FILMES E SÉRIES

Bob Odenkirk

Divulgação/AMC

TOP 10 DE 2022

Humilhada, Netflix fica de fora da lista das melhores séries do ano

A Tangerina listou as 10 melhores séries de 2022 de acordo com a opinião dos críticos; Better Call Saul lidera a relação, conheça as outras nove

André Zuliani

Principal plataforma de streaming em todo o mundo, a Netflix teve um ano abaixo da média em comparação com suas concorrentes. Apesar de vários lançamentos importantes no decorrer de 2022, a plataforma encerra a atual temporada humilhada e sem uma série sequer no top 10 das melhores do ano de acordo com o site Metacritic, que leva em conta as opiniões dos críticos.

Até a conclusão deste texto, o Metacritic tinha analisado 46 listas de “melhores do ano” feitas por especialistas dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos, como o site Deadline e as revistas Hollywood Reporter e Variety.

O site tem um sistema próprio que ranqueia os títulos de acordo com as colocações nos rankings publicados nestes veículos. A primeira colocada na relação soma três pontos; a segunda, dois. As escolhidas da terceira à decima posição recebem um ponto cada.

A ausência da Netflix na relação das melhores séries do ano surpreende de várias maneiras. Além de ser o principal serviço de streaming disponível, a plataforma contou com os retornos de títulos que tiveram audiências gigantescas, como Stranger Things 4 e a segunda temporada de Bridgerton.

Entre as séries que estrearam em 2022, a Netflix também teve lançamentos que movimentaram as redes sociais e renderam alguns dos maiores números da plataforma. São os casos de Sandman, Heartstopper, Wandinha e Dahmer: Um Canibal Americano. As duas últimas, inclusive, bateram recordes e se tornaram verdadeiros fenômenos mundiais no segundo semestre.

Em comparação com os dois últimos anos, o declínio da Netflix fica ainda mais assustador. Em 2020, a gigante do streaming emplacou três títulos no ranking do Metacritc. No ano passado, a única representante da plataforma foi Round 6, fenômeno sul-coreano que superou todas as expectativas. Agora, o serviço teve seu pior desempenho desde 2018, última temporada na qual ficou sem representantes no top 10.

Superioridade da concorrência

Sem nenhum título original na relação do Metacritc, a Netflix acabou “salva” –pelo menos no Brasil– por Better Call Saul (2015-2022). Por aqui, a gigante do streaming era responsável pela exibição do spin-off de Breaking Bad (2008-2013), cuja sexta e última temporada ficou na primeira posição do top 10. Nos Estados Unidos, a série era exibida pelo canal pago AMC.

De acordo com a métrica do site, Better Call Saul teve 52,5 pontos, sendo escolhida como a melhor série do ano em sete listas e a segunda mais votada em outras 10. Na segunda colocação aparece Ruptura, hit do Apple TV+ que fez a sua estreia em 2022 e foi indicada em 14 categorias no Emmy 2022 logo em sua primeira temporada, com duas vitórias.

A lista é dominada pela HBO, com três atrações. Em seguida aparecem Hulu e Apple TV+, com duas. A rede ABC, o Disney+ e AMC ficaram empatadas em terceiro lugar, com um título cada.

Assim como em 2021, a maior surpresa da lista deste ano foi a presença de muitas novatas. Entre as 10 séries que completam a relação, sete são estreantes. Também conquistaram um lugar no top 10 The Bear, Andor, Pachinko e Abbott Elementary. Principal lançamento da HBO em 2022, House of the Dragon surge na relação em nono lugar, com “apenas” duas aparições na primeira colocação de rankings dos críticos.

Confira abaixo a lista completa das dez séries mais bem avaliadas de 2022 pela crítica norte-americana. (Entre parênteses, a Tangerina indica onde cada atração está disponível no Brasil).

  1. Better Call Saul (Netflix);
  2. Ruptura (Apple TV+);
  3. The Bear (Star+);
  4. Andor (Disney+);
  5. Reservation Dogs (Star+);
  6. O Ensaio (HBO Max);
  7. Barry (HBO);
  8. Pachinko (Apple TV+);
  9. House of the Dragon (HBO)
  10. Abbott Elementary (Star+).
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?