FILMES E SÉRIES

Capa de Jujutsu Kaisen

Reprodução/Shueisha

Animes

Feitiçaria e maldições: Tudo sobre a 2ª temporada de Jujutsu Kaisen

Do mangá de Gege Akutami ao anime de sucesso exibido na Crunchyroll: listamos tudo que você precisa saber e o que esperar da segunda temporada de Jujutsu Kaisen

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen foi confirmada recentemente. Também pudera: com o enorme sucesso da primeira temporada da animação japonesa, exibida entre 2020 e 2021 no Crunchyroll, era apenas questão de tempo até que a sequência fosse oficializada. A previsão de estreia dos próximos episódios do anime é para 2023, e antes disso, o filme Jujutsu Kaisen 0, estreia nos cinemas brasileiros a partir de 28 de abril.

O longa-metragem se passa antes da primeira temporada do anime e vem conquistando o público otaku mundo afora, chegando a registrar 98% de aprovação no site agregador de notas Rotten Tomatoes. Sucesso absoluto!

Para que você entenda o que torna Jujutsu Kaisen nesse enorme sucesso de público e crítica, a Tangerina lista tudo que você precisa saber sobre o anime e o mangá. Assim, você tem mais chances de se preparar para o que está por vir, afinal, a segunda temporada promete ser ainda melhor!

Jujutsu Kaisen?

Cena de Jujutsu Kaisen

Yuji Itadori é o protagonista de Jujutsu Kaisen

Reprodução/Crunchyroll

O anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Gege Akutami, mangaká cujo verdadeiro nome e gênero são desconhecidos. A publicação da obra começou em março de 2018 na revista japonesa Weekly Shonen Jump e o anime estreou em setembro de 2020, se consagrando em meio à leva da temporada de outono/primavera.

Até o momento, o mangá de Jujutsu Kaisen conta com mais de 170 capítulos publicados e distribuídos em 19 volumes. Já a primeira temporada do anime conta com 24 episódios e é produzida pelo estúdio MAPPA, também responsável por animações japonesas de sucesso como Yuri!!! on Ice, The God of High School e Attack on Titan: Final Season.

O mangá de Jujutsu Kaisen registrou 600 mil cópias em circulação em dezembro de 2018 e, com o sucesso e a chegada do anime, a publicação alcançou mais de 65 milhões de cópias em circulação até abril de 2022. Além das vendas, a obra foi indicada em algumas das premiações mais importantes do Japão, onde levou prêmios como a terceira edição do Tsutaya Comic Awards em 2019, e ainda ocupou inúmeras listas e votações populares, ficando em 4º lugar no ranking de “Book of the Year” da revista Da Vinci em 2021, por exemplo.

A animação também não ficou atrás. Além de ter sido eleito o anime do ano no Crunchyroll Anime Awards 2021, Jujutsu Kaisen venceu o Tokyo Anime Award 2022 na categoria de animação do ano.

O mundo de Jujutsu Kaisen

Cena de Jujutsu Kaisen

Ryomen Sukuna, também conhecido como O Rei das Maldições, é uma das principais ameaças de Jujutsu Kaisen

Reprodução/Crunchyroll

A tradução mais próxima do título Jujutsu Kaisen é “Batalha de Feiticeiros”, o que combina bem com a proposta da obra. Afinal, o mundo do mangá/anime é composto de criaturas demoníacas conhecidas como maldições, e em contrapartida, os chamados Feiticeiros Jujutsu são pessoas dedicadas a proteger o mundo desses espíritos malignos usando feitiçaria.

O jujutsu é um termo utilizado na obra para referir-se à habilidade de manipular energia amaldiçoada, que por sua vez, é um elemento gerado pelos fortes sentimentos negativos dos humanos. Os monstros, ou maldições, por outro lado são basicamente espíritos que personificam essas emoções ruins das pessoas. 

As maldições são as principais ameaças de Jujutsu Kaisen, já que essas criaturas —geralmente nascidas em locais com grandes foco de energia negativa como hospitais, cemitérios e escolas—, são classificadas em níveis de acordo com seu grau de periculosidade, do tipo 1 ao tipo 4, além dos rankings especiais.

História e personagens

Cena de Jujutsu Kaisen

O instrutor Satoru Gojo é um dos feiticeiros mais fortes (senão o mais forte) do universo de Jujutsu Kaisen

Reprodução/Crunchyroll

A história começa quando o desligado protagonista de bom coração, Yuji Itadori, estudante fascinado por ocultismo e integrante de um clube sobre o assunto, encontra um objeto amaldiçoado em sua escola. Sem saber de nada sobre Feiticeiros Jujutsu ou espíritos corrompidos, ele e seus amigos quebram o selo e presenciam o ataque de uma poderosa maldição.

Itadori é então abordado pelo estudante Megumi Fushiguro. Ele explica ao protagonista que a maldição que invadiu a escola está em busca do objeto cujo selo foi quebrado, isto é, um dos dedos de Ryomen Sukuna, um Feiticeiro Jujutsu muito antigo e corrompido, também chamado de O Rei das Maldições.

Mesmo Fushiguro tem dificuldades em deter a maldição e, sem opções, Itadori decide engolir o dedo de Sukuna, sem entender direito as consequências de seu ato. Após absorver o objeto amaldiçoado, o protagonista ganha uma força descomunal e consegue escapar da situação, além de salvar seus colegas de classe. Entretanto, ele também passa a ser o hospedeiro do Rei das Maldições, dividindo seu corpo com o vilão a partir desse momento.

Cena de Jujutsu Kaisen

Megumi Fushiguro é um feiticeiro mais forte do que aparenta

Reprodução/Crunchyroll

Antes que Sukuna possa causar mais estragos, o instrutor Satoru Gojo chega para auxiliar Fushiguro e Itadori. O garoto apaga e é levado. Mais tarde, lhe é explicado que a dupla de estranhos faz parte do Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio, que treina pessoas com potencial para se tornarem Feiticeiros Jujutsu.

Por sua vez, os Feiticeiros Jujutsu desejam encontrar todos os vinte dedos de Sukuna espalhados pelo Japão (já que ele tinha quatro braços), para conseguir eliminar o Rei das Maldições de uma vez por todas. Porém, os objetos também são cobiçados por espíritos e outros seres malignos, pois fornecem uma grande fonte de poder ao seu usuário.

Depois de entender a situação, Itadori aceita ser levado para o Colégio Técnico como aprendiz de Gojo, com o objetivo de aprender a controlar sua energia amaldiçoada enquanto auxilia na missão de encontrar e incorporar o poder dos outros dedos de Sukuna. Além disso, ele também entende que, sendo o hospedeiro do vilão, após conseguir todos os objetos e atingir suas capacidades máximas, ele será sacrificado.

Cena de Jujutsu Kaisen

A destemida Nobara Kugisaki utiliza um martelo e pregos, além de bonecos de vodu como armas

Reprodução/Crunchyroll

Além de Itadori e Fushiguro no time de calouros sob a supervisão de Gojo, há também a destemida Nobara Kugisaki. Enquanto Fushiguro é um feiticeiro de grande potencial e de intenções não reveladas a princípio, Nobara é uma enérgica e corajosa aluna de feitiçaria que deseja conhecer o mundo e reencontrar uma velha amiga.

Gojo, por sua vez, é praticamente o feiticeiro mais poderoso do mundo de Jujutsu Kaisen e possivelmente o único com potencial para verdadeiramente derrotar Sukuna em sua forma verdadeira, já que ele vem de uma linhagem sanguínea antiga e detém o poder de manipular o espaço.

Ao longo dos 24 episódios da primeira temporada, esses quatro personagens têm suas motivações desenvolvidas e parte de seus passados desvendados enquanto encaram maldições em missões especiais e conhecem outros feiticeiros, bons e ruins, que desejam se tornar poderosos para diferentes fins.

História da 2ª temporada de Jujutsu Kaisen

Cena de Jujutsu Kaisen

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen provavelmente abordará o arco do incidente em Shibuya

Reprodução/Crunchyroll

Até então, não foram divulgados detalhes sobre qual será a premissa da segunda temporada de Jujutsu Kaisen, mas seguindo a história contada no mangá, espera-se que o próximo arco a ser retratado seja o do Incidente em Shibuya.

No arco do Incidente em Shibuya, Itadori e seus colegas amigos enfrentam batalhas ainda mais intensas contra maldições que forjaram alianças com feiticeiros corrompidos. Tudo isso, enquanto os antagonistas Mahito e Noritoshi Kamo seguem em frente com seu plano de selar Gojo.

Os eventos deste arco carregam algumas casualidades, o que significa que os fãs do anime podem esperar momentos bastante emocionantes e consequências que vão se estender pelo resto da série.

O filme Jujutsu Kaisen 0

Capa de Jujutsu Kaisen 0

Jujutsu Kaisen 0 - Trailer dublado

Prólogo lançado em 2017 é adaptado para as telonas

O filme Jujutsu Kaisen 0, por sua vez, é um prólogo. Ele se passa um ano antes da primeira temporada do anime e apresenta a história de um feiticeiro que é apenas citado em alguns episódios, Yuta Okkotsu. O garoto é um estudante do Colégio Técnico de Feitiçaria também, mas sua principal arma é uma das mais controversas do mundo de Jujutsu Kaisen: uma maldição.

Esta maldição, por sua vez, é a sua melhor amiga de infância, Rika Orimoto, com quem ele prometeu se casar quando os dois ainda eram crianças. Entretanto, a garota acaba morrendo em um grave acidente de carro e passa a acompanhar Yuta Okkotsu como um espírito maligno a partir de então.

O longa-metragem é uma adaptação do mangá Tokyo Metropolitan Curse Technical School, que foi posteriormente renomeado para Jujutsu Kaisen 0. A obra foi publicada em abril de 2017 e também serve como um prólogo para o mangá principal.

O filme estreou primeiramente no Japão na véspera de Natal de 2021 e foi um estrondoso sucesso, atingindo a segunda maior estreia em toda a história do país. Por aqui, Jujutsu Kaisen 0 estava previsto para chegar aos cinemas em 24 de março, mas foi adiado para 28 de abril, com sessões legendadas e dubladas.

O time de dubladores conta com Pedro Alcântara (o Iggy de JoJo’s Bizarre Adventure) como Yuta Okkotsu, Carol Iecker (Miyo em Olhos de Gato) como Rika Orimoto, Léo Rabelo reprisando seu papel como o instrutor Satoru Gojo, e o trio Natali Pazete, Erick Bougleux e Eduardo Borgerth novamente emprestam suas vozes para os estudantes do primeiro ano do Colégio Técnico de Feitiçaria: Maki Zen’in, Toge Inumaki e Panda, respectivamente.

Estreia e onde assistir Jujutsu Kaisen

Capa de Jujutsu Kaisen

O elenco de apoio de Jujutsu Kaisen também consegue se destacar

Reprodução/Crunchyroll

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen está prevista para estrear em 2023 —ainda sem uma data específica divulgada.

A primeira temporada de Jujutsu Kaisen está disponível no Crunchyroll e, inclusive, conta com dublagem em português. A segunda temporada também estreará no Crunchyroll, em 2023 e a animação será novamente produzida pelo estúdio MAPPA.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal