Johnny Bravo: Entenda como série influenciou os 'marombas' - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Johnny Bravo na série do Cartoon Network

Divulgação/Cartoon Network

25 anos

Johnny Bravo: Como animação moldou geração de ‘marombas’?

Há 25 anos, animação do Cartoon Network mostrou para as crianças a importância da autoestima e de buscar um corpo saudável

Victor Cierro
Victor Cierro

Durante muito tempo, as séries de animação não fugiam do clichê. As tramas de espiões, ninjas e super-heróis dominavam a televisão. No entanto, há exatos 25 anos, Johnny Bravo (1997-2004) chegava ao Cartoon Network para apresentar uma temática diferente: a autoestima masculina. Além de entreter uma geração de crianças, a produção influenciou um novo grupo de “marombas”.

Caso você esteja por fora do linguajar da academia, maromba é a pessoa que pratica muito exercício, principalmente levantamento de peso. Em busca de aceitação ou de uma rotina mais saudável, este indivíduo treina para aumentar a qualidade de vida. Mas o que isso tem a ver com a animação dos anos 1990?

Na trama, Johnny Bravo é um homem musculoso, narcisista e extremamente confiante. Autoproclamado conquistador, o protagonista busca uma namorada em todos os episódios. E, apesar da aparência bruta, ele sai sempre machucado das investidas amorosas.

Mesmo com todas as negativas, o personagem nunca desiste. Inclusive, a força de vontade e a autoestima de Johnny Bravo ajudaram inúmeros fãs, como Thiago Martini, com sua mentalidade nos treinos. O estudante de 23 anos frequenta a academia diariamente e sabe da importância do amor-próprio.

“Johnny Bravo era um cara que eu admirava pela autoestima. Ele era gigante e ninguém o queria, mas sempre mantinha o que pensava. Vemos isso hoje em nós mesmos e sabemos que a academia não muda só o físico, mas a mente”, declara à Tangerina.

Já seu parceiro de treino, Guilherme Frontini, tem uma visão similar. “Essa aparência do Johnny ajudou a quebrar alguns tabus na minha infância. Eu sempre enxergava aqueles homens musculosos como pessoas intimidadoras. Mas o personagem da animação mudou este conceito para mim. Ele é muito fofão, né (risos)?”, questiona o engenheiro de eletricidade.

Além de levantar reflexões sobre o amor-próprio, a animação tinha muitas referências à cultura pop. Adam West (1928-2017), Shaquille O’Neal e até a turma do Scooby-Doo apareceram na trama exibida pelo Cartoon Network no Brasil.

Além de Johnny Bravo

No entanto, mesmo com as referências e as aventuras inusitadas de Johnny Bravo, a série sempre voltava para o tópico da autoestima. Mesmo com o exemplo do protagonista na televisão, o público pode ainda sofrer pela falta de amor-próprio. No bate-papo com a Tangerina, o maromba Martini ressalta a influência da academia na sua vida:

“Antes de começar a treinar, eu sempre fui um cara que tinha vergonha de me expor para qualquer coisa. Depois, percebi que as coisas começaram a vir de forma mais fácil na minha vida, muito por conta da autoestima e da confiança. Hoje, é muito mais fácil para mim fazer uma amizade nova ou começar a me relacionar com alguém por conta disso.”

As experiências na academia nunca são iguais para diferentes pessoas. A mentalidade, confiança e os próprios valores do indivíduo vão ditar como é sua relação com a saúde e autoestima. No entanto, o estudante de Nutrição faz uma ressalva sobre treinos intensos sem acompanhamento de um profissional: “Eu treinei durante seis meses sem fazer dieta e não conseguia aumentar o peso dos exercícios, me sentia cansado e até desanimado”.

Em busca de respostas, Martini procurou um nutricionista para acompanhar sua jornada na vida maromba. “Com menos de um mês de dieta eu já conseguia pegar mais peso em todos os exercícios, me sentia mais disposto, meu sono melhorou e consegui evoluir cada vez mais meu corpo e mente”, conclui.

Para aqueles que buscam novas inspirações ou simplesmente querem comemorar os 25 anos de estreia de Johnny Bravo, as quatro temporadas da animação estão disponíveis na HBO Max. Confira a abertura da série:

Johnny Bravo na série do Cartoon Network

Abertura de Johnny Bravo

Johnny Bravo na série do Cartoon Network

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal