Montagem/Tangerina
Listamos os melhores doramas e animes que foram adaptados de webtoons, os famosos quadrinhos sul-coreanos
A chegada do k-drama Amanhã à Netflix tem alegrado a dramaland nas últimas semanas. A produção de fantasia que mostra a história de um jovem que entra para uma equipe de anjos da morte para realizar missões especiais, estreou em 1 de abril no canal sul-coreano MBC TV e chegou ao catálogo brasileiro do serviço de streaming na semana seguinte, no dia 9. Além de alguns nomes famosos no elenco e da história intrigante, a série adapta uma webtoon de mesmo nome, publicada em 2017.
Outra produção recente com a qual Amanhã divide a biblioteca no serviço de streaming é Nosso Eterno Verão, adaptada da webtoon Our Beloved Summer. O mesmo vale para Profecia do Inferno e Apesar de Tudo, Amor, outras séries sul-coreanas baseadas em webtoons, e disponíveis na Netflix atualmente. Mas claro, o caso se expande para outras plataformas: no Viki Rakuten você encontra Extra-ordinary You e Queijo na Ratoeira; enquanto a Crunchyroll, focada em animes e mangás, conta com o anime Noblesse no catálogo. Todos os exemplos acima são adaptações de webtoons.
As webtoons, também conhecidas como webcomics ou manhwas sul-coreanos, não são necessariamente uma novidade, mas é inegável que esse tipo de mídia serve como uma fonte praticamente inesgotável de histórias que podem ser adaptadas para animes e principalmente para k-dramas (ou doramas, se preferir chamar assim). Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre este universo, a Tangerina lista abaixo as 10 melhores adaptações de webtoons e onde assisti-las!
Primeira temporada de Tower of God, de 2020, foi um sucesso
Reprodução/Crunchyroll/Naver Webtoon
A história de Tower of God é ambientada em um mundo povoado por pessoas conhecidas como “regulares”, indivíduos que têm acesso a um poder misterioso chamado Shinsu. Existe ainda uma lenda que diz que quem alcançar a titular Torre de Deus terá seus desejos realizados, e para participar das provações, os guardiões do local escolhem alguns “regulares”. Entretanto, o protagonista Bam é um “irregular”: ele não possui Shinsu e, pior do que isso, entrou na torre sem ser convidado, apenas para reencontrar sua melhor amiga Rachel.
A adaptação de Tower of God, animado pelo estúdio Telecom Animation Film, foi lançada em 2020 na Crunchyroll após a plataforma de streaming realizar uma parceria com a plataforma de quadrinhos sul-coreanos WEBTOON. O anime conta com treze episódios e até o momento, a segunda temporada não foi confirmada. A webtoon que serviu de base para o anime, por sua vez, foi iniciada em 2010 e ainda está em andamento, com mais de 530 capítulos.
Assista ao anime de Tower of God | Leia a webtoon de Tower of God
The God of High School ganhou prêmio de melhor anime de ação no Crunchyroll Awards 2021
Reprodução/Crunchyroll/Naver Webtoon
Eleito o melhor anime de ação no Crunchyroll Awards Brasil 2021, The God of High School conta a história de Jin Mori, um colegial que jura ser o estudante mais forte que existe. A vida dele muda após ser convidado a participar do titular “God of High School”, um torneio que decidirá quem de fato é o aluno mais forte de todos, e que garantirá ao vencedor a realização de qualquer desejo que ele tiver.
O anima conta com treze episódios e o estúdio responsável pela animação é o premiado MAPPA (de Jujutsu Kaisen, Yuri!!! on Ice, Attack on Titan e outros animes famosos). O manhwa/webtoon que serviu de base começou a ser publicado em 2011 e atualmente conta com mais de 530 capítulos.
Assista ao anime The God of High School | Leia a webtoon de The God of High School
As Células de Yumi mostram as células da protagonista titular lutando para ajudá-la a lidar com o coração partido
Reprodução/Viki/Webtoon
Em As Células de Yumi, acompanhamos a história de Kim Yu-mi, uma mulher trabalhadora que passou por um término de relacionamento doloroso e após isso, suas células de amor entraram em coma profundo. Enquanto elas se esforçam para reviver seus compatriotas, a protagonista passa seu dia presa no ritmo da vida cotidiana enquanto lida com o coração ainda partido. Isso, até ela conhecer repentinamente Goo Woong, que trabalha com desenvolvimento de jogos, mas não conseguiu desenvolver bem seus sentimentos.
A primeira temporada de As Células de Yumi conta com 14 episódios e a segunda temporada está confirmada, com previsão de estreia para 2022. A webtoon que serviu de base para o k-drama, Yumi’s Cells, começou foi publicada e finalizada em 2015, com 33 capítulos.
Assista ao k-drama As Células de Yumi | Leia a webtoon Yumi’s Cells
Um detetive com poderes sobrenaturais e uma superintendente se juntam para solucionar crimes
Reprodução/tvN/Viki/Daum
A história de O Leitor de Memórias gira em torno de Dong Bae, um detetive com poderes sobrenaturais e que pode explorar as memórias de outras pessoas, mas vive tendo oscilações de humor. Ele se junta à fria e calma Han Sun Mi, uma jovem e promissora superintendente sênior, e juntos, eles devem deter um assassino em série que tem cometido homicídios terríveis na cidade.
O k-drama de 2020 é uma adaptação da webtoon The Memorist, publicada entre 2016 e 2018 e que conta com 58 capítulos e cinco especiais. Atualmente, os quadrinhos não estão disponíveis em território brasileiro.
Assista ao k-drama O Leitor de Memórias | A webtoon The Memorist não está disponível atualmente.
Três personagens com destinos entrelaçados usam suas habilidades para ajudar pessoas amarguradas em um bar
Reprodução/JTBC/Netflix/Daum
Mystic Pop-Up, de 2020, narra os acontecimentos em torno de um místico estabelecimento de bebidas ao ar livre. O local é dirigido pela mal-humorada Weol-ju que precisa ajudar cem mil almas com seus ressentimentos. Para esta tarefa, ela conta com a ajuda do inocente funcionário de meio período Han Kang-bae, que tem a habilidade de fazer as pessoas desabafarem apenas com seu toque. Além deles, o ex-detetive sobrenatural Chief Gwi, também trabalha no bar e ainda visita clientes em seus sonhos e os ajuda em seus casos.
A webtoon, também chamada de Mystic Pop-up Bar, ou ainda de Twin Tops Bar, começou a ser publicada em 2016 e ainda está em andamento, com mais de 180 capítulos. Infelizmente, a obra não está disponível em território brasileiro.
Assista ao k-drama Mystic Pop-Up Bar | A webtoon Twin Tops Bar não está disponível atualmente.
Aqui, um grupo de indivíduos com habilidades sobrenaturais que lutam contra espíritos malignos
Reprodução/OCN/Netflix/Daum
Traduzido como Caçadores de Demônios no Brasil, o k-drama The Uncanny Counter traz sequências de ação e cenas comoventes, enquanto narra o drama de um grupo de indivíduos com habilidades sobrenaturais que lutam contra espíritos malignos. A vida deles, claro, está conectada de uma forma que ninguém imagina, e os personagens evoluem e ajudam uns aos outros, superando traumas e encontrando paz em seus passados conturbados.
A webtoon que originou a série, também conhecida como Amazing Rumor, ainda está em andamento desde 2018, contabilizando 125 capítulos até o momento.
Assista o k-drama Caçadores de Demônios | Leia a webtoon The Uncanny Counter
Uma epidemia mortal transforma os alunos de uma escola praticamente inteira em zumbis
Reprodução/Netflix/Naver Webtoon
All of Us Are Dead, ou Estamos Todos Mortos gira em torno de um grupo de estudantes do Colégio Hyosan sobrevivendo a um apocalipse zumbi. O diferencial deste k-drama de terror está em sua abordagem, focando principalmente no relacionamento e no psicológico dos alunos e na crueldade do abandono que eles sofrem, dentre outros temas tão pesados quanto.
A produção sul-coreana foi distribuída exclusivamente pela Netflix e conta com 12 episódios de 1 hora cada. All of Us Are Dead é uma adaptação da webtoon Now At Our School, de Joo Dong-geun, que tem a mesma premissa: um grupo de alunos tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transformou praticamente todos da escola em zumbis. A webtoon conta com apenas 9 capítulos e foi publicada entre 2009 e 2011.
Assista ao k-drama de All of Us Are Dead | Leia a webtoon Now At Our School
A protagonista aprende a se maquiar e vira uma deusa da beleza na escola, mas vive com medo de ser descoberta
Reprodução/tvN/Viki/Naver Webtoon
Um dos maiores clássicos e queridinhos da dramaland, Beleza Verdadeira conta a história de Im Joo Kyung, uma estudante colegial que se tornou uma especialista em maquiagem após assistir a uma enorme quantidade de vídeos tutoriais na internet. Isso transforma sua vida, pois na escola, ela é reconhecida como uma das meninas mais bonitas da turma, mas vive secretamente com medo que seus colegas descubram sua verdadeira aparência.
Beleza Verdadeira é uma adaptação de True Beauty, de 2018, uma verdadeira referência quando o assunto são quadrinhos sul-coreanos. Até abril de 2022, a obra havia acumulado 7 milhões de seguidores e mais de 865 milhões de visualizações na plataforma WEBTOON. São mais de 190 capítulos e a publicação ainda está em andamento.
Assista ao k-drama Beleza Verdadeira | Leia a webtoon True Beauty
Depois de trabalhar por nove anos para um egocêntrico chefe, Kim decide se demitir e tudo vira de cabeça para baixo
Reprodução/tvN/Viki/KakaoPage
Kim Mi-so trabalha para Lee Young-joon, vice-presidente de uma grande corporação, há nove anos. O mundo do egocêntrico homem vira de cabeça para baixo quando sua secretária decide que irá se demitir do cargo. Para evitar o pior, Young-joon decide tentar convencer Mi-so para que ela continue ao seu lado.
Além de ser a produção mais assistida do Viki pelos brasileiros, o k-drama O Que Houve com a Secretária Kim?, de 2018, é uma adaptação da webtoon What’s Wrong with Secretary Kim, publicada em 2013. Enquanto a série conta com 16 episódios de cerca de 1 hora e 30 minutos cada, os quadrinhos também foram finalizados com um total de 98 capítulos.
Assista ao k-drama O Que Houve com a Secretária Kim? | Leia a webtoon What’s Wrong with Secretary Kim
Um ex-presidiário tenta emplacar um bar-restaurante enquanto lida com questões do passado
Reprodução/JTBC/Netflix/Daum
Itaewon Class é um dos k-dramas mais conhecidos da atualidade e narra a luta de Park Sae-Ro-Yi, cuja vida é virada de cabeça para baixo após ele ter sido expulso da escola por bater em um valentão e seu pai ter sido morto em um acidente. Após cumprir sete anos de pena, o rapaz é liberado e decide abrir um bar e restaurante de rua em Itaewon. Enquanto tenta reestruturar sua vida e alcançar sucesso com seu estabelecimento, o protagonista precisa lidar com a concorrência e com seu passado, que retorna para atormentá-lo.
O episódio final da série conquistou o posto de terceira maior audiência da emissora sul-coreana JTBC, além de se consagrar como o sétimo k-drama de maior audiência da história da televisão por assinatura da Coreia. Itaewon Class é ainda adaptado de uma webtoon de mesmo nome, publicada em 2020 e finalizada após 81 capítulos.
Assista ao k-drama Itaewon Class | Leia a webtoon Itaewon Class
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?