e mantidos sob rédea curta –principalmente as mulheres.

Assistir ao documentário é uma experiência chocante e esclarecedora, mas não menos grotesca. Armie, assim como seus antepassados, viveu sob o pretexto de que nunca seria pego ou enfrentaria as consequências de seus atos. Ao expor seus desejos mais sombrios de maneira aberta nas redes sociais, o ator vivia a vida de alguém que sempre soube, do alto de sua “torre de mármore” de privilégios, que o mundo jamais viria atrás para cobrar seus pecados. Que bom que, em 2022, existem espaços para que as vítimas de abuso consigam dar voz aos seus traumas.

Arte de House of Hammer

House of Hammer: Segredos de Família

Trailer oficial

Cartaz de House of Hammer

House of Hammer: Segredos de Família

Documentário
16

Direção

Elli Hakami e Julian P. Hobbs

Produção

discovery+

Onde assistir

discovery+

Elenco

Courtney Vuckovich
Julia Morrison
Casey Hammer
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?