FILMES E SÉRIES

A boneca M3gan com Cady (Violet McGraw)

Divulgação/Universal Pictures

TERROR COM ACIDEZ

M3gan: Chucky da nova geração troca susto fácil por alfinetada social

Terror sobre boneca assassina chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19) depois de fazer sucesso nos Estados Unidos

Luciano Guaraldo

Novo fenômeno do terror nos Estados Unidos, o filme M3gan chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (19) com uma premissa que lembra o clássico Brinquedo Assassino (1988). Mas se as aventuras de Chucky começaram repletas de sangue para depois enveredarem pela comédia, a estreia da boneca já é marcada pelo humor, com pequenas alfinetadas sociais que ocupam mais tempo da produção do que os próprios sustos.

A trama é protagonizada por Gemma (Allison Williams, de Corra!), uma especialista em robótica que trabalha para uma empresa de brinquedos e desenvolve bonecos parecidos com o Furby, que conseguem desenvolver uma comunicação básica (e extremamente irritante) com as crianças. A inventora, no entanto, tem planos bem maiores: desenvolver um robô com aparência humana e dotado de inteligência artificial. Ela chama o protótipo de M3gan (Model 3 Generative Android, ou Androide Gerador do 3º Modelo).

Sua vida totalmente estruturada cai por terra quando um acidente de carro tira as vidas de sua irmã e de seu cunhado, deixando para Gemma a missão de cuidar de sua sobrinha, Cady (Violet McGraw), com quem não tinha muito contato. Sem o menor jeito para ser mãe nem tempo livre para estreitar laços, ela transforma M3gan em uma babá, dando à boneca inteligente a missão de educar e cuidar da menina.

Porém, Gemma programou a inteligência artificial de M3gan para que evoluísse de acordo com as interações que ela tivesse com humanos. Apegada à boneca e transformando-a em um substituto para os pais mortos, Cady “alimenta” o robô com tanta informação que ele passa a agir de maneira independente.

Com a missão de proteger sua dona, ela passa a atacar todos os que ameaçam a menina de alguma forma. E, como o gênero não é exatamente novo, não é surpresa para ninguém dizer que a boneca vai se voltar contra Gemma no momento em que a inventora percebe que sua criação está fora de controle.

O roteiro de Akela Cooper (de Maligno) demora um pouco para apresentar todas as peças e posicioná-las no tabuleiro, mas depois que M3gan cria vontade própria, nenhuma oportunidade é desperdiçada. De um adolescente que faz bullying com Cady ao cachorro da vizinha, ninguém é poupado, e a violência exagerada é um dos atrativos do longa.

Só não espere levar muitos sustos. No lugar dos tradicionais jumpscares, o diretor Gerard Johnstone e os produtores Jason Blum e James Wan optam por uma crítica sobre o peso que a tecnologia assumiu em nosso cotidiano –embora até isso seja abordado de maneira superficial. M3gan, como personagem, é mais bizarra do que assustadora. Em um momento que ela deveria ser ameaçadora, por exemplo, a boneca simplesmente começa a dançar aleatoriamente –a cena virou meme na internet antes mesmo da estreia do filme.

Resumindo, M3gan não é um longa que vai ganhar muitos prêmios ou entrar para a história do terror. Mas, com suas esquisitices e sem se levar a sério, assegura a diversão do público durante seus 100 minutos de duração.

Allison Williams em cena de M3gan

M3gan

Confira o trailer legendado

Cartaz de M3gan

M3gan

Terror
14

Direção

Gerard Johnstone

Produção

Blumhouse Productions Atomic Monster Productions

Onde assistir

Cinemas

Elenco

Allison Williams
Violet McGraw
Amie Donald
Jenna Davis
Ronny Chieng
Jen Van Epps
Brian Jordan Alvarez
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?