FILMES E SÉRIES

Capa texto sobre Better Call Saul

Foto: Divulgação / Arte: Tangerina

Better Call Saul

Tudo que você precisa saber antes da 6ª temporada de Better Call Saul

Jimmy sobrevivendo no deserto, a mudança de atitude de Kim, Lalo escapando da morte… Refresque a memória antes do retorno do capítulo final da série derivada de Breaking Bad na Netflix

Rafael Argemon

Rafael Argemon

A espera está quase no fim! A primeira parte da sexta e última temporada de Better Call Saul estreia nesta terça-feira (19) na Netflix. O problema é que a temporada anterior foi lançada lá em fevereiro de 2020, pouco antes da covid-19 tomar forçar todo mundo a se isolar. Pouco mais de dois anos depois fica difícil lembrar tudo o que aconteceu.

Mas, calma. Você não precisa reassistir todos os dez episódios da quinta temporada para ficar em dia com a trama do capítulo final desse spin-off de Breaking Bad (2008 – 2013) que conquistou uma base própria de fãs apaixonados. Nós da Tangerina vamos ajudar a refrescar sua memória.

O que aconteceu com Jimmy McGill / Saul Goodman?

Cena da série Better Call Saul

Bob Odenkirk como o "advogado criminoso" Jimmy MacGill / Saul Goodman

Divulgação

Anos depois dos acontecimentos de Breaking Bad, Jimmy McGill / Saul Goodman (Bob Odenkirk) vive escondido em Nebraska. Ele assumiu a identidade de Gene Takavic, caixa de um café em um shopping center. Quando um homem o reconhece como o advogado Saul Goodman, ele liga para Ed Galbraith (Robert Forster) para pedir outra extração. Mas acaba decidindo cuidar da situação sozinho.

Já de volta aos acontecimentos da linha de tempo de Better Call Saul. Depois de ser ajudado por Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) e sobreviver a um atentado no deserto para pegar a fiança de seu cliente, o traficante mexicano Lalo Salamanca (Tony Dalton), Jimmy tenta convencer sua agora esposa Kim Wexler (Rhea Seehorn) a desistir de seu novo caminho profissional como defensora pública. 

Após ser ameaçado por Lalo, que desconfia que alguma coisa estranha aconteceu no deserto, Jimmy é informado por Mike, braço direito de Gus Fring (Giancarlo Esposito), inimigo dos Salamanca, que Lalo será morto em sua mansão isolada em uma área desértica do México.

A notícia alivia Jimmy e Kim, que podem voltar para casa depois de alguns dias escondidos em um hotel, com medo de Lalo. Mas Lalo sobrevive ao atentado. Sem saber disso, Kim sugere a Jimmy um plano para manipular seu ex-chefe Howard Hamlin (Patrick Fabian) a desistir do acordo no caso da casa de repouso Sandpiper. O que faria Jimmy embolsar uma bela grana.

O que acontece com Kim Wexler?

Cena da série Better Call Saul

Rhea Seehorn como a advogada idealista Kim Wexler

Nas quatro temporadas anteriores, Kim sempre foi o ponto de equilíbrio moral de Jimmy. Mas isso começa a mudar na quinta, quando ela passa a abraçar métodos mais eficazes, porém antiéticos, de conseguir seus objetivos. Por mais nobres que eles sejam. 

Depois de se desesperar com a ideia de que Jimmy morreu no deserto para resgatar o dinheiro da fiança de Lalo, Kim sugere ao marido um plano para enganar Howard Hamlin e finalmente embolsar o dinheiro do acordo do caso Sandpiper e usar esse dinheiro, que seria em torno de US$ 26 milhões para abrir seu escritório de advocacia pro bono. 

O curioso é que Jimmy era quem tentava convencer Kim a optar por métodos escusos para alcançar seus objetivos, não o contrário. E é provavelmente aí que está a chave para o destino de Kim, o maior mistério dentro da série até aqui.

O que aconteceu com Mike Ehrmantraut?

Cena da série Better Call Saul

Jonathan Banks como Mike Ehrmantraut, o ex-policial braço direito do traficante Gus Fring

Divulgação

Ao contrário de Jimmy e Kim, nós sabemos exatamente o que acontece com Mike após os eventos de Better Call Saul. Através de sua parceria com Gus Fring, ele se tornará a ligação entre o traficante dono da rede Los Pollos Hermanos e Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul). E nós sabemos como termina essa relação entre Mike e Walter, não é? 

Algo que começa a acontecer na quinta temporada de Better Call Saul entre Mike e Jimmy. A relação dos dois começa a azedar à medida que Jimmy estreita seus laços com o cartel. Tanto que Jimmy chega até a confrontar Mike sobre os reais motivos dele tê-lo salvado no meio do deserto com o dinheiro da fiança de Lalo. O que colocou Jimmy no meio do fogo cruzado entre os Salamanca e Gus.

Como sabemos que Jimmy e Gus seguem suas histórias em Breaking Bad, Mike certamente terá um papel fundamental no destino de Lalo, Nacho Varga (Michael Mando) ou Kim. Ou até dos três!

O que aconteceu com Nacho Varga?

Cena da série Better Call Saul

Michael Mando como Nacho Varga, o traficante preso no meio do fogo cruzado entre Lalo e Gus

Divulgação

Grande parte da jornada de Nacho na quinta temporada de Better Call Saul girou em torno do conflito dele com Lalo, o novo chefe dos Salamanca desde que o próprio Nacho tramou contra Hector Salamanca (Mark Margolis), que acabou inválido depois de sofrer um derrame. 

Nacho seguiu dividido entre a cruz e a espada ao tentar sair do cartel e ao mesmo tempo manter seu status de informante de Gus Fring. Isso culminou em uma tentativa malfadada de Nacho e da equipe de assassinos contratados por Gus para assassinar Lalo, que agora sabe que foi traído por Nacho.

As consequências dessa revelação provavelmente resultarão em uma situação ainda pior para Nacho. Mas se você está preocupado, achando que Nacho pode não chegar ao final de Better Call Saul, temos uma boa notícia. Quando Saul Goddman fez sua estreia na segunda temporada de Breaking Bad, depois de ser sequestrado por Walter e Jesse, ele pergunta se eles foram enviados por Lalo e que a culpa de tudo era de Ignacio (nome verdadeiro de Nacho). Ou seja, tanto Lalo quanto Nacho estão vivos na linha do tempo de Breaking Bad.

O que aconteceu com Lalo Salamanca?

Cena da série Better Call Saul

Tony Dalton como o ardiloso Lalo Salamanca

Bom, se você já leu tudo até aqui, sabe que, na quinta temporada de Better Call Saul, Lalo foi preso e libertado após pagar uma fiança de US$ 7 milhões que Jimmy quase perdeu no deserto. Depois de confrontar Jimmy e Kim sobre o que teria acontecido e ter sido convencido por eles de que tudo não passou de um mal entendido, ele segue para o México.

Seu objetivo ao retornar a seu quartel general era ficar fora dos olhos das autoridades norte-americanas por um tempo, demonstrar ao chefão do cartel mexicano Don Eladio (Steven Bauer) que os Salamanca ainda podem contribuir muito para a organização, e apresentar Nacho como seu braço direito e representante dos interesses dos Salamanca nos EUA. 

Mas antes disse tudo, Lalo conseguiu dar um golpe duro em Gus Fring, incendiando a lanchonete Los Pollos Hermanos, quartel general de operações de seu rival no tráfico de drogas. Isso enfureceu Gus, que contratou um time de mercenários para matar Lalo em sua mansão no México. O grupo contou com a ajuda de Nacho para entrar na casa, mas Lalo consegue matar todos eles, descobrindo que o ataque foi a mando de Fring e que Nacho o traiu.

O que acontece com Howard Hamlin?

Cena da série Better Call Saul

Patrick Fabian é Howard Hamlin, o ex-chefe de Jimmy e Kim que pode se dar muito mal

Divulgação

Embora parecesse impossível que os relacionamentos de Howard com Jimmy e Kim pudessem piorar, a quinta temporada provou o contrário. Hamlin, Hamlin e McGill ainda estão trabalhando no processo coletivo da Sandpiper, que eles assumiram de Jimmy e seu falecido irmão Chuck.

No entanto, os problemas contínuos com o processo significam que Jimmy não recebeu sua parte do acordo, apesar de ter descoberto a fraude que acontecia na casa de repouso. A fim de obter o pagamento que ele merece de uma vez por todas, Kim sugere a Jimmy que eles precisam dar um golpe em Howard, acabando com sua reputação de advogado respeitável.

Como Kim, ainda não temos certeza do que acontecerá com Howard Hamlin após a sexta temporada porque não há nenhuma referência a ele nem à Hamlin, Hamlin & McGill em Breaking Bad. Ou seja, o destino de Howard está muito ligado ao de Kim, e pode ter um papel chave na história de Jimmy dentro do universo de Breaking Bad.

O que Walter White e Jesse Pinkman têm com isso?

A única coisa que temos absoluta certeza que vai acontecer na sexta e última temporada de Better Call Saul é que Walter White e Jesse Pinkman estarão nela. O retorno dos protagonistas de Breaking Bad foi anunciado pelo co-criador das séries, Peter Gould, e confirmado pela conta oficial de Better Call Saul no Twitter.

“Vocês terão que descobrir por conta própria [como Walter e Jesse aparecem em Better Call Saul], mas posso dizer que essa é uma das várias coisas que vocês vão descobrir nesta temporada”, declarou Gould à Variety, fazendo mistério.

O que pode ser especulado é que Jesse tinha conhecimento prévio de Saul Goodman, pois foi ele que indicou o “advogado criminoso” para Walter White, que, aliás, nunca tinha ouvido falar do advogado antes. Ou seja, ao que tudo indica, a aparição da dupla de Breaking Bad vai ser daquelas especiais e bem rápidas. Mas, nunca se sabe, né?

Cena da série Better Call Saul

Trailer da sexta temporada de Better Call Saul

Série derivada de Breaking Bad chega a sua aguardada última temporada

Leia também:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal