Jane Campion ganha Melhor Direção Oscar 2022 - Tangerina

FILMES E SÉRIES

27.mar.2022 - Jane Campion recebe o Oscar de melhor direção por Ataque dos Cães, tornando-se a terceira diretora premiada nesta categoria

Richard Harbaugh/A.M.P.A.S.

Oscar 2022

Jane Campion é a terceira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção

Jane Campion faz história como terceira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção em 94 edições da premiação

Gabriela Franco
Gabi Franco

A neozelandesa Jane Campion é terceira mulher a ganhar um Oscar das sete que já foram indicadas em 94 edições da premiação. Tornou-se a segunda mulher a ser indicada na categoria Melhor Direção por seu filme O Piano (1993), onde acabou perdendo para Steven Spielberg com A lista de Schindler. Este ano, coincidentemente Campion também competiu com o diretor, mas acabou levando. Jane também é a primeira mulher a ser indicada duas vezes a categoria de Melhor Direção.

A primeira mulher indicada foi Lina Wertmüller por seu filme Sete Belezas (1975). A primeira a ganhar um Oscar de Melhor Direção foi Katryn Bigelow por Guerra ao Terror de 2008 e a segunda, Chloe Zhao com Nomadland em 2021.

E pelo jeito Jane Campion é boa na coisa pois já dirigiu sete atores em atuações indicadas ao Oscar: Holly Hunter, Anna Paquin, Barbara Hershey, Kirsten Dunst, Kodi Smit-McPhee, Benedict Cumberbatch e Jesse Plemons.

Em seu discurso na cerimônia, a diretora, que é branca e de familia rica e havia sido bastante criticada por ter se comparado a Venus e Serena Williams, duas mulheres negras que vieram da periferia em seu discurso no BAFTA, tratou de falar sobre o autor Thomas Savage, do livro no qual Ataque dos Cães foi inspirado:

“Ele escreveu sobre crueldade e queria o oposto – bondade” – completou. Veja o discurso completo aqui:

Campion cresceu no mundo do teatro neozelandês. É a segunda filha de Edith Campion, atriz e escritora, e Richard M. Campion, professor e diretor de teatro e ópera.Começou no mundo das artes com a pretensão de ser pintora ,as sua insatisfação com as limitações da deste tipo de arte levou ao cinema e à criação de seu primeiro curta, Tissues, em 1980.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal